Bem-estar

20/06/2018 09h30

Inverno: o que fazer no frio?

Que tal aproveitar a estação da melhor maneira possível? Afinal, há vida no inverno…e muita!

Por Nosso Bem Estar

Pxhere
Tree grass winter plant lawn warm 283031 pxhere.com

Embora a sensação seja boa e bastante confortável, o inverno também é uma excelente época para fazer passeios e reunir amigos em casa, por exemplo.

Os dias mais frios do ano chegaram, mas isso não quer dizer que você precise ficar em casa embaixo das cobertas, não é mesmo? Embora a sensação seja boa e bastante confortável, o inverno também é uma excelente época para fazer passeios e reunir amigos em casa, por exemplo.

Os passeios, viagens e confraternizações com amigos e família são extremamente positivos para nossas vidas, pois trazem sensação de bem-estar e são uma forma de deixar os problemas da semana de lado, e, assim, focar em momentos felizes e prazerosos. Contudo, no inverno, essas ocasiões se tornam mais raras, porque muitas pessoas evitam sair de casa devido ao clima frio.

No artigo de hoje, vamos falar mais sobre o assunto e dar algumas ideias para que você se inspire e planeje atividades mesmo nos dias com baixas temperaturas. Confira as dicas!

 

Como aproveitar a estação?

É preciso investir em atividades de lazer para que as semanas mais frias não fiquem restritas à rotina de casa e trabalho e se tornem tediosas. Sendo assim, se a ideia for desfrutar do aconchego do seu lar nos dias mais gelados, vale a pena aproveitar o momento para se dedicar a algum hobby, assistir filmes, colocar a leitura em dia, entre outras atividades.

Essa época também é ótima para organizar eventos com a família ou amigos em casa. Além disso, este período é perfeito para aproveitar a cidade, afinal, alguns locais ficam mais vazios devido ao clima frio. Veja, a seguir, sugestões para aproveitar o inverno.

 

#1 Planeje eventos com amigos

Se os dias mais gelados não são tão convidativos para um "happy hour" com amigos em locais abertos, por outro lado, eles são perfeitos para recebê-los em casa.

Entre as ideias, estão: uma noite de jogos, noite da pizza, fondue, sessão de filme etc. Fondue com amigos é uma ótima opção de jantar, e, hoje em dia, há alguns restaurantes especializados nisso, mas também é possível prepará-lo em casa com queijos, pães, chocolate e frutas, por exemplo.

Além disso, a estação é propícia para o consumo de bebidas quentes como chás, café e, claro, o imbatível chocolate quente. Não se esqueça de que mantas, tapetes e aquecedores colaboram para criar um ambiente acolhedor.

 

#2 Faça viagens

Quem gosta de frio pode aproveitar para visitar as cidades serranas e curtir o inverno. No entanto, é preciso planejar o passeio com antecedência: devido ao número alto de visitantes, é comum que muitos hotéis e pousadas fiquem sem vagas aos finais de semana.

Entre os destinos mais famosos estão a Serra Gaúcha, a Serra Catarinense e Campos do Jordão, em São Paulo. Estes locais recebem turistas de diversas regiões, que aproveitam a gastronomia, a infraestrutura hoteleira e a diversidade de passeios.

Outros destinos favoráveis para essa época são Monte Verde, em Minas Gerais, Santo Antônio do Pinhal, que fica a cerca de 30 km de Campos do Jordão, e Penedo, cidade com grande influência finlandesa na arquitetura e na gastronomia, localizada no estado do Rio de Janeiro.

Quem deseja fugir do frio ou da grande movimentação causada pelo inverno, pode aproveitar o período para conhecer as cidades conhecidas pelas águas termais e, assim, relaxar nas piscinas aquecidas. Os municípios de Águas de São Pedro, Águas de Lindóia e Olímpia, em São Paulo, são conhecidos pelas fontes e parques de águas termais. Já no estado de Minas, as cidades de Poços de Caldas e Araxá são boas alternativas para quem busca os benefícios das águas aquecidas. Em Santa Catarina, temos Gravatal, Piratuba e Santo Amaro da Imperatriz e no Rio Grande do Sul, Nova Prata e Machadinho. No Uruguai também há muitas opções interessantes.

 

#3 Organize atividades ao ar livre durante o dia

O inverno é bastante seco em algumas regiões. Isso faz com que as possibilidades de chuva sejam menores, contribuindo para passeios ao ar livre. Mesmo com a temperatura baixa, muitos dias são de sol. Aproveitar uma manhã ou tarde no parque com um piquenique, por exemplo, é uma ótima forma de relaxar e ficar em contato com a natureza.

Quem consegue deixar a preguiça de lado e sair da cama quentinha para realizar atividades físicas, especialmente ao ar livre, precisa tomar alguns cuidados: além de uma roupa adequada que mantenha o corpo aquecido, é fundamental fazer alongamentos e se hidratar antes, durante e após as atividades - devido ao clima frio, a sensação de sede é menor e muitas pessoas esquecem de beber água.

 

#4 Vá a eventos específicos desse período do ano

Várias cidades organizam festivais de inverno. Este tipo de evento é interessante para diversificar a programação dos dias mais gelados.

No inverno, também, acontecem as festas juninas e julinas. Elas são ótimas oportunidades para sair de casa e aproveitar as bebidas quentes e quitutes característicos, como quentão, rapadura, milho, arroz-doce etc.

Nessa época do ano, os casos de gripes, resfriados e doenças respiratórias aumentam. Por isso, a recomendação é evitar ficar em locais fechados, com pouca ventilação e com muitas pessoas. Além disso, é preciso abrir as janelas de casa para que entre sol e ar - mesmo com o clima frio, é importante fazer isso para que os vírus e bactérias não se proliferem.

Há quem ame o inverno e há quem não seja tão fã assim. Qual a sua preferência? De qualquer modo, é possível aproveitar a estação, seja para curtir o conforto de casa, para passear ou ainda para receber amigos. E você, o que pretende fazer nos dias frios? Conte pra gente e até a próxima.

 

Como se preparar para o frio?

Apostar em roupas adequadas é fundamental. Além dos casacos mais grossos, é importante investir em gorros e luvas para proteger as extremidades do corpo nos dias mais gelados. O cachecol e a bota também são itens que ajudam a se manter aquecido.

Outro ponto que não deve ser esquecido é a hidratação. É necessário beber água, mesmo que você não sinta sede! Além disso, é essencial usar protetores labiais e na pele, como hidratantes, já que a baixa temperatura pode provocar ressecamento e rachaduras.

Também é importante ficar atento à variação de temperatura de um ambiente aquecido para um frio, por exemplo. Sendo assim, é preciso se agasalhar antes de sair do local fechado.

X