Beleza

15/09/2014 10h30

Chega de Caspa! Será que é possível eliminá-la?

Veja algumas curiosidades, dicas e ótimas receitas para combatê-la

Por Nosso Bem Estar

ADAM88XX/ ISTOCKPHOTO/ NBE
152 adam88xx istockphoto nbe

Diversos fatores podem favorecer o surgimento da caspa

Quem nunca se incomodou com os floquinhos brancos que aparecem no couro cabeludo principalmente no inverno? Mas, ao contrário do que se possa pensar, a caspa não é indicador de falta de higiene. Trata-se de uma descamação causada por mudanças variadas, como por exemplo o estresse, a temperatura e o fluxo hormonal.

O nome técnico para a caspa é “dermatite seborreica”, que se trata de uma inflamação no couro cabeludo. A pele descama devido à perda de células mortas e ao aparecimento de células novas. Normalmente ela surge mais durante o outono/inverno por causa do tempo seco. Entretanto, também se manifesta em casos de desequilíbrio emocional, uma vez que as alterações no sistema nervoso provocam uma divisão celular mais rápida.

Nas mulheres, a descamação ainda pode ser originada pelas alterações hormonais. Estudo recente indica que cerca de 39% da população feminina sofre com a caspa, independentemente do tipo de cabelo que tenha (o problema pode surgir em cabelos secos, oleosos, afro, etc).

Como eliminar a caspa?
 
Infelizmente, não existe uma cura para a caspa, mas, podemos controlá-la. Pode-se usar shampoo próprio para combater a caspa, o que ajuda bastante, mas nem sempre traz resultados efetivos. Escolha um produto que contenha em sua composição o zinco e o cetoconazol, pois estes ingredientes ajudam a diminuir a divisão celular.

Outra medida importante é lavar os cabelos em água morna ou quase fria, e massageando o couro cabeludo (sem passar as unhas). Evite ficar muito tempo com o couro cabeludo molhado ou úmido.

Não mexa muitas vezes no cabelo, isso só vai trazer oleosidade e a caspa. Exponha o cabelo ao sol diariamente, pois tem um efeito anti-inflamatório natural para o couro cabeludo, mas, não exagere senão provoca o efeito contrário.

Algumas receitas caseiras

A primeira: lavar o cabelo com suco de limão. Lave-o normalmente e quando colocar o enxágue lave o cabelo com o suco de limão; isto irá não só reduzir a caspa do seu cabelo, mas também irá deixar o seu cabelo muito mais brilhoso.

A segunda: beterraba! Para fazer este preparado, ferva a beterraba em água e quando a água esfriar, use-a para enxaguar o seu coro cabeludo, massageando-o.

A terceira: esta é bem menos específica e refere-se ao uso de vegetais e frutas crus em sua alimentação, pois as propriedades delas podem ajudar no combate à caspa.

Fontes: Cabelos Bonitos, Portal Sare – www.sare.com.br, Outra Medicina - www.outramedicina.com

X