Planeta

28/02/2014 16h36

Quatro dicas para curtir um Carnaval sustentável!

Na hora da folia é importante ter em mente os impactos ambientais

Por Envolverde

ENVOLVERDE/ DIVULGAÇÃO/NBE
1560398 575660902502816 734799473 n

Para as fantasias, use a criatividade para reutilizar os materiais :)

Carnaval é sinônimo de agitação e folia! Os mais festivos fazem questão de desfilar em uma escola de samba ou mesmo assistir ao espetáculo de cores e sons de camarote. Outros vêem no feriado prolongado uma ótima oportunidade para colocar o pé na estrada.

Seja qual for a escolha, é importante ter em mente os impactos que suas ações podem causar ao meio ambiente. Gastos excessivos com fantasias, combustível e água são muito comuns neste período. Além disso, a cidade fica com uma grande quantidade de lixo nas ruas.

Faça diferente neste Carnaval e decida curtir a folia de forma consciente e sustentável, seja no sambódromo, na rua ou na estrada. Confira abaixo algumas dicas e aproveite a festa!

Coopere com a limpeza das ruas

Evite jogar lixo nas ruas. Procure uma lixeira mais próxima e se houver coleta seletiva no local separe os resíduos corretamente. O lixo acumulado entope bueiros, provoca enchentes e gera mais gastos para a prefeitura.

Reutilize

Use a criatividade e reutilize as fantasias do ano anterior. Vale também trocar com algum amigo. Além de economizar um bom dinheiro, você contribui para reduzir o consumo dos recursos naturais, necessários na produção da roupa.

Economize combustível

Se você vai aproveitar o feriado prolongado para viajar com a família ou com os amigos, procure reduzir os gastos com combustível. Lembre que os carros devem estar com a manutenção em dia e prefira os que consomem menos.

Evite o desperdício de água

No Carnaval as cidades turísticas, principalmente, enfrentam problemas com abastecimento de água. Use a água conscientemente: feche a torneira, tome banhos mais rápidos e evite lavar a calçada com mangueira.

Acompanhe outras dicas de sustentabilidade em www.facebook.com/envolverde.

Fonte: Envolverde – www.envolverde.com.br

X