Beleza

14/08/2018 09h30

Máscaras caseiras para a pele

Os cuidados com a pele são indispensáveis para mantê- la bonita e saudável. Quando eles podem ser feitos em casa, o planeta e o bolso agradecem.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
Mascaras caseiras para esfoliar o rosto

Acompanhe com a gente algumas receitas imperdíveis e baratas para se fazer.

As máscaras para a pele geralmente possuem uma alta concentração de substâncias que nutrem ao mesmo tempo que realizam uma hidratação profunda, atuando de 5 a 15 minutos.

São ótimas para todos os tipos de pele, desde as oleosas às com acne, que precisam de um cuidado maior. Apesar de cada pele ter sua especificidade e existirem vários tipos no mercado, seu uso é tão benéfico que é comum ter em casa.

Mas, às vezes, o bolso pode apertar e exigir medidas diferenciadas: criar máscaras caseiras para a pele, mais naturais, tentando se aproximar do mesmo benefício é uma boa ideia. Como fazer isso? Acompanhe com a gente algumas receitas imperdíveis e baratas para se fazer.

Máscaras Esfoliantes

  • Mel com amêndoas: misture uma colher de sopa de mel, duas amêndoas trituradas em pó e uma colher de chá de suco de limão. Deposite na pele fazendo massagem circular, deixe secar por 15 minutos e enxágue com água morna.
  • Aveia: misture meia xícara de farinha de aveia (ou bata aveia no liquidificador e peneire) a meia colher de chá de mel, duas colheres de sopa de leite, duas gotas de óleo de gerânio e duas gotas de óleo de camomila. Misture bem e aplique na pele fazendo movimentos circulares. Deixe secar 15 minutos e remova com água morna. Se sua pele for um pouco oleosa, vale a pena acrescentar na mistura mais 5 gotas de limão.

 

Máscaras Hidratantes

  • Pepino: descasque um pepino, reserve duas fatias para os olhos e o processe o restante no processador até virar uma pasta. Aplique por todo o rosto, coloque as fatias de pepino nos olhos e deixe agir por até 15 minutos. Remova tudo com água fria.
  • Maçã e mel: bata no liquidificador uma maçã (com casca) com três colheres de sopa de mel até virar uma pasta. Aplique no rosto com as mãos ou a ajuda de um pincel e deixe secar por 25 a 20 minutos. Remova e lave bem o rosto com água fria.

 

Máscaras Renovadoras

  • Ovo e mel: misture duas colheres de sopa de mel a um ovo batido e uma colher de sopa de suco de limão. Aplique no rosto, deixe agir entre 15 a 20 minutos e remova com leite desnatado ou água morna.
  • Iogurte: misture uma xícara de iogurte natural a uma colher de chá de sementes de erva-doce e um punhado de folhas trituradas ou grosseiramente amassadas e cortadas da mesma planta. Aplique o creme por todo o rosto, deixe agir até 15 minutos e remova com água morna.
  • Mamão papaya: amasse bem um mamão maduro com a ajuda de um garfo e acrescente duas colheres de sopa de azeite. Misture tudo muito bem e aplique no rosto, deixando agir entre 15 a 20 minutos. Depois, remova e enxágue bem tudo com água fria.

 

Máscaras anti-acne e manchas

  • Tomate: processe um tomate inteiro até virar uma espécie de pasta e aplique no rosto. Deixe agir entre 15 a 20 minutos e lave com água morna.
  • Limão: misture uma colher de sopa de mel a uma colher de sopa de limão e aplique sobre a pele. Deixe descansar de 15 a 20 minutos e remova com água morna.
  • Banana: amasse bem uma banana nanica e misture a ela uma colher de sopa de leite, uma colher de sopa de mel e uma colher de sopa de aveia. Misture tudo muito bem e aplique na pele. Deixe agir por 15 a 20 minutos e remova com água morna.

 

Máscaras estimulantes

  • Morango: misture 5 morangos a uma colher de sopa de mel e processe ou bata no liquidificador até virar uma pasta. Aplique no rosto, deixe agir entre 15 a 20 minutos e remova com água morna.
  • Rosas: misture uma colher de sopa de mel, uma colher de sopa de água mineral, uma colher de sopa de água de rosas e uma colher de sopa de iogurte ou leite desnatado. Aplique a mistura no rosto com a ajuda de um algodão e deixe secar entre 15 a 20 minutos. Remova tudo lavando o rosto com água fria.
  • Abacate: amasse um abacate e vá acrescentando soro fisiológico até que ele se torne uma espécie de patê (se preferir, bata no liquidificador com o soro gelado). Aplique no rosto, deixe agir por 20 minutos e enxágue bem com água morna.
X