Bem-estar

20/05/2020 19h00

Nariz Limpo é tudo!

Cuide da saúde e da higiene do seu nariz, principalmente neste momento de pandemia. Saiba como fazer uma boa lavagem nasal.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
401372 pcqnjz 691 (1)(1)

Nariz Limpo é tudo!

O nariz é a porta de entrada do ar que respiramos e é responsável pela defesa das vias respiratórias. Ou seja, se não funciona bem, a pessoa pode sofrer infecção por vírus ou bactérias, o que causa problemas como sinusite, otite, amigdalite e até pneumonia. Por isso, é importante tomar alguns cuidados e proteger bem a saúde nasal,

Uma ótima forma caseira de desentupir o nariz consiste em fazer uma lavagem nasal com soro fisiológico a 0,9% com a ajuda de uma seringa sem agulha, porque através da força da gravidade, a água entra por uma narina e sai pela outra, sem causar dor ou desconforto, eliminando o máximo de catarro

A técnica de lavagem nasal é excelente para eliminar as secreções das vias aéreas superiores, mas também é uma boa forma de manter o nariz devidamente limpo, sendo útil para quem tem alguma alergia respiratória, rinite ou sinusite, por exemplo.

Passo a passo da lavagem nasal com soro

Em adultos e crianças, esse procedimento deve ser realizado na pia do banheiro, devendo-se seguir os seguintes passos:

·       Encher a seringa com cerca de 5 a 10 mL de soro fisiológico;

·       Durante o procedimento deve-se abrir a boca e respirar também pela boca;

·       Inclinar o corpo para frente e a cabeça ligeiramente para o lado;

·       Posicionar a seringa na entrada de uma narina e pressionar até que o soro saia pela outra narina. Se for preciso deve-se ajustar o posicionamento da cabeça até que o soro entre por uma e saia pela outra narina.

É recomendado fazer essa limpeza de 3 a 4 vezes em cada narina, dependendo da necessidade. Além disso, pode-se encher a seringa com mais quantidade de soro, já que será eliminado pela outra narina. Para finalizar a lavagem nasal, deve- se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível. Se a pessoa encontrar alguma dificuldade em realizar esse procedimento de pé, pode tentar fazê-lo deitado.

Em alternativa ao uso da seringa e do soro fisiológico, a lavagem nasal pode ser realizada com um pequeno dispositivo desenvolvido apenas para essa finalidade, um pote conhecido como Lota, que pode ser comprado em farmácias ou pela internet, que facilita muito a aplicação.

Outras dicas para desentupir o nariz

Outras dicas para desentupir o nariz incluem:

·       Usar um umidificador ou vaporizador em cada cômodo da casa;

·       Beber cerca de 2 litros de água por dia, pois a água ajuda a diluir o muco;

·       Colocar um travesseiro debaixo do colchão para manter a cabeça elevada e facilitar a respiração;

·       Usar compressas quentes no rosto para aliviar o desconforto e abrir os seios nasais.

·       Utilizar pontos de pressão faciais da acupuntura, principalmente no centro da testa e nas abas das narinas.

Cuide da saúde e da higiene do seu nariz, principalmente neste momento de pandemia.

 

X