Crescimento pessoal

02/04/2015 11h08

Que tal uma Páscoa com mais amor e menos consumo?

Confira algumas sugestões para celebrar a data com criatividade e simplicidade

Por Nanda Barreto/Nosso Bem Estar

SHSPhotography/IStock/NBE
Istock 000056414198large

Dispor de tempo para brincar pode ser mais nutritivo que comprar ovos de Páscoa

A Páscoa já está logo ali, dobrando a esquina, mas ainda dá tempo de correr na frente do coelhinho e propor uma celebração especial para as pessoas que você ama. O preço exorbitante dos ovos de chocolate é apenas um dos indícios de que a data está cada vez mais comercial. Então, que tal retomar o sentido de renovação e renascimento que dá origem à Páscoa, deixando florescer também a sua criatividade?

Não é necessário dispor de muito tempo nem de dinheiro para isso. Basta eliminar o desnecessário, pensar em algumas brincadeiras para as crianças ou recuperar receitas da vovó. Claro, também podemos recorrer às receitas disponíveis na internet (como estas aqui). Quem já trilha este caminho inverso à indústria da Páscoa, garante: vale a pena investir na simplicidade.

A jornalista gaúcha Ana Esteves, 41, traz um exemplo desta prática. Faz alguns anos que ela decidiu aderir ao movimento do "faça você mesma", produzindo saborosos biscoitos de gengibre, canela e cravo, cobertos com açúcar de confeiteiro para presentear amigos e familiares. "Criar minha própria Páscoa é uma alternativa ao capitalismo selvagem das fábricas de chocolate, que nos desaforam com preços exorbitantes! Então, me dei conta que o melhor seria eu mesma produzir e presentear não só com chocolate, mas com pitadas de carinho e amor", ressalta.

Nascida em uma família católica, que sempre deu muita importância à Páscoa, a também jornalista Jeane Bordignon trilhou um caminho parecido e resolveu fazer cupcakes com cacau em pó para data (foto à direita). "Segui uma receita básica de bolo de chocolate mesmo, assei nas forminhas. Depois decorei com coelhinhos feitos de uma massinha de leite condensado, leite em pó e açúcar de confeiteiro. Cortei os coelhinhos com uma forminha daquelas de biscoito e para as embalagens, aproveitei fiozinhos de um pedaço de juta que tinha em casa", detalha.

Jeane conta que desde pequena aprendeu  todas as simbologias da Páscoa. "Hoje acho que a mais importante é celebrar o renascimento, que para mim vai muito além da matéria. Temos que renascer todos os dias, nos renovar, em busca de sermos seres humanos melhores".

Principalmente para a criançada
É na infância que o contato com a Páscoa chega para a maioria de nós. Em casa, mas também na escola. A empresária mineira Patricia Louzada dos Anjos, 31, havia combinado com seu esposo que eles não comprariam ovos de chocolate para a filha de 3 anos. No entanto, a experiência da pequena no colégio foi implacável. "Eu tinha planejado um dia comum, uma reunião em família, nem cheguei a falar a palavra "Páscoa" para ela... Mas estes dias minha filha chegou da escola só falando em ovos e em coelhos... Acabei comprando, fazer o que? Acabei cedendo".

Uma inspiração diferente para comemorar a Páscoa com as crianças vem da experiência do Espaço de Desenvolvimento Infantil Orelha-de-Macaco, projeto que recebe crianças de 3 a 7 anos na Zona Sul de Porto Alegre. A educadora Fernanda Poletto, 32, conta que o espaço preparou uma programação especial para a meninada, aliando a simbologia da Páscoa à vivências em contato com a natureza. "Para trazer a reflexão sobre a fertilidade e o começo da vida, simbolizados pelo coelho e pelo ovo, nós estamos trabalhando com sementes, germinação e observação do começo da vida desta nova planta", explica Fernanda.

Também é possível envolver as crianças na preparação de ovos de páscoa pintados à mão, promover uma roda de conversa familiar ou brincar de caça aos ovos - desenhando mapas ou pegadinhas de farinha com a ponta dos dedos pela casa. Enfim, essas são apenas algumas ideias das inúmeras possibilidades de viver uma Páscoa mais conectada à sua verdadeira essência e menos ligada à lógica do consumo. Inspire-se e crie a sua! Compartilhe a experiência conosco!

 

X