Bem-estar

07/06/2018 09h30

O frio pode ser bem gostoso

A estação gelada está chegando e é preciso se preparar para encarar as baixas temperaturas

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
Plant restaurant cup bowl dish meal 613140 pxhere.com

Para não ser derrubado pelo frio é preciso reforçar a alimentação e engrossar o agasalho para passar longe das gripes e resfriados.

Chegou a época do ano em que o simples ato de tomar um banho ou levantar cedo da cama pode ser uma verdadeira batalha. Para não ser derrubado pelo frio é preciso reforçar a alimentação e engrossar o agasalho para passar longe das gripes e resfriados. Veja outras super dicas que separamos para vocês.

1 – VESTIMENTA – Roupas bem forradas, casacos e cachecóis são importantes para quem for enfrentar um dia muito frio. Não saia desabrigado ao ar livre, principalmente se estiver soprando um vento frio ou chuviscando. Pés, mãos e cabeças devem ser muito bem protegidos, pois perdemos rapidamente calor corporal por eles. Então, use e abuse de luvas, toucas, gorros e meias grossas.

2 – ESTIQUE-SE – Alongar é fundamental, principalmente antes de fazer algum exercício. No frio, os vasos ficam menos dilatados e a musculatura mais retraída. O corpo demora mais tempo para esquentar. O aquecimento, somado ao alongamento constante, ajuda a prevenir possíveis fraturas e estiramentos. Na verdade, as pessoas precisam incorporar a prática ao dia a dia, não apenas antes ou após praticar uma atividade física. Se ela for feita repetidas vezes ao longo do dia, a musculatura se solta aos poucos e na hora do exercício já estará preparada.

3– NOSSA CASA – Para passarmos bons momentos no nosso lar, nestes dias frios, é preciso deixá-lo bem aconchegante e quentinho. Na sala, um bom tapete é fundamental. Ar condicionado, aquecedores ou até mesmo uma bela lareira também podem complementar muito bem o ambiente. Na cama, edredons e cobertores gostosos podem ser suficientes, mas quem já experimentou um lençol térmico não troca por nada. No banheiro um aquecedorzinho pequeno costuma resolver o problemão de achar coragem para tirar a roupa e encarar o banho.

4 – BEBIDAS QUENTES – Nada melhor do que saborear um café, um chocolate quente ou um delicioso chá bem quentinho para trazer calor e bem-estar ao corpo. É como se a sensação de frio interno derretesse imediatamente! Por isso as cafeterias e confeitarias bombam nesta época do ano, mas estas iguarias são facilmente preparadas em casa também. Outra ótima pedida no inverno são as sopas. Existem muitas receitas supimpas para fazer na sua própria cozinha, ou então recorrer a restaurantes; hoje em dia existem inclusive especializados em caldos e sopas.

5– MASSAGEM – No frio a tendência é nos encolhermos, o que deixa a musculatura encurtada e amplia as dores nas costas, pescoço e ombros. A massagem é uma excelente pedida para reverter este encolhimento tão prejudicial ao nosso corpo. E ainda por cima, aquece e trás uma grande sensação de relaxamento e bem-estar. Procure o serviço com profissionais da área da sua cidade ou em spas especializados.

 

RECEITA

Sopa de abóbora

Em uma panela aqueça 3 colheres de sopa de azeite e refogue uma cebola, em seguida acrescente o alho. Assim que estiver dourado acrescente a abóbora, misture bem e acrescente a água e o sal. Deixe cozinhar por 20 a 30 minutos ou até que a abóbora esteja bem cozida. Bata no liquidificador. Despeje a sopa de volta à panela, deixe ferver. Enquanto isso, em uma frigideira, aqueça 1 colher de sopa de azeite ,salteie tomilho picado por alguns segundos e adicione à sopa. Misture bem e desligue o fogo. Com o fogo desligado, acrescente queijo cortado em cubinhos.

X