Bem-estar

14/05/2019 08h00

Poesias pela PAZ

Neste mês de maio milhares de pessoas em cerca de 100 países estarão declamando poesias pela PAZ.

Por Nosso Bem Estar

pixabay
4

Poesias pela PAZ

De 1 a 30 de maio acontece a XIII Festival Internacional de Poesia Palavra no Mundo, criado em 2007 por iniciativa de alguns poetas com o objetivo de promover a leitura simultânea de poesia em diversos pontos ao redor do mundo.

O Festival Palavra no Mundo vem sendo construído com a participação de muita gente, convocando pessoas e organizações a promoverem atividades poéticas em sua cidade, escola, trabalho. Quem acolhe o Festival tem plena liberdade para integrar outras manifestações artísticas, tais como  Música, Teatro, Artes Plásticas, Fantoches, Fotografia, Cinema, Dança, Ciência, Historia, etc.

“Pessoas gostam de poesia e nem sabem”, afirma o poeta Bráulio Bessa que, em março passado, fez uma série de palestras no Rio Grande do Sul, a convite do Sesc  Cultura. Além das palestras, o artista do interior do Ceará dissemina poesia de cordel pelo mundo através de participação no programa Encontro de Fátima Bernardes e de vídeos no youtube, que já ultrapassam mais de 100 milhões de visualizações. “Poesia é um abraço. Abraço se adapta e faz bem”, define o poeta.

A poesia está entre as mais antigas formas de arte literária, havendo registro de textos poéticos em hieróglifos no Egito 25 séculos antes de Cristo. Há quem considere a poesia algo essencial à vida. Além do encantamento, a poesia contribui para a reflexão  e promove valores que dignificam o ser humano, tais  como a justiça, o amor, a verdade, a beleza, a solidariedade e a liberdade.

O Nosso Bem Estar participa a seu modo deste Festival, divulgando poesia através de sua rede de jornais.  Para saber mais como participar do Festival Palavra no Mundo, veja no Facebook  festivalpalabraenelmundo.

E aproveite para se deliciar com a musicalidade e profundidade deste poema do escritor e poeta Bráulio Bessa sobre as Redes Sociais.

 

X