Beleza

10/03/2014 17h56

Sem desculpas para não se exercitar!

Conheça alguns treinos que você pode fazer em qualquer hora ou lugar

Por Nosso Bem Estar

TAKE A PIX MEDIA/ ISTOCKPHOTO/ NBE
Exercicios em casa

Usando o peso do próprio corpo você economiza e ajuda a prevenir lesões

É muito fácil encontrar desculpas para não se exercitar: você não gosta de ir à academia ou não tem dinheiro, a agenda está cheia ou o tempo lá fora está ruim... Mas qualquer pessoa pode ser saudável, ter mais energia, dormir e se sentir melhor quando pratica alguma atividade física. Os treinos não precisam ser caros ou demorados. Nesta matéria, vamos compartilhar com você algumas séries que podem ser feitas em casa, ou na natureza.

Se você decidiu que é hora de começar a se exercitar... Parabéns! Este pode ser o primeiro passo para ter corpo e mente renovados. Vai ajudá-lo a sentir-se melhor e a ter mais energia em momentos de trabalho e lazer. Vai sentir-se mais capaz a fazer tarefas diárias como brincar com os seus filhos, cuidar da casa, dançar, etc. \o/

Aproveite os benefícios

O exercício físico é bom para a saúde cardiovascular, pulmões, ossos e articulações. Ter um estilo de vida ativo ajuda a sentir-se no seu melhor e reduz o risco de ataque cardíaco de até 34%. Também previne diabetes e hipertensão.

Quando somos ativos, queimamos mais calorias, mesmo em repouso. Isso pode ajudá-lo também na qualidade do seu sono e gestão de stress, além de favorecer o emagrecimento.

Usando o peso do próprio corpo você...

- Não precisa gastar comprando pesos e equipamentos
- Pode se exercitar em qualquer lugar: em casa, na praia ou em uma praça
- Reduz as lesões: a probabilidade de se machucar é menor

Leia mais orientações sobre como se exercitar em casa neste e-book: www.exerciciosemcasa.net

Pegue leve

Seja bonzinho com você mesmo... Para começar, não se imponha objetivos muito difíceis. Escolha metas de curto prazo que possa alcançar facilmente. É mais gostoso se manter conectado a algo observando sucessos frequentes. 

Reunimos aqui alguns vídeos de exercícios para você começar sua prática:

Coxa e glúteos

Abdome

Peitoral, biceps e triceps

Flexões

Veja mais vídeos de treinos que você pode fazer em sua casa:
www.youtube.com/TreinoEmCasa

Circuito diário

Você também pode fazer diariamente o circuito abaixo. As séries são de 10 repetições para cada exercício.

Agachamento

Fique em pé, com as pernas levante afastadas, na mesma largura que os ombros. Estique os braços para frente, na altura dos ombros e paralelos ao chão. Mantenha o tronco o mais vertical possível, com a coluna ereta e quadris encaixados. Contraia o abdome e abaixe o corpo, o quanto conseguir, empurrando os quadris para trás, dobrando os joelhos. Em seguida faça o movimento contrário, voltando à posição inicial.

Flexão de braço inclinada

Fique na posição clássica de flexão de braço, mas em vez de colocar as mãos no chão, coloque-as sobre uma superfície fixa e elevada, como um degrau. Seu corpo deve formar uma linha reta desde os tornozelos até a cabeça. Lentamente, mantendo o corpo rígido, abaixe flexionando os braços até ultrapassar os cotovelos. Depois suba para a posição de origem, o mais rápido possível. Quanto mais elevada a superfície, mais fácil o exercício.

Elevação de quadril

Deite-se de costas no chão, com os joelhos dobrados e os pés apoiados no chão. Coloque os braços para o lado, formando um ângulo de 45 graus, com as palmas das mãos viradas para cima. Contraia a barriga e os glúteos e levante os quadris, formando uma linha reta entre os ombros e os joelhos. Segure por cinco segundos, mantendo a contração. Em seguida, volte à posição inicial.

Elevação dos braços

Deite-se de bruços no chão com os braços apoiados, completamente em linha reta, formando um ângulo de 30 graus com o corpo (em formato de um "Y"). As palmas das mãos devem estar voltadas para dentro, com o polegar apontando para cima. Levante os braços o mais alto que conseguir. O mesmo exercício pode ser feito com os braços perpendiculares (formando um "T"), ou totalmente esticados ao lado da cabeça (formando um "I").

Fontes: Fitness em Casa - www.exerciciosemcasa.net, Beleza e Saúde – www.belezaesaude.com – Treino em casa – www.treinoemcasa.com

X