Crescimento pessoal

25/10/2018 09h30

Faça Tai Chi Chuan!

Conheça mais sobre os benefícios desta prática milenar

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Martial arts 291046 960 720

Qualquer pessoa pode praticar Tai Chi Chuan, mas ele é uma prática especialmente recomendada para idosos.

Você já deve ter ouvido falar em Tai Chi Chuan. Sabe o que significa este nome? Conhece os benefícios desta prática? Se tudo é novidade para você e se você deseja conhecer mais sobre o assunto, nos acompanhe

 

O que é Tai Chi Chuan?

Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa, cujos movimentos são praticados lentamente e em silêncio. Movimentar o corpo desta forma proporciona desbloqueio da energia vital e estimulação da consciência corporal, trazendo concentração e tranquilidade para o praticante. Quando se pensa em arte marcial, geralmente se imagina em algo mais voltado para defesa pessoal. Na verdade, o Tai Chi Chuan é isto também, mas é mais conhecido como uma meditação em movimento.

 

O praticante regular pode perceber ainda:

- aumento de vitalidade, com mais disposição e energia para as atividades do dia a dia;

- fortalecimento dos músculos;

- melhoria do equilíbrio;

- diminuição da tensão muscular;

- mais flexibilidade das articulações;

- alívio do estresse;

- combate à depressão;

- equilíbrio das emoções;

- estímulo ao convívio social;

- estimulação dos sistemas nervoso e imunológico.

 

Tai Chi Chuan para idosos

Qualquer pessoa pode praticar Tai Chi Chuan, mas ele é uma prática especialmente recomendada para idosos. Por seu baixo impacto nas articulações, além de não possuir restrições para a prática, a atividade é benéfica para pessoas de mais idade porque evita a perda de força muscular, aumenta a força dos ossos, melhora o equilíbrio e traz mais flexibilidade.  Por todos esses benefícios, a prática de Tai Chi Chuan para idosos diminui o risco de quedas e fraturas.

Mas os benefícios para idosos não param por aí. A meditação em movimento ainda propicia diminuição de dores provocadas por doenças como artrite, artrose e contraturas musculares. O coração também é beneficiado pela prática, assim como a saúde mental, porque a atividade promove tranquilidade, relaxamento, bem-estar e serenidade.

Com tantos benefícios, não é difícil imaginar que o Tai Chi Chuan também equilibra a pressão sanguínea. As técnicas respiratórias reduzem o estresse, diminuem a frequência do coração e aumentam o nível de energia.

O fluxo sanguíneo é melhorado pela respiração profunda e amplitude dos movimentos, melhorando a circulação em geral. Assim, o oxigênio circula com nutrientes para todos os membros, trazendo mais energia para o corpo.

 

Para você iniciar

As atividades de Tai Chi Chuan são feitas por uma combinação de movimentos que visa a circulação de energia vital no corpo, chamada de Chi Kung. Todos os movimentos devem ser feitos de maneira fluida, com total concentração mental.

Como você deve imaginar, a arte marcial chinesa exige a combinação entre movimentação e respiração. A meditação em movimento pode ser feita em grupo ou de maneira individual, os benefícios são os mesmos, mas recomenda-se a orientação de um profissional para a prática adequada.

Os benefícios são percebidos com a prática regular, mesmo que o praticante não tenha muita habilidade nos movimentos. A maestria é difícil de alcançar, mas o que importa de verdade é executar os movimentos em ritmo lento, com sintonia entre corpo e mente, para depois fazê-los com mais velocidade.

De todas as artes marciais existentes, o Tai Chi Chuan é a mais suave para se aprender. Na China, é possível ver milhares de pessoas, de todas as idades, praticando Tai Chi Chuan nos parques e praças, durante as manhãs. Com certeza a maioria delas não possui a habilidade de profissionais, mas todas notam os benefícios em seu dia a dia.

O Tai Chi Chuan é uma prática considerada como a fonte da juventude. Ele é indicado para todas as idades, e você pode começar agora mesmo!

X