Beleza

26/02/2014 18h24

Segredos simples para cabelos mais longos

Saiba como estimular o crescimento dos fios de forma saudável e natural

Por Nosso Bem Estar

VALUA VITALY/ ISTOCKPHOTO/ NBE
Cabelos longos

Para ter cabelos compridos e bem cuidados é necessária uma boa nutrição

Ter cabelos longos e saudáveis é o sonho de muitas mulheres! Mas, para várias delas, ver as madeixas crescerem poucos milímetros em alguns meses já é uma vitória. São muitos os fatores que interferem no crescimento dos fios. Todos eles passam por uma boa nutrição, que pode ser conquistada com uma alimentação variada e rica em vitaminas, além de alguns truques de aplicação local.

Na maioria dos casos, os cabelos crescem em média 1 centímetro por mês. Para acelerar esse processo, vale apostar em alimentos abundantes em proteínas, como é o caso das verduras escuras (couve, brócolis, espinafre, etc.) e dos peixes oleosos. As vitaminas dos complexos A, B, C e E fazem toda a diferença. Maçãs, abacates, bananas e sucos de laranja, limão, cenoura e abóbora são excelentes fontes destes nutrientes.

Manter o corpo hidratado é muito importante. Além disso, vale ingerir bastante cálcio, enxofre, selênio, zinco e óleos vegetais. O chá de alecrim também é ótimo para o crescimento do cabelo, e pode ser usado tanto direto no couro cabeludo, quanto ingerido. Óleo de jojoba e gel de babosa (aloe vera) são outros aliados nesse caso.

Conheça outros truques!

- Os cuidados com a raiz são essenciais para um bom crescimento dos fios. Por isso, evite chapéus ou cabelos presos por muito tempo, pois o couro cabeludo precisa respirar!

- Procure lavar bem os fios, removendo completamente todos os resíduos de shampoos, condicionadores ou outros produtos.

- Faça massagens no couro cabeludo diariamente. Com movimentos suaves durante 5 ou 10 minutos você aumenta a circulação do sangue e dá uma boa ativada. ;)

- Nunca durma com os cabelos molhados e não faça rabos-de-cavalo com eles úmidos. Isso sobrecarrega a matriz capilar e prejudica o crescimento.

- Desembarace bem os fios para que a oleosidade natural chegue até as pontas. Evite passar condicionador na raiz, pois o excesso de oleosidade nesta região é prejudicial.

- Cigarros deixam os cabelos frágeis e quebradiços. Se quiser vê-los crescer rápido e com saúde, pare de fumar e faça uma dieta desintoxicante.

- Todas essas dicas valem também para os cabelos crespos, que por crescerem enrolados desde a raiz às vezes enganam e parecem não estar crescendo.

Tem mais alguma dica natural para fortalecer os fios e favorecer o crescimento dos cabelos? Então deixa um comentário! :)

Fontes: Um Como – www.beleza.umcomo.com.br, Tua Saúde - www.tuasaude.com

X