Crescimento pessoal

15/10/2014 11h08

"Entrego, confio, aceito e agradeço"

Documentário apresenta a vida do professor de Yoga Hermógenes

Por Nosso Bem Estar

DOC HERMOGENES/ DIVULGAÇÃO/ NBE
164 dochermogenes divulga%c3%a7%c3%a3o nbe

Hermógenes foi o pioneiro do Yoga e da medicina holística no Brasil

Uma história de amor de quem vive a filosofia do Yoga. Assim podemos descrever a vida do maior mestre de Yoga que o Brasil conhece: o professor Hermógenes. Sua trajetória de superação e desenvolvimento a partir do contato com essa prática milenar está virando tema de filme. E você pode ajudar a realizá-lo!

O documentário sobre Hermógenes é um longa-metragem que está sendo produzido de forma independente pela Bodhgaya Films desde 2012. Uma iniciativa do cineasta Frandu Almeida e da documentarista Bárbara Tavares, com o apoio do Instituto Hermógenes.

Já foram feitas várias entrevistas para contar a vida e a obra dele, que foi o pioneiro no Yoga e na medicina holística em nosso país, escritor de mais de 30 livros que foram traduzidos em diversas línguas e inspiraram milhares de pessoas. Agora, o projeto precisa da sua ajuda para ser concluído. 

Ajude a realizar

Para terminar as gravações, edição, finalização e distribuição, está no ar uma campanha de financiamento colaborativo pelo site de crowdfunding Benfeitoria. Você pode colaborar doando um valor, que pode ser de R$ 15,00 a R$ 10 mil (ou mais), e em troca receberá um presente relativo à sua doação.

O filme incluirá imagens inéditas de seu arquivo pessoal de suas viagens pelo mundo, cenas registradas pelo próprio Hermógenes, incluindo contato com gurus como Sai Baba, Madre Teresa de Calcutá, suas palestras e eventos que participou. Assista o vídeo promocional!

Um pouco da história

Hermógenes é um ex-militar que conheceu o Yoga aos 35 anos (na década de 60), após diagnosticado com tuberculose avançada nos dois pulmões e na laringe. Encontrou nesta arte a saúde física e mental que precisava.

"Eu era um jovem tenente do exército, pratiquei Hatha Yoga escondido dentro do banheiro. E isso foi o bastante para fazer uma transformação em mim, que me favoreceu a cura. Eu vi uma oportunidade incrível de ensinar aos outros aquilo que tinha me servido tanto. E foi uma aventura. Uma experiência que está durando até os meus 92 anos", conta o professor.

O professor nasceu em 1921 em Natal, Rio Grande do Norte. Atualmente mora no Rio de Janeiro.
Por volta dos 10 anos, teve uma experiência que ele considera como o primeiro contato com os princípios do yoga, e que futuramente regeria toda a sua vida.

A lição da entrega

Ao se banhar na beira do mar, foi puxado pela correnteza e quase afogou-se, não sabia nadar. De repente, viu um rapaz nadando em sua direção. O salvador lhe disse: "Não tente me ajudar nem me segurar. Simplesmente amoleça". Ele obedeceu. Entregou-se à circunstância e se deixou salvar.

Naquele instante, Hermógenes aprendeu a lição da entrega. "Fui aprendendo de mansinho a viver de forma suave e a aceitar de forma positiva as dificuldades que a vida me impõe, para poder transformá-las em aprendizado" relata.

Quer saber mais sobre a vida e obra de Hermógenes? Acompanhe as atualizações no Facebook do filme. E ajude a realizar esse projeto para que esta história inspire ainda muitas vidas! Faça ssua doação em www.benfeitoria.com/dochermogenes.

Fontes: DOC Hermógenes – www.dochermogenes.com, Benfeitoria – www.benfeitoria.com/dochermogenes, Instituto Hermógenes - www.hermogenesyoga.com.br

X