Saúde Integral

18/07/2014 16h02

Limão matinal: para revolucionar a sua saúde

Hábito diário equilibra o pH, ajuda a emagrecer e fortalece a imunidade

Por Nosso Bem Estar

RIBEIRO ROCHA/ ISTOCKPHOTO/ NBE
Agua com limao

Apesar de parecer ácido, em nosso corpo o limão se alcaliniza

A maneira que se inicia cada dia é incrivelmente importante. Seja você uma mãe, um treinador, um escritor, um pequeno empresário ou um professor de yoga, as primeiras coisas que fazemos de manhã fazem toda diferença.

De acordo com a filosofia Ayurveda, as escolhas que fazemos em relação à rotina diária, ou aumentam a resistência às doenças ou acabam com ela. A Ayurveda nos convida a saltar da cama no início do dia concentrando-nos em rituais matutinos que trabalham para alinhar o corpo com os ritmos da natureza, o equilíbrio das energias internas e promover a auto-estima e a auto-disciplina.

A mente pode nos dizer que temos que verificar e-mails, levar o cachorro para fora, arrastar as crianças pela porta afora, que não podemos nos atrasar pro trabalho ou que simplesmente não temos tempo suficiente para cultivar nossos próprios rituais de manhã. Mas se você só puder se dar o tempo de um único ritual para implementar sua saúde, que seja este: começar o dia com um copo de água morna e o suco de meio limão. É um hábito tão simples, cujos benefícios são bons demais para serem ignorados.

A água morna* com limão:

1. Estimula o sistema imunológico: Limões são ricos em vitamina C e potássio. A vitamina C é ótima contra gripes e o potássio estimula o funcionamento do cérebro e dos nervos, ajudando também a controlar a pressão arterial.

2. Equilíbrio do pH: Limões são um alimento extremamente alcalino, acredite ou não. Sim, eles são ácidos por conta própria, mas dentro de nossos corpos são alcalinos (o ácido cítrico não cria acidez no corpo uma vez metabolizada). Como vocês, guerreiros do bem-estar, sabem, um corpo alcalino é a verdadeira chave para uma boa saúde.

3. Ajuda na perda de peso: Limões são ricos em fibras chamadas pectina, que ajudam a enfrentar os impulsos da fome. Também foi demonstrado que as pessoas que mantêm uma dieta mais alcalina perdem peso mais rápido. A ampla experiência mostra que, quando começamos o dia com o pé direito, é bem mais fácil fazermos as melhores escolhas no resto do dia.

4. Digestão: A água quente serve para estimular o trato gastrointestinal e o peristaltismo – as ondas de contrações musculares dentro das paredes intestinais que mantém as coisas em movimento. Limões e limas são também ricos em minerais e vitaminas que ajudam a liberar toxinas do trato digestivo.

5. Age como um diurético natural suave: O suco de limão ajuda a expulsar materiais indesejados porque limões aumentam a taxa de produção de urina no corpo. As toxinas são, portanto, liberadas em uma taxa mais rápida, ajudando a manter o trato urinário saudável.

6. Limpa a pele: A vitamina C ajuda a diminuir rugas e manchas. Água com limão expurga toxinas do sangue, o que ajuda a manter a pele mais clara.

7. Hidrata o sistema linfático: Esta dose de bondade matutina ajuda a começar o dia com um tom hidratado, o que previne a desidratação (obviamente), e a fadiga adrenal. A fadiga adrenal ocorre quando o corpo está desidratado, ou profundamente desidratado, e já não pode executar todas as suas funções próprias, desembocando em um acúmulo tóxico, estresse, prisão de ventre e toda uma lista de problemas. Nossas glândulas supra-renais são duas pequenas glândulas que ficam acima dos rins e, juntamente com a tireóide, ajudam a criar energia. Elas também liberam hormônios importantes, incluindo a aldosterona. Aldosterona é um hormônio secretado pelas glândulas supra-renais, que regula os níveis de água e a concentração de minerais, como sódio, em nosso corpo, ajudando-nos a manter hidratados. As glândulas supra-renais também são responsáveis por regular a nossa resposta ao estresse. Assim, a conclusão geral é que você realmente não quer nem passar perto de um profundo estado de desidratação!

Adotar esta prática apenas, a de se beber um copo de água morna com limão toda manhã durante um mês, pode alterar radicalmente a sua experiência cotidiana. Não se surpreenda se começar a ver as manhãs sob uma nova luz. Lembre-se, a verdadeira mudança vem ao agir.

*A medicina ayurvédica recomenda que a água seja morna (nem fria, nem quente) pois nosso corpo necessita de mais energia para processar a água gelada.

Outros benefícios do limão:

O  limão é verdadeiramente uma jóia da natureza. Pode ser considerado o rei dos frutos curativos, sendo impressionante a quantidade e variedade das suas aplicações.

Baixar a pressão arterial: Foi constatado que simplesmente cheirar esta fruta pode baixar a pressão arterial. Na verdade o bom consumo - integrado com alimentos vegetais frescos e maduros da estação - diário e frequente do limão irá regular a pressão arterial.

Diminuir a constipação: Em combinação com os óleos essenciais de Alecrim e de Hortelã-pimenta, se descobriu que o cheiro de limão alivia a constipação nos idosos. Na verdade o bom consumo - integrado com alimentos vegetais frescos e maduros da estação - diário e frequente do limão irá regular a função intestinal.

Pode solucionar o mau hálito: Em combinação com os óleos essenciais Melaleuca (Tea Tree) e de Hortelã-pimenta, pode reduzir o mau cheiro e os compostos de enxofre na respiração de pacientes de terapia intensiva.

Pode reduzir o risco de câncer de esôfago: O limão, como todas as frutas cítricas, contém níveis fisiológicos significativos de flavonas. A ingestão de flavonas é  associada a diminuição do risco de câncer de esôfago.

Pode reduzir infecção oral por fungos: O suco de limão tem um valor terapêutico no tratamento da candidíase oral (infecção por candidíase oral) em pacientes com HIV/AIDS.

Pode dissolver - ou reduzir a formação - de cálculos nos rins: A terapia da limonada parece ser uma alternativa razoável para pacientes com nefrolitíase hipocitratúria (um tipo de pedra nos rins). 

Pode pode reduzir a inflamação: A mucilagem de limão tem significativos efeitos anti-inflamatórios in vivo e in vitro.

Pode proteger o coração: O suco de limão tem propriedades antioxidantes e cardioprotetoras.

Pode proteger contra a cólera: O suco de limão é um biocida contra o vírus da cólera, o patógeno que pode causar cólera. Na verdade é um bactericida de amplo espectro, tanto por ingesta como por uso tópico...

Poderoso antioxidante que previne a oxidação do LDL: O estresse oxidativo excessivo é um fator que contribui para acelerar o envelhecimento, inflamação e uma ampla gama de condições agudas e crônicas de saúde. Uma das razões principais do colesterol LDL causar doenças cardíacas é que ele oxida, resultando em aterogenicidade (a capacidade de danificar o revestimento interno das artérias). O limão é um antioxidante poderoso e é capaz de prevenir a oxidação da LDL.

Pode ajudar a levantar o seu humor e reduzir a ansiedade: O óleo de limão possui atenuador de ansiedade (ansiolítico), um tipo de antidepressivo através da modulação de neurotransmissores. 

Dicas de uso externo:

LOÇÃO REFRESCANTE

Suco (coado) de meio limão + 1 xícara de chá de água filtrada ou mineral
Esprema o limão, coe e adicione a água. Aplique no rosto com o auxílio de uma bolinha de algodão, evitando passá-la na área próxima aos olhos, para não ressecá-la.
Se o limão causar irritação à pele, aumente a quantidade de água para 2 xícaras.

MÁSCARAS PARA PELES MISTAS

1 clara de ovo + suco coado de meio limão
Bata a clara em neve e acrescente o suco do limão. Aplique nas áreas oleosas do rosto.
Ao mesmo tempo prepare: 1 colher de chá de gelatina incolor + ½ xícara de chá de água
Aqueça a água e dissolva a gelatina. Quando começar a endurecer, coloque com a ponta dos dedos nas áreas onde a pele estiver seca. Permaneça em repouso durante 30 minutos. Lave o rosto com água morna e depois borrife-o com água fria.
A mistura de clara de ovo com suco de limão aqui usada como máscara facial é indicada também para combater rugas.

CREME PARA ROSTO E MÃOS

1 limão + 2 xícaras de chá de água
Corte o limão ao meio. Cubra-o com a água e leve ao fogo brando em uma vasilha refratária ou de ágata. Quando o limão estiver macio, retire-o do fogo e bata com água fresca no liqüidificador.
Coloque em potes e guarde no refrigerador. Use nas mãos para amaciar e branquear, especialmente após ter lidado com sabões e detergentes ou depois de ter descascado legumes que mancham a pele. Para aplicar no rosto é aconselhável diluir em água na proporção de 1 colher (café) para ½ xícara de água morna.

CABELOS OLEOSOS

Bata no liqüidificador 1 colher de sopa de suco de limão, 2 colheres de sopa de aveia, 1 colher de chá de bicarbonato de sódio e ½ copo de leite desnatado.
Passe essa mistura nos cabelos limpos. Massageie com a ponta dos dedos e enxágüe.
Dilua um punhado de sal grosso em 1 copo de água fria e passe nos cabelos molhados, friccionando o couro cabeludo com os dedos. Enxágüe.

SPRAY PARA CABELOS GORDUROSOS

Cozinhe 1 limão cortado ao meio em 2 xícaras de chá de água, numa vasilha refratária, até que ele fique bem macio.
Coe através de uma gaze. Adicione 1 gota de óleo essencial de lavanda. Guarde em uma embalagem de spray.
A vantagem no uso deste spray é que os cabelos adquirem maior volume sem, os riscos normalmente causados pelos aerossóis, que quase sempre contêm produtos químicos agressivos. O óleo de lavanda pode ser trocado pelo óleo essencial de limão.

QUEDA DE CABELOS

Parta 1 limão ao meio. Esfregue o seu suco em todo o couro cabeludo já lavado. Deixe por 20-30 minutos. Enxágüe com água abundante. Você ainda vai passar a ter os cabelos mais brilhantes e volumosos. Este tratamento poderá ser feito semanalmente.
Provavelmente o limão é a fruta mais conhecida e usada em todo o mundo. São tantas as suas aplicações na vida doméstica que fica difícil enumerá-las.
Tudo nele é aproveitável. Com seu suco preparam-se bebidas, sorvetes, molhos e doces, bem como remédios, xaropes e produtos de limpeza. Da casca retira-se uma essência aromática (óleo essencial), usada em perfumaria e no preparo de licores e sabões.

Fontes: Livro “O Poder de Cura do Limão”, de Conceição Trucom – www.docelimao.com.br, Casa Jaya - www.casajaya.com.br 

X