Beleza

28/07/2014 11h09

Não escove os dentes logo após comer!

Confira erros e receitas caseiras para deixá-los branquinhos

Por Melhor com saúde

KURHAN/ ISTOCKPHOTO/ NBE
Kurhan istockphoto nbe

Produtos naturais ajudam a garantir a saúde da sua boca

Atualmente, os tratamentos odontológicos para deixar os dentes brancos e reluzentes estão em alta. Porém, tais tratamentos geralmente são realizados com produtos invasivos que acabam por danificar o recobrimento dos conjuntos dentários, um dano muitas vezes irreversível. Logo, não vale a pena chegarmos a um ponto tão extremo. Se o que desejamos é exibir dentes brancos, não devemos deixar de provar alguns excelentes produtos naturais... ;)

O esmalte que recobre os dentes é levemente poroso, isso faz com que ele seja lentamente preenchido por tudo o que comemos diariamente. Por isso, se tomamos vinho ou comemos mirtilo, por exemplo, nossos dentes imediatamente ficam com uma leve cor roxa.

Claro que isso não é um problema, afinal, se escovarmos bem os dentes a cor desaparecerá. Mas existem outros alimentos e bebidas que mancham os dentes de uma maneira mais profunda e, com o tempo, eles perdem a cor branca e ganham uma cor desbotada, que vai do amarelo ao marrom e é muito antiestética.

Estes são os principais vilões

Bebidas escuras, como é o caso do café, chá e refrigerantes, estão no topo da lista de produtos que mancham os dentes. O cigarro e uma má higiene bucal também ajudam a prejudicar o quadro, ou seja, aumentar a porosidade do esmalte do dente.

O ácido contido em certos alimentos também danifica consideravelmente os dentes. Comer carne, produtos lácteos, ovos, cítricos, açúcar refinado, cerveja, adoçantes artificiais, refrigerantes, bebidas gasosas ou óleos vegetais piora muito a situação. Nessa lista também podemos incluir os doces, porém, mais especificamente a frequência com a qual os comemos.

Não escove logo após comer

Um erro muito típico é escovarmos os dentes logo depois que terminamos de comer. Claro que isso impede a formação de cáries, ainda que não precise ser tão imediatamente, já que a ação das bactérias não é imediata. Mas, por outro lado, faz com que o esmalte do dente não tenha tempo o suficiente para recuperar sua dureza.

Na contramão encontramos os alimentos que nos ajudam a manter os dentes brancos. Dentre as principais frutas e vegetais que desempenham esse papel, encontramos as peras, maçãs, cenouras, pepinos, couve-flor, alface, brócolis e espinafre.

Alguns deles são excelentes pelo seu conteúdo em fibras, outros porque seus nutrientes criam uma película protetora no esmalte dos dentes, evitando que se manchem.

Por sua vez, os queijos também desempenham um papel interessante, pois contêm proteínas e gorduras que neutralizam os ácidos de outros alimentos. Eles também estimulam a produção de saliva, que contém fósforo e cálcio, o que ajuda a remineralizar o esmalte.

Receitas caseiras

- Esfregue os dentes com a parte interna de uma casca de laranja durante aproximadamente 45 segundos. A parte branca da laranja, localizada entre a casca e os gomos, chamada mesocarpo, contém substâncias capazes de branquear os dentes. Meia hora depois de seguir essa dica, escove os dentes.

- Prepare uma pasta com morango e bicarbonato de sódio. Os dois atuam como agentes branqueadores naturais. Basta amassar a fruta e misturar com o bicarbonato, depois, aplicá-los nos dentes e deixar que atuem por 20 minutos para por fim enxaguar. Depois, espere mais 30 minutos e escove os dentes normalmente. Atenção: não abuse do uso dessa receita (se possível, use-a uma vez por semana ou de quinze em quinze dias);

- Coma diariamente uma rodela de mamão ou uma de maçã. Essas frutas servem para fortalecer as gengivas e ao mesmo tempo branquear os dentes.

- Misture duas colheres de sopa de água oxigenada (volume 10) com uma colher de sopa de água. Embeba um pequeno algodão nessa mistura e esfregue-o suavemente sobre os dentes manchados. Enxágue com muita água.

- Faça uma pasta homogênea com 1 colher de sopa de levedura de cerveja, 2 colheres de chá de sal e um pouco de água. Escove os dentes com essa pasta como se fosse um creme dental.

- Esfregue os dentes com a parte interna de uma casca de banana por aproximadamente dois minutos. Esse procedimento pode ser realizado quantas vezes você desejar ao longo de um dia. A casca da banana contém ácido salicílico, que exerce um excelente papel para branquear o esmalte dos dentes.

- Misture meia xícara de levedura de cerveja e duas colheres de sopa de sal até formar uma pasta. Escove os dentes com a mistura.

Bicarbornato de sódio

Os remédios caseiros que foram detalhados acima são muito eficazes para quem quer deixar os dentes brancos e com um aspecto perolado. Porém, todos coincidem no fato de que não há tratamento melhor para essa finalidade do que o bicarbonato de sódio. Trata-se de uma alternativa mais ecológica e saudável para os dentes.

Para utilizá-lo, basta verter ¼ de uma colher de sopa de bicarbonato de sódio em uma xícara e umedecer a escova de dente com água da torneira. Depois mergulhe a escova no bicarbonato para que absorva a mistura e depois escove normalmente.

Se colocarmos grandes quantidades da mistura é possível que tenha um efeito salgado ou ácido na boca, mas, não é motivo para preocupação, basta enxaguar a boca com água.

Lembre-se que esse método deve ser usado pouquíssimas vezes no mês, já que o uso excessivo de bicarbonato pode danificar o esmalte dental. Também lembre-se de que tudo deve ser utilizado na quantidade correta e com cuidado em sua aplicação. Recomendamos o uso dessa receita 1 vez por semana e no meio da semana, e depois diminuindo a frequência até uma vez ao mês.

Dicas finais

- Mantenha a boca sempre limpa;
- Não escove os dentes com força;
- Utilize sempre o fio dental;
- Se você fuma, pare de fumar;
- Reduza o consumo de café, chás ou bebidas gasosas.

Fonte: Melhor com Saúde - www.melhorcomsaude.com 

X