Saúde Integral

15/03/2018 09h30

Ainda não conhece a Acupuntura?

Técnica milenar chinesa proporciona bem-estar e trata diversas enfermidades, além de ser muito eficiente na prevenção.

Por Nosso Bem Estar

Pxhere | Pixabay
M33

A acupuntura é o carro-chefe e a alma da Medicina Chinesa. A técnica vem sendo aplicada e aperfeiçoada há mais de dois mil anos.

A acupuntura é o carro-chefe e a alma da Medicina Chinesa. A técnica vem sendo aplicada e aperfeiçoada há mais de dois mil anos. Os médicos de diversas dinastias chinesas criaram essa especialidade, utilizando teorias como o Yin e o Yang, os cinco Movimentos, os Zang-fu e o Qi-Xue.

Essa terapia, oriunda da China, conquistou o mundo todo e acabou aceita pelos métodos tradicionais da medicina ocidental. Inclusive, A OMS (Organização Mundial de Saúde) indica o tratamento com acupuntura para dezenas de doenças.  Esse método terapêutico consiste na punção com pequenas agulhas, em pontos específicos do corpo, ajudando a melhorar a saúde, diminuir a dor ou modificar o estado emocional do paciente.

Nos primórdios, o tratamento com a Acupuntura era realizado para curar as enfermidades, utilizando agulhas de pedra denominadas Bian, Chan e Zhen. Também eram usadas agulhas polidas de osso, de bambu e de barro. Esse último método é utilizado até hoje em algumas regiões da China. Porém, foi com o advento da metalurgia que as agulhas de metal foram criadas. Hoje em dia, são usados durante a técnica, utensílios de aço inoxidável, com espessura muito fina e de fácil manejo.

Benefícios da acupuntura

Os pontos de acupuntura quando estimulados com as agulhas - ou por pressão ou massagem - influenciam diversas regiões do corpo ou até mesmo algum órgão específico. Por essa razão, a acupuntura traz uma infinidade de benefícios, alivia sintomas e trata, até mesmo, doenças mais complexas.

Veja alguns exemplos:

-  Previne e ameniza os sintomas de alergias;

-  Trata pessoas que sofrem com incontinência urinária;

- É usada no tratamento de dores crônicas nas costas;

- Para aqueles que desejam parar de fumar, se livrar do alcoolismo ou de outras drogas, a acupuntura também pode ser uma grande aliada, aliviando os sintomas da abstinência, como ansiedade e insônia.

- Para quem sofre com dor de cabeça, a técnica diminui até mesmo crises de enxaqueca. Ela atua como analgésico, anti-inflamatório e relaxante muscular, causando o alívio da dor.

- Para depressão e ansiedade, a colocação das agulhas em pontos específicos estimula a produção dos hormônios da serotonina e endorfina, trazendo alegria, bem-estar e relaxamento.

A acupuntura, realizada por profissionais, pode ajudar na melhoria de várias funções do corpo, como o sistema digestivo, além de estimular o organismo a produzir mais células de defesa. Quem opta por essa técnica tem um relaxamento instantâneo. Por isso, não deixe de conhecer melhor a acupuntura e experimentar seus benefícios.

 

Para as mulheres

Essa técnica pode ser excelente no auxílio do tratamento de mulheres com ovários policísticos. As agulhas aliadas à uma corrente elétrica de baixa intensidade, ajuda a regular o ciclo menstrual e os níveis hormonais.

A acupuntura também alivia os sintomas da menopausa. Ela possui efeitos sobre as estruturas cerebrais que coordenam as funções hormonais, que quando estimuladas, conseguem combater os fogachos e a secura vaginal, melhorando, também, a ansiedade e o sono. Além disso, ajuda nos sintomas da TPM, como nervosismo, cólicas, retenção de líquidos, dores de cabeça e mau humor.

 

 

Acupuntura Estética

A chamada acupuntura estética pode tratar qualquer tipo de alteração na pele, desde que seja em grau leve a moderada, sendo a melhor indicação para prevenir os sinais do envelhecimento da pele. Celulites, rugas, acne, gorduras localizadas, flacidez, estrias, queloides, olheiras, cicatrizes de acne e melasma estão na lista dos problemas tratáveis e a melhora pode ser visível, em média, em quatro ou cinco sessões. 

X