Crescimento pessoal

07/08/2018 14h00

Yoga pela Paz

Conceitos como a não violência e o respeito às diferenças saíram do tapetinho para incentivar o convívio harmonioso entre os povos

Por Por Filipe Marcel

Pxhere | Pixabay
Capa ago ing 33594 90072

o yoga é um sistema filosófico que oferece “ferramentas” para o equilíbrio do corpo, mente e espírito.

Diversas personalidades já descreveram os benefícios da prática regular de yoga. Desde o Senhor Krishna, no Bhagavad-Gita, que revelou a origem dos diversos tipos de yoga, passando por Patanjali, em seu Yoga Sutras, todas elas atestaram sua eficácia no que se refere à realização pessoal e conexão com o Supremo.

O yoga (a palavra é substantivo masculino e se pronuncia com “ô” fechado) ainda é visto por alguns como sinônimo de austeridade, celibato e renúncia, tal qual a imagem do iogue vivendo isolado em silêncio na montanha. Como exemplo de atividade física com posturas contorcionistas ou como prática religiosa.

Na realidade, o yoga é um sistema filosófico que oferece “ferramentas” para o equilíbrio do corpo, mente e espírito.  Por conta disto, vem se tornando cada vez mais conhecido e procurado por pessoas que buscam um padrão de vida mais tranquilo, equilibrado, mas com um corpo funcional que experimente bem-estar nas demandas da vida e ao longo da vida. 

O verdadeiro yoga vê o corpo como um veículo para a alma em sua jornada para a perfeição. Dessa forma, os exercícios físicos presentes nas práticas são concebidos para manter o corpo saudável e funcional para que tenhamos mais tempo nesta existência de desenvolver a mente e expandir a consciência.

Para isto, o sistema oferece uma infinidade de ásanas (posturas) suficientes para atender os mais diferentes tipos de praticantes, desde aqueles com limitações físicas até atletas consumados, de todas as idades (a partir dos cinco anos).  Com um bom professor, o aluno percebe já numa primeira aula os benefícios que o yoga proporciona e o quanto os proveitos podem ser ampliados.

Os ásanas estimulam a circulação, melhoram as funções das articulações/ ligamentos/tendões, massageiam os órgãos internos, contribuem para equilibrar as secreções glandulares, relaxam e tonificam os músculos e equilibram o sistema nervoso. As práticas respiratórias melhoram a função dos pulmões, limpam as vias respiratórias e trazem equilíbrio e lucidez mental. O resultado final de uma boa aula de yoga é uma sensação de bem-estar, relaxamento e presença. A mente calma, controlada e atenta. Condições profícuas para cultivar a paz interior, a saúde integral do organismo e o desenvolvimento espiritual.

No intuito de compartilhar esta sabedoria milenar, professores de yoga têm difundido as práticas de yoga para além de suas escolas, alcançando praças, parques, eventos, hospitais e até presídios.

SABEDORIA MILENAR

Literalmente a palavra yoga significa união (da consciência individual com a consciência cósmica). O sistema filosófico do yoga começa há cerca de 5 mil anos na Índia, mas foi somente por volta do século II a.C. que o sábio Patanjali compilou os ensinamentos e apresentou os oito passos para a iluminação.

Segundo os Yoga Sutras de Patanjali, o sistema de yoga começa por yama, que inclui não ofender os outros, falar a verdade, não roubar, ser comedido e não cobiçar; e niyama, uma busca intensa por pureza de corpo e de mente, contentamento em todas as circunstâncias, autodisciplina, autoanálise, devoção a Deus e ao guru.

Depois disso estão os outros princípios que devem ser respeitados e naturalmente desenvolvidos pelo praticante: ásana (postura) e pranayama, ou controle do prana a partir da respiração. Pratyahara (retirar os sentidos dos objetos exteriores), dharana (concentração), dhyana (meditação) e samadhi (experiência superconsciente ou meditação completa).

Trilhar todo esse caminho, de acordo com Patanjali, leva ao chamado Kaivalya, ou Absoluto, possibilitando qualquer pessoa compreender a verdade acima de todo o conhecimento intelectual adquirido ao longo da vida.

Para garantir o amplo acesso ao yoga e conscientizar a população mundial sobre os benefícios dessa prática, a Assembleia Geral da ONU aprovou, em 2014, uma resolução proposta pela Índia,  que define 21 de junho como Dia Internacional da Yoga. Em 2018, o tema escolhido para celebrar a data foi “Yoga pela Paz”. A ideia desse evento foi justamente difundir os valores da filosofia yogue, como a não violência e o respeito às diferenças, a fim de incentivar o convívio harmonioso entre os povos.

 “Com o yoga nós começamos a nos entender melhor, o que também nos faz entender melhor os outros. Ficamos prontos para criar um vínculo construtivo com a sociedade em geral”, resumiu o primeiro-ministro da Índia,  Narendra Modi, praticante de yoga e responsável pela proposição junto à ONU para criação da data. Em 2018, 193 países participaram das comemorações do Dia Internacional da Yoga.

Segundo Narendra Modi, todo mundo quer viver uma vida sem dor ou doença, uma vida cheia de felicidade e o yoga permite experimentar uma vida holística em plena harmonia. “Yoga não é apenas exercício ou aptidão, o yoga está possibilitando uma redescoberta do senso de unidade e da harmonia consigo próprio, com o mundo e a natureza”, acrescentou o primeiro ministro yogue nas comemorações deste ano.

Dentro da tradição do yoga todos os seres estão conectados, por isso, não seria possível alcançarmos a paz interior sem agirmos em harmonia com os outros e com o meio ambiente em que vivemos. Por isso, a ONU também reconheceu que a prática do yoga vai muito além da promoção de bem-estar, podendo, inclusive, garantir um progresso em nível global. Isso inclui melhorias nas relações físicas, psicológicas, humanas e até aquelas que mantemos com a natureza, incluindo a luta contra degradação ambiental.

 

Desenrole o tapetinho

Conheça algumas linhas de yoga e faça a sua escolha

A palavra Yoga está associada com as práticas meditativas tanto do budismo quanto do hinduísmo.  Na realidade não existe um método ou escola melhor que o outro, mas sim um método/escola mais apropriado às necessidades de cada pessoa.

Cada método se adapta melhor para objetivos diferentes. O melhor Yoga é aquele que funciona para você, que satisfaz suas necessidades e preenche suas expectativas.

Conheça as diversas escolas, converse com o(a) professor(a), pergunte sobre seus mestres e professores e sua experiência. Faça uma aula experimental. Entre em contato com sua intuição. Escolha uma escola que inspire sua confiança e pratique. 

Conheça as linhas do Yoga: 
 

1. HATHA YOGA - Busca alcançar o objetivo do yoga através do desenvolvimento do potencial do corpo, para que esse seja capaz de suportar a força e o peso da realização da expansão da consciência. As escolas de Yoga mais divulgadas no ocidente  são ramos do Hatha , tais como Iyengar Yoga, Sivananda Yoga,  Ashtanga Vinyasa Yoga,  Yoga Integral, Kundalini Yoga, Satyananda Yoga, Aerial Yoga, entre outras.  

2-RAJA-YOGA - Rajá significa Rei. Esse sistema de Yoga foi introduzido por Patanjali e significa união real com a divindade.. Seu objetivo é a comunhão com Deus, através da prática da meditação, vivência de elevada ética de conduta, serviço impessoal ao mundo e veracidade.

3.  KARMA YOGA - É considerado o Yoga da ação, do reto agir. A proposta é impelir à ação, ao trabalho, à realização. Vai muito além do cumprimento dos nossos deveres, pois  envolve uma atitude espiritual  profunda. Mahatma Gandhi foi, na Índia moderna, o mais perfeito Karma Yogin em ação.

4. BHAKTI YOGA -  O poder transcendente do amor. A palavra Bhakti é derivada da raiz Bhaj, que significa DEVOÇÃO, supremo apego ao senhor. Entende que a meta final de todas as religiões pode ser alcançada pelo amor e adoração ao Supremo ou Absoluto, que é o criador do universo.

5. JNANA YOGA - A palavra Jnana significa conhecimento, intuição ou sabedoria.  É a sabedoria associada ao discernimento entre o real e o irreal ou entre o real e o ilusório. Trata-se do caminho da tradição vedântica, conhecido como via da sabedoria.

6 – TANTRA-YOGA - O dominio das energias sutis leva ao Tantra yoga (kundalini, energia adormecida) . Exercícios das energias psíquicas e fisiológicas. É o yoga dos chakras, principalmente o chakra básico.

7 - MANTRA YOGA - Os mantras são sons poderosos que movem as energias psíquicas e fisiológicas. O  MANTRA-YOGA utiliza o poder do som para despertar tudo aquilo que está adormecido dentro das pessoas. Com os Mantras, aprende-se a não lutar ou se envolver com os pensamentos e a utilizar o som como veículo de transcendência.

 

Shanti, shanti, shanti - Paz, Paz, Paz

 

Pacifistas, uni-vos!

Já que o assunto é paz, a rede Nosso Bem Estar se mobilizou para ser mais um ponto de energia durante o Festival Mundial da Paz Ekam realizado em agosto

Entre os dias 9 e 19 de agosto acontece o Festival Mundial da Paz Ekam, promovido pela O&O Academy, uma escola de meditação e filosofia da Índia. Será um evento global que este ano espera formar mais de 7 mil centros energéticos espalhados em cinco continentes e reunir mais de 30 mil pessoas, todos dedicados a meditar pela cura do mundo e atuar, juntos, pela transformação da consciência humana na direção da paz.

Nosso Bem Estar está mobilizado para ser mais um agente de propagação da paz, oferecendo a sua ampla rede de colaboradores como pontos energéticos durante os dez dias de festival. Considerado o centro de toda a emanação dessa bênção mundial, a O&O Academy e o Ekam estão localizados no sul da Índia, próximo a Chennai. O complexo é coordenado por KrishnaJi, filho de Sri Amma e Sri Bhagavan, fundadores da Oneness University (hoje O&O Academy) cujo  propósito é auxiliar a humanidade a se tornar livre da ilusão da separação e estabelecer o estado de unidade.

KrishnaJi e sua esposa PreethaJi são hoje os principais encarregados pela divulgação do fenômeno espiritual da Deeksha,  ou “Bênção da Unidade”, que surgiu em 1989, através do próprio KrishnaJi. Esta transmissão de energia permite impulsionar a humanidade a um estado de unidade, intensificando os níveis de amor, alegria e consciência em todos os seres. As Rodas de Deeksha, que acontecem em várias cidades do Brasil e do Planeta, são locais onde é transmitida esta energia. Muitas rodas  em todo mundo estarão conectadas online com o Ekam no dia 19 de agosto, para uma meditação dentro do Festival Mundial da Paz. 

Todo o conceito pode ser facilmente compreendido a partir da seguinte reflexão: quando você desperta para o belo estado de paz em sua consciência e medita coletivamente, o poder desse fenômeno flui por você, gerando um campo de força divino que ajuda a minimizar os conflitos em comunidades, reduzir a violência contra os inocentes, incluindo crianças, entre outros seres. Por isso, os integrantes e suas respectivas famílias tornam-se instrumentos da paz ou, como no caso do Festival Mundial da Paz Ekam, um ponto de paz.

De mãos dadas

Os participantes do festival são considerados não apenas mensageiros, mas também instrumentos da paz mundial, pois irão ajudar a impactar a consciência individual e coletiva durante os dias de evento. A intenção de sincronizar as pessoas nessa busca pela paz tem efeito em diversos níveis, a começar pela sensação de paz em si mesmo.
A Deeksha da Paz também serve para atrair o sentimento de paz para dentro da família ou ambiente de trabalho e, em última análise, para o mundo como um todo. Para adentrar nesse estado meditativo, a O&O Academy disponibilizou alguns áudios  com a meditação “Soul Sync” e um material explicativo, além de um formulário para aqueles que pretendem se tornar um ponto de energia. 


A Rede Nosso Bem Estar convida todos os leitores, amigos, colaboradores e parceiros a participar deste lindo movimento.

Inscreva-se como Criador da Paz, crie seus Pontos de Energia da Paz e participe das Rodas de Deeksha que estão sendo organizadas em sua região especialmente para este evento.

Saiba como em:  www.onenessbrasil.com.br / www.ekamworldpeacefestival.com/ekam-peace-maker / www.onenessbrasil.com.br/festival-mundial-da-paz-ekam/

 

X