Planeta

27/02/2014 15h55

Carros podem gerar energia para carregar celular

Nanogerador desenvolvido em universidade descarta o uso de fios

Por Redação Ciclo Vivo

CICLO VIVO/ DIVULGAÇÃO/ NBE
Celular no carro

Equipamento não necessita de rede de transmissão de eletricidade

Uma equipe multi-universitária de engenheiros desenvolveu um sistema de recarga para smartphones que descarta o uso de fios e de conexão com a rede de transmissão. A ideia é aproveitar o movimento do carro para carregar a bateria do celular.

O nanogerador criado pelos cientistas seria instalado na parte interna do celular. Dessa forma, o sensor transforma a energia da vibração de uma superfície, como o banco do passageiro de um carro em movimento, e a transforma em eletricidade.

“Acreditamos que esta tecnologia poderia ser uma nova solução para a criação de aparelhos eletrônicos auto-recarregáveis”, explica o professor Xudong Wangn, professor assistente de ciência dos materiais e engenharia da Universidade de Wisconsin-Madison.

Para a equipe, o dispositivo pode ser considerado um nanogerador piezoelétrico mesoporoso. Para não depender de uma tensão ou de um campo elétrico, os pesquisadores utilizaram nanopartículas de óxido de zinco incorporada a uma fina película de fluoreto de polivinilideno. Isso permite o aproveitamento efetivo da energia de qualquer vibração. Quanto mais esponjoso o material, melhor o aproveitamento das pequenas vibrações, explica Wang no informativo oficial.

O nanogerador inclui folhas finas de eletrodos na parte da frente e de trás do filme de polímero mesoporosos. Assim sendo, é possível anexar esse filme macio e flexível de forma transparente em superfícies planas, irregulares ou curvas. Em primeira instância o projeto deve ser testado em celulares, mas nada impede que ele seja aplicado em outros dispositivos eletrônicos.

Fonte: Ciclo Vivo – www.ciclovivo.com.br

X