Família

03/03/2015 23h07

ARTIGO - A importância das casas de parto

Um dos pontos nevrálgicos relacionados com a humanização

Por Ricardo Jones

IStock/NBE
Unnamed

Centros de Parto Normal favorecem o atendimento humanizado

A partir dos anos 30 houve um fenômeno migratório intenso relacionado com o nascimento, quando milhões de mulheres no mundo ocidental se dirigiram para os hospitais para terem seus filhos, sem que houvesse uma comprovação de que o ambiente hospitalar viesse a trazer uma melhoria nos resultados.

Hoje em dia sabemos que a fisiologia do parto fica alterada quando tiramos uma mulher do seu domínio e do seu contexto, e a entrada no hospital é um desafio que precisa ser plenamente entendido para oferecer às mulheres o entorno de segurança essencial no Uma forma de contornar este problema é a criação de CPNs – Centros de Parto Normal – próximos dos hospitais e que podem oferecer uma atmosfera mais tranquila para a atenção à fisiologia do parto ao mesmo tempo em que garante a rápida remoção para um centro próximo de maior complexidade quando ocorre uma intercorrência que demanda uma intervenção.


Os últimos governos incrementaram o debate acerca dessa alternativa e aqueles que lutam pela humanização do nascimento só podem ficar entusiasmados com a ampliação de alternativas para as parturientes. Outro ponto de extrema importância é a modernização do sistema jurídico para que os médicos se sintam protegidos ao oferecer as evidências mais atuais no atendimento às suas pacientes.


No Brasil ainda estamos contaminados pelo “imperativo tecnológico”, que afirma que “se houver tecnologia ela DEVE ser utilizada”, mesmo quando conscientemente sabemos que seu uso acrescenta, ao invés de diminuir, os riscos do evento. Enquanto essa reciclagem não ocorrer por parte do judiciário aguardar o desfecho natural de um parto, pela via vaginal, continuará sendo um risco tremendo para os profissionais.

Enquanto os médicos forem ameaçados por atender de forma humanizada, nenhum resultado será perceptível. O aprimoramento do judiciário é fundamental para que os profissionais da medicina possam ser avaliados em juízo pelos parâmetros mais modernos existentes no atual conhecimento obstétrico, como as diretrizes oferecidas pela Medicina Baseada em Evidências.

 

 

 

 

 

X