Crescimento pessoal

29/12/2014 09h00

Ano novo, vida reciclável

Dez dicas para levar uma vida mais sustentável em 2015

Por Nosso Bem Estar

AAntozak/IStock/BE
Istock 000006715814large

Semeie a diferença com suas próprias mãos!

Atire a primeira flor quem nunca firmou compromissos de Ano-Novo sem conseguir leva-los adiante nos 12 meses seguintes. Algumas vezes, motivados inclusive pela ansiedade de realizar boas ações, projetamos metas grandiosas e abrimos mão de pequenas atitudes que estão ao nosso alcance. Pensando nisso, preparamos uma lista de ideias sustentáveis que podem fazer a diferença no 2015 de cada um de nós.

1. Espalhe ecobags pelo mundo!
Tenha uma ecobag sempre à mão, na bolsa, na mochila, no carro. Dê sacolas retornáveis aos seus amigos e familiares! Evite ao máximo as sacolinhas plásticas de supermercado. Quanto menos sacolinhas deste tipo você tiver, mais irá valoriza-las. E, de fato, elas valem MUITO! Economize!

2. Suje o pé de lama!
Invista na sua relação com a natureza. Que tal reservar alguns finais de semana para conhecer as zonas rurais da cidade que você mora ou arredores? Pode ser um passeio de bicicleta ou de automóvel mesmo: observe as árvores, plantas, flores, sons e ritmos do campo. Interiorize-se!

3. Minimize intermediários!
Ao comprar qualquer coisa- alimentos, roupas, acessórios e objetos de uso pessoa - leve em consideração a quantidade de intermediários há entre você e quem produziu o artigo de consumo. Dê preferência às compras direto do produtor. Frequente feiras em vez de supermercados e shoppings! Assim, você aquece a economia solidária e movimenta o comércio justo.

4. Adote uma caneca!
Tenha sua própria caneca no local de trabalho, na bolsa ou na mochila. Seja alguém que evita o desperdício desnecessário de copinhos descartáveis.

5. Cultive alimentos!
Tenha uma hortinha em casa. Mesmo se você mora em apartamento é possível ter um pequeno cultivo de ervas e plantas medicinais como manjericão, hortelã, salsinha e manjerona. Conheça também as Pancs - Plantas Alimentícias Não-Convencionais.

6. Mais amor, menos motor!
Permita-se manter uma relação mais direta com a cidade. É realmente imprescindível ir de carro até tal lugar? Organize seu tempo de maneira que ir a pé, de bicicleta, metrô ou ônibus seja uma prática viável no seu cotidiano.

7. Dê adeus aos velhos absorventes
Práticos, confortáveis e aliados do meio ambiente, os coletores menstruais estão conquistando cada vez mais adeptas. Por que não experimentar?

8. Garrafinha de água
Em vez de ficar sempre comprando água por aí, leve consigo a sua própria garrafinha. Elas são ótimas companheiras em qualquer ambiente: no cinema, na aula, na fila do banco, no trabalho, no parque, em casa… Dê preferência às garrafas de vidro ou inox.

9. Olhe para o seu lixo!
Assuma a responsabilidade pelo lixo que você produz. Diminua a quantidade de resíduos e separe seus materiais recicláveis: o material seco (vidros, papeis e plásticos) deve estar limpinho para a coleta seletiva. Para lavá-los, aproveite a água da louça.

10. Recicle-se!
A sustentabilidade do planeta depende diretamente da responsabilidade que assumimos por cada um dos nossos atos. Leve uma vida mais consciente. Deixe ir embora tudo aquilo que não serve mais: de bens materiais às emoções, passando pelos hábitos, seja um você novo e reciclado!

 

X