Beleza

11/04/2018 09h30

Mais argila, por favor!

A argila tem inúmeras propriedades benéficas para a pele. Conheça mais sobre os diversos tipos de argila.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
M21

Existem diferentes tipos de argila que desencadeiam variados tipos de benefícios, mas o que elas têm em comum são qualidades excepcionais.

O uso da argila sobre a pele tem sido preconizado a anos. Não só para enfatizar a beleza da pele como também para rejuvenescê-la, hidrata-la e trazer uma sensação de relaxamento.

Existem diferentes tipos de argila que desencadeiam variados tipos de benefícios, mas o que elas têm em comum são qualidades excepcionais, tais como:

  • Estímulo para a renovação celular com o objetivo de afinar e clarear a pele;
  • Esfoliação de pele e couro cabeludo;
  • Absorção de toxinas e impurezas;
  • Promoção à reconstituição de tecidos – ideais para pós-tratamento de limpeza de pele, ao promover uma cicatrização mais rápida;
  • Estímulo à desintoxicação capilar, facial e corporal;
  • Estímulo ao crescimento dos fios;
  • Redução da oleosidade da pele e do cabelo;
  • Efeito calmante;
  • Suavização da pele;

 

Tipos de Argila

Existem muitos tipos de argila, que são utilizados de diferentes maneiras com enfoque em diversos objetivos. Mas, em geral, todas possuem o mesmo mecanismo de aplicação e são benéficas.

Dentre elas, as mais populares são:

  • Argila verde: indicada para peles oleosas e com acne, tem ação estimulante, tonificante, adstringente, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante. Remove a oleosidade, nutre os tecidos e retarda o envelhecimento.
  • Argila branca: indicada para peles sensíveis e desidratadas, tem ação clareadora, cicatrizante, suavizante e absorve a oleosidade.
  • Argila vermelha: indicada para peles sensíveis e facilmente rosadas, tem função de renovação da pele. Absorve oleosidade, deixa corpo e cabelos mais saudáveis e reduz linhas de expressão (rugas).
  • Argila rosa: naturalmente, a argila rosa é composta por uma mistura da branca com a vermelha. Sozinhas elas não possuem tantos benefícios, mas, juntas, elas têm função cicatrizante, suavizante, desinfetante e bactericida. Ela absorve as toxinas do corpo e o excesso de oleosidade, contribuindo para desenvolvimento de um brilho natural vivo em pele e cabelos, os tornando mais macios e sedosos.
  • Argila cinza: indicada para peles oleosas e o clareamento de manchas – principalmente marcas da gestação, combate o aparecimento de cravos e espinhas e retarda o envelhecimento graças ao seu poder antioxidante natural.
  • Argila marrom: indicada para o tratamento de acne, a argila marrom é difícil de ser encontrada, devido a sua pureza. Tem efeito rejuvenescedor nos tecidos e contribui para a saúde de pele e cabelos.
  • Argila preta: mais comum e mais nobre que todas as outras, a argila preta é utilizada para desintoxicar a pele e remover oleosidade. Tem ação anti-inflamatória, anti-artrósica e absorvente. É condutora do relaxamento, nutre a pele e rejuvenesce.

 

Geoterapia: tratamento curativo com argilas

As argilas não só são indicadas para rejuvenescimento de pele e beleza no geral, como também como tratamento coadjuvante na presença de algumas doenças, principalmente de origem psicológica.

As argilas são consideradas cosméticas e medicinais por serem minerais derivados da terra. Por conceito, a geoterapia trata-se de um procedimento que visa usar os efeitos terapêuticos da terra em benefício da saúde.

Nesse caso, os efeitos absorventes da argila são capazes de reduzir a quantidade de toxinas a que somos expostos diariamente e facilitar a cura e cicatrização de feridas.

É através da geoterapia que os famosos banhos de lama – que na verdade são de argila líquida – são realizados. São indicados para diversas situações, inclusive problemas em articulações.

O poder da terra é surpreendente e, cada vez mais, se torna popular no mercado. Por mais simples que seja, as substâncias corretas devem ser utilizadas para cada caso e efetivamente dosadas, certo?

 

Propriedades terapêuticas da argila

Agora você já sabe que as argilas têm propriedade cosmética e medicinal. Suas principais propriedades terapêuticas são:

  • Limpeza do organismo: que abrange desintoxicação, absorção e decomposição de sujeira, sangue pisado (coágulos) e toxinas. O tratamento também é anti-séptico e desinfetante, que auxilia no combate a processos infecciosos. Tem ação descongestionante, desodorante, purificadora e também absorve a ação de raios UVB e UVA.
  • Tônico e equilibrante: ativa a circulação sanguínea e a ação linfática, ativa o sistema nervoso e a ação de glândulas sebáceas controladas, auxilia na produção de glóbulos vermelhos, tonifica órgãos reguladores do metabolismo, anti-inflamatório, cicatrizante, refrescante ou esquentador (oferece equilíbrio térmico), alivia dores e tensões e tem efeito calmante.
  • Características singulares: emoliente (auxilia no tratamento de unhas e ressecamento da pele), realiza trocas energéticas – ao substituir a negativa pela positiva – e estimula o fluxo de energia saudável, estimulando o bem-estar geral.
X