Planeta

21/06/2018 09h30

Santa água de cada dia

Economizar água é um ato de consciência ambiental, fundamental para a sustentabilidade do planeta

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Act pleion post blog dicas economia agua 2

A água é um recurso essencial, porém tem se tornado cada vez mais escasso.

Apenas 0,7% da água do planeta é potável. Embora ela seja o elemento mais vital para a manutenção da vida na Terra, as pessoas não levam muito a sério esta informação e desperdiçam água todos os dias. Molhar calçadas e dar inúmeras descargas desnecessárias são situações que incentivam o desperdício.

A ONU (Organização das Nações Unidas), inclusive, criou uma data (22 de março) para conscientizar a população a fazer uso consciente deste recurso - que já se encontra escasso. Hoje separamos algumas dicas bacanas para te ajudar a ter um comportamento mais inteligente em relação ao tema.

1 - Ao escovar os dentes sempre feche a torneira quando não estiver usando a água. Embora pareça óbvio, muitas pessoas a deixam correr livremente. Uma boa ideia é deixar um copo na pia e enchê-lo para escovar os dentes com apenas esta água.

2 - Reduza o tempo do seu banho: quanto mais demorado o banho, mais água potável vai pelo ralo. Uma boa ideia é baixar um aplicativo de cronômetro na hora do banho, instalar um relógio no banheiro ou até mesmo desligar a torneira sempre que estiver se ensaboando.

3 - Faça reparos sempre: vazamentos também fazem parte do desperdício. Cheque vazamentos em canos, válvulas, descargas e cisternas; não deixe torneiras pingando. Um gotejamento simples é capaz de desperdiçar até 45 litros de água por dia.

4 - Evite água corrente: se precisa lavar frutas ou verduras, distribua água em dois recipientes. Em um deles, deposite bicarbonato ou hipoclorito de sódio e as lave ali. No outro, apenas finalize o enxágue.

5 - Reaproveite a água: embora pareça um pouco difícil, não é impossível. Toda vez que cozinhar legumes, reaproveite a água para o arroz, por exemplo. Se você tem uma máquina de lavar, ao invés de deixar toda aquela água com sabão ir pelo ralo, use-a para lavar o chão da casa ou lavar o banheiro. Basta remover a mangueira de vazão do cano e alocá-la em algum balde.

6 - Lave seu carro com balde: nada de mangueira! Você não precisa de água corrente para lavar um automóvel. Basta molhá-lo e usar até mesmo aquela água da máquina de lavar para fazer o serviço com uma esponja.

7 - Aposte na vassoura: se seu quintal está sujo e você quer “lavá-lo”, ou, simplesmente impedir que a poeira entre, deixe a água de lado. Use a vassoura e mãos à obra.

8 - Seja organizado na hora de lavar a louça: além de preferir detergentes biodegradáveis, você também pode molhar a louça, fechar a torneira, ensaboar tudo e fazer o enxágue com a ajuda de recipientes já com água.

9 - Regue plantas no horário certo. Desta forma, você evita que ocorra evaporação da água em excesso. Você pode regar antes das 8h ou depois das 19h.

São dicas simples, mas que fazem uma grande diferença. Que tal colocá-las em prática hoje mesmo?

X