Bem-estar

09/12/2014 17h30

Aprenda a usar a aromaterapia para aliviar a ansiedade

Descubra óleos essenciais poderosos para amenizar a tensão e o nervosismo

Por Personare

Botamochi/IStock/BE
Istock 000035331836large

Óleos essenciais auxiliam no controle da ansiedade e manutenção do bom-humor

Quem nunca sentiu ansiedade na vida levanta a mão. Difícil achar alguém, não é? Parece que esse é o mal do século, já que em algum momento todos já experimentaram esse sentimento. Pode ter sido por conta da prova na faculdade; da vez que precisou falar em público ou pedir aumento para o chefe; de problemas de saúde, na família ou amorosos; de brigas com amigos; ou de qualquer situação de estresse que desencadeou uma crise de ansiedade.

A ansiedade pode ser prejudicial quando passa a ser algo muito presente na vida da pessoa, impedindo-a de fazer suas atividades diárias. Nesses casos, o sentimento é preocupante e torna-se patológico, sendo necessário buscar ajuda profissional.

Alguns sintomas mais comuns de ansiedade:
Preocupações exageradas com saúde, trabalho, família, dinheiro.
Medo e apreensão de alguma situação específica.
Sensação que algo ruim pode acontecer a qualquer momento.
Mente muito ativa e que pensa demais, falta de controle dos pensamentos, de organização de ideias e de foco.
Baixa autoestima.
Suor excessivo nas mãos, taquicardia e falta de ar.
Compulsão alimentar sem motivo.
Lembre-se que existem vários níveis de ansiedade. Alguns são mais fáceis de serem tratados e podem ser controlados somente com terapias naturais e complementares. Em casos mais graves, é necessário um acompanhamento médico mais presente, como a psicoterapia, e o uso de práticas naturais, como a Aromaterapia, usadas como complementos.

Quando inalamos um óleo essencial, o aroma segue até o cérebro, no nosso sistema límbico, que é o responsável pelos comportamentos e emoções. Geralmente os óleos extraídos de flores possuem propriedades calmantes, que são excelentes para ajudar a trabalhar a ansiedade, como o óleo essencial de Lavanda, Ylang Ylang ou Néroli, por exemplo.

Sendo assim, confira abaixo como usar esses e outros óleos para controlar a ansiedade:

Óleo essencial de Lavanda: é calmante, relaxante e pode ser utilizado em qualquer estado de ansiedade, ajudando no equilíbrio da mente e do corpo.

Óleo essencial de Ylang Ylang: ajuda a aliviar tensões nervosas, ansiedade e problemas relacionados ao estresse. Traz conforto e harmoniza.

Óleo essencial de Néroli: beneficia todos os problemas emocionais, é um tranquilizante natural para ansiedade, e excelente no combate à insônia causada pela ansiedade. É indicado para a "mente que nunca para".

Além disso, os óleos cítricos também ajudam a combater a ansiedade. Descubra abaixo quais são:

Óleo essencial de Bergamota: é considerado um óleo relaxante e calmante, auxiliando no tratamento de situações de estresse, ansiedade e agitação.

Óleo essencial de Mandarina: é ansiolítico, ou seja, tem forte ação sedativa nas tensões emocionais.
Óleo essencial de Laranja Doce: é calmante, diminui o estresse, elimina o medo do desconhecido, é harmonizante e ansiolítico. Seu odor refrescante ajuda as pessoas a relaxar e descontrair.
Se preferir, opte pelos óleos essenciais amadeirados para controlar a ansiedade:

Óleo essencial de Vetiver: é sedativo, ajuda nos distúrbios do sono causados pela ansiedade e no esgotamento físico e mental. Ajuda a amenizar tensões resultantes de estresse, traz clareza mental e equilíbrio, quando as pessoas se sentem desconectadas e sem chão.


COMO USAR OS ÓLEOS
Uma sugestão é utilizar algum desses óleos no dia a dia em um colar aromático ou no difusor pessoal, pingando apenas 2 gotas diariamente. Na manhã, opte pelos óleos essenciais cítricos. Já durante a noite, é indicado pingar no difusor elétrico ou reuchaud 5 gotas do óleo essencial de Lavanda e Bergamota, diluídos em um pouco de água.

Se preferir, você pode fazer um creme com:

60g de creme neutro
7 gotas do óleo essencial de Lavanda
6 gotas do óleo essencial de Bergamota ou Laranja Doce
1 gota do óleo essencial de Vetiver
2 gotas do óleo essencial de Néroli
Modo de preparo: misture bem e faça uma massagem nos pés antes de dormir.

Fonte: Personare

X