Família

30/01/2019 20h00

Ambiente do bebê

A preservação da saúde e da integridade dos filhos é um dever dos pais. Precisamos considerar os efeitos na saúde causados pela contaminação eletromagnética do ambiente.

Por Isnar Amaral

Isnar Amaral
M02 01

Cuidados no impacto do ambiente para o bebê

A partir da fecundação, o novo ser faz parte de um meio físico. O desenvolvimento do bebê é influenciado por este meio desde o princípio da sua vida. Considerando que o ser humano é um sistema integrado, que ocupa lugar no espaço, transforma energia e interage com o ambiente, logo, é uma correlação: mente, corpo e ambiente.

O primeiro ambiente do bebê, o ventre materno, normalmente é tratado com o maior cuidado. Enquanto isto, o ambiente do seu futuro dormitório está sendo preparado à caráter. As cores combinando, os melhores tecidos, o melhor berço, enfim, um local projetado para ser belo e aconchegante. Tecido tal, travesseiro tal, colchão tal, materiais não tóxicos, detalhes para não sufocar, não se machucar, ou seja, tudo é planejado nos mínimos detalhes. No entanto, surge a questão: este ambiente é saudável? Bem, segundo os critérios considerados pelos responsáveis, se é arejado, ensolarado, extremamente limpo, materiais neutros, então é saudável.

Entretanto, há outro detalhe muito importante a ser observado na análise da salubridade do ambiente: o efeito das radiações naturais e artificiais. Considerando apenas as radiações eletromagnéticas, criadas pelo homem, os cientistas calculam que, nos últimos 30 anos, elas aumentaram 250 mil vezes e estão em todos os ambientes. Existem, ainda, mais de uma dezena de outras radiações e energias sutis, originadas por fatores ambientais diversos, que podem interferir na saúde humana.

Já nos primeiros dias em que a criança é colocada no seu novo ambiente, caso este estiver sob a influência de alguma radiação nociva, podem ser observadas já as primeiras reações. Os relatos mais comuns são que a criança não dorme bem, acorda assustada, vira no berço parecendo fugir de alguma coisa e, conforme a idade, interage com algo ou alguma coisa invisível fixando o olhar, sorrindo ou acenando. Outros fatos relatados são de doenças e distúrbios, possivelmente ocasionados pelo desequilíbrio do meio.

A preservação da saúde e da integridade dos filhos é um dever dos pais. São feitas vacinas por precaução aos ataques biológicos, porém não são considerados os efeitos na saúde causados pela contaminação eletromagnética do ambiente. Não há pareceres científicos suficientes ainda para alarmar a população quanto a estes riscos, pois tudo é muito recente. No entanto, existem evidências científicas quanto a estes efeitos, logo, é recomendável aplicar o “Princípio da Precaução”, neutralizando o ambiente do bebê.

Hipócrates (460-377 a.C.), o pai da Medicina, em seu livro “Ares, Águas e Lugares”, já considerava os fatores ambientais responsáveis pelas doenças. Segundo ele, a saúde é uma homeostase, ou seja, a resultante do equilíbrio entre o homem e seu meio.

A Análise de Impacto no Ambiente Básico é uma técnica altamente eficaz na investigação de radiações e energias sutis e execução das neutralizações dos seus efeitos nocivos, tornando o ambiente equilibrado e saudável em relação a este quesito.

 

Isnar Amaral é Gestor Ambiental – CRQ 05203390

Especialista em Qualidade do Ambiente

X