Saúde Integral

29/05/2014 16h16

Açafrão ajuda na cura do câncer

Remédio natural tem alto potencial curativo, previne doenças e substitui pelo menos 14 medicamentos artificiais disponíveis nas farmácias

Por Nosso Bem Estar

HANS JOACHIM/ ISTOCKPHOTO/ NBE
A%c3%a7afr%c3%a3o curcuma

Planta da família do gengibre é considerada uma das mais poderosas do mundo

A cura para o câncer? Estudos apontam que sim! Nomeado como rei das ervas pelos pesquisadores e subestimado pela maioria, o poderoso açafrão-da-terra é também conhecido como curcuma, açafroeira, açafrão-da-Índia, batatinha amarela, gengibre dourada e mangarataia. Com incontáveis benefícios, era tudo o que você estava procurando para prevenir e melhorar a sua saúde e de sua família.

Da mesma família do gengibre, porém muito mais poderoso, o açafrão foi plantado e cultivado na Índia em mais ou menos 3.000 a.C. Amplamente utilizado na culinária, foi introduzido no Brasil pelos portugueses e ainda é timidamente utilizado, principalmente como tempero e para colorir alimentos. Porém, na medicina preventiva pode fazer toda a diferença, favorecendo o tratamento de doenças como Alzheimer, diabetes tipo 2 e até mesmo o câncer!

Considerada a planta mais poderosa do mundo, é comprovadamente capaz de matar células cancerígenas, sendo comparado aos agentes de quimioterapia. Equivale a medicamentos químicos como Voltarem e Cataflam, mas sem oferecer nenhum risco à sua saúde. Substitui mais de 14 tipos de remédios disponíveis na farmácia.

Pode ser usado diariamente para desintoxicar o fígado, se adicionado à água morna com limão (a medicina ayurvédica orienta que esta limpeza seja feita sempre pela manhã). É recomendado combinar o açafrão com pimenta-do-reino, gengibre ou azeite, pois aumenta significativamente o nível de absorção pelo instestino.

Ação medicinal

- Mata células cancerígenas
- Antioxidante e antibiótico
- Potente anti-inframatório
- Melhora os sintomas da depressão
- Pode curar artrite degenerativa
- Trata doença inflamatória intestinal
- Corrige fibrose sística
- É protetor cardiovascular
- Reduz o colesterol
- Combate o mal de Alzheimer
- Desintoxicante do fígado
- Previne e trata diabetes tipo 2

Descoberta revolucionária

Uma descoberta revolucionária foi feita no tratamento de mieloma múltiplo, um tipo agressivo de câncer que se forma nas células plasmáticas da medula óssea. Pesquisadores da Virginia Commonwealth University (VCU), em Richmond, recentemente descobriram que, quando combinado com as moléculas da droga talidomida anti-náusea, o açafrão, o ingrediente ativo do que é comumente conhecido como curcumina, é capaz de alvejar e matar células de mieloma múltiplo naturalmente.

Shijun Zhang, um professor assistente no Departamento de Química Medicinal na Faculdade de Farmácia da VCU, e seus colegas fizeram esta descoberta depois de experiências com compostos derivados de duas substâncias. A talidomida foi utilizada na década de 1950, até que se percebeu que a droga tinha sido responsável por causar defeitos de nascimento generalizados em crianças. No entanto, certas moléculas contidas no presente fármaco controverso parecem ser úteis no aumento da eficácia de açafrão, tudo sem causar qualquer dano para o paciente.

Fontes: Revolução da Colher – www.revolucaodacolher.blogspot.com.br, Liberdade Natural – https://www.youtube.com/channel/UC1LRaE3XaXAanf1XJXgrVIw

X