Beleza

30/05/2018 09h30

Principais tipos de depilação

A laser, cera, lâmina ou creme. Conheça mais sobre cada tipo de depilação.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
Depilacao

A depilação é algo rotineiro na vida de muitos homens e mulheres que se sentem incomodados pela presença de pelos – sejam eles naturais ou adicionais – em seu corpo.

A depilação é algo rotineiro na vida de muitos homens e mulheres que se sentem incomodados pela presença de pelos – sejam eles naturais ou adicionais – em seu corpo.

Seja de maneira definitiva ou temporária, a prática ganha vários seguidores todos os anos por motivos estéticos, higiênicos ou simplesmente como rotina de limpeza.

Embora a razão estética esteja sempre em primeiro lugar, não é raro ver homens querendo depilar a barba ou mulheres querendo depilar suas partes íntimas.

 

Tipos de depilação e recomendações

De modo geral, as depilações estão classificadas em temporárias (em cera ou lâmina ou, ainda, com produtos químicos) e definitivas (laser e equipamentos que erradicam os pelos e os diminuem consideravelmente).

Assim sendo, as depilações temporárias podem ser:

  • Em linha: onde uma linha de algodão é utilizada para entrelaçar os fios e puxa-los pela raiz, sem quebra-los (muito comum em sobrancelhas). Útil para alérgicos à cera ou para aqueles com pele sensível.
  • Com cera: seja total ou parcial, essa modalidade é a que tem mais força em relação às outras. Consiste em aplicar cera – quente ou fria – na região a ser depilada e “grudar” um papel específico ou plástico na cera, puxando-o em seguida. É um dos métodos mais rápidos e eficazes, mas, é muito indicado para lugares com mais resistência, como as pernas, por exemplo. Em outros lugares, pode doer mais do que o necessário ou até ferir.
  • Com creme depilatório: para aqueles com aversão à dor, os cremes depilatórios fazem bastante sucesso. Basta comprar na prateleira do mercado e aplica-lo sobre a região desejada. De acordo com o fabricante, aguarde o tempo necessário para amolecer e dissolver os fios e remova o creme com uma toalha úmida, espátula ou esponja. Infelizmente, a maioria dos cremes não dissolve a raiz do pelo, o que faz com que cresçam mais depressa. Outro ponto negativo é que o creme dá mais suscetibilidade a causar alergias como a dermatite de contato, por exemplo.
  • Com depilador elétrico: embora seja pouco popular, o depilador elétrico é uma opção depilatória, principalmente para parte mais sensíveis. Ele é um aparelho desenvolvido com vários dispositivos em forma de pinça, que remove os pelos pela raiz. Basta esfoliar a pele dois dias antes e, no dia, encostar no lugar desejado e deslizar contrariamente ao nascimento dos pelos.
  • Com lâminas descartáveis: outro método parente do creme depilatório, é o uso de lâminas. Comumente, são utilizadas lâminas de barbear, mas, também é possível utilizar navalhas para este fim. O método consiste em remover apenas os pelos superficiais de modo contrário ao nascimento, o que faz com que eles cresçam mais depressa e, em alguns casos, mais grossos.

Felizmente, a depilação temporária não é a única e muito menos a regra. Para aqueles que preferem coisas mais práticas, a depilação definitiva oferece outras opções como:

  • Laser: embora seja um tipo de “depilação definitiva”, isso realmente não acontece. A depilação a laser promete a eliminação de até 80% dos seus pelos, facilitando sua vida.  Os remanescentes nascem bem mais finos e espaçados, mas, a prática deve ser realizada com cuidado em peles mais escuras: existe a possibilidade de acontecerem queimaduras. Outra coisa muito interessante sobre o procedimento é a possibilidade de usar um anestésico tópico, por ser desconfortável.
  • Com Luz Pulsada: esse procedimento faz com que você seja exposto a vários tipos de luzes e comprimentos de ondas diferentes, resultando na eliminação de seus pelos. Ele também não é “definitivo”, mas, faz bastante sucesso entre aqueles que querem afinar os pelos. É contra-indicado em sobrancelhas e mucosa e funciona melhor em pessoas com pelos mais escuros.

 

Benefícios da depilação

Existem vários métodos depilatórios no mercado e, cada vez mais, opções se mesclam e mostram mais resultados. Esse procedimento é importante por que:

  • Evita o aparecimento de pelos encravados;
  • É confortável do ponto de vista estético e funcional (dá mais liberdade);
  • Não há prejuízo ao tônus da pele, havendo apenas resultados;
  • É capaz de aumentar a produção de colágeno local, fazendo com que a pele fique mais lisa, mais clara e com mais viço;
  • É segura e vital para a manutenção do bem-estar da pele;
  • Amplia o prazer sexual, uma vez que o contato pele-pele é mais eficaz e melhor sentido;
  • Evita o desconforto causado pelas foliculites, manchas escuras e ferimentos;
X