Notícia

09/03/2018 09h26

Uma nova luz para a Educação

Neste mês, a Escola Candeia de Ensino Fundamental, inspirada na Pedagogia Waldorf completa um ano de funcionamento, na Zona Norte de Porto Alegre.

Por Aline Pereira de Barros e Michele Sebastião de Melos

Divulgação
Escola candeia

”A nossa mais elevada tarefa deve ser a de formar seres humanos livres que sejam capazes de, por si mesmos, encontrar propósito e direção para suas vidas.” (Rudolf Steiner)

A Escola Candeia nasceu de um impulso nosso, pais e mães de crianças pequenas, em sua maioria oriundas do Jardim de Infância Waldorf Casa Ametista. Ao vivenciarmos a Pedagogia Waldorf na primeira infância de nossos filhos, passamos a desejar profundamente a continuidade dessa proposta educativa não somente para nossas crianças, mas também para muitas outras.

Para atingir este objetivo, começamos a nos reunir e a estudar Antroposofia (linha filosófica que abarca a Pedagogia Waldorf) em novembro de 2015, e, em abril de 2016, fundamos a Associação Divina Semente para ser a mantenedora da Escola Candeia.

Como Escola associativa e sem fins lucrativos, foi necessário muito apoio da comunidade para colocar a Candeia em funcionamento. Promovemos um crowdfunding e recebemos muitas doações de pessoas de vários setores – empresários, famílias interessadas, amigos e, até, desconhecidos –, recebendo, felizmente , tudo o que precisávamos para abrir a Escola: desde fundos para a reforma de nossa sede até grande parte dos móveis e materiais necessários.

Coroando todos os nossos esforços, em 13 de março de 2017, a Candeia abriu suas portas, com uma turma de 1º ano.

Desde então, a Candeia tem atuado intensamente, promovendo oficinas, eventos, cursos, divulgando e informando a comunidade sobre a Pedagogia Waldorf.  No entanto, o mais importante é o trabalho que vem fazendo diariamente: estar de portas e braços abertos, acolhendo todas as manhãs suas crianças em um ambiente de amor e respeito à infância!

Agora, em seu segundo ano de funcionamento, a Escola Candeia está crescendo e oferece vagas para o 1º e o 2º anos do Ensino Fundamental.

 

Por que vale a pena conhecer a Escola Candeia?

 

Na Escola Candeia, inspirada na Pedagogia Waldorf, damos igual importância aos vários aspectos do Ser Humano, buscando o desenvolvimento integral da criança nos âmbitos de CORPO, ALMA e ESPÍRITO.

E o que trabalhamos para “alimentar” a criança nestes três aspectos de acordo com as necessidades de cada fase?

Corpo

Contato constante com elementos naturais, para desenvolvimento pleno de seus sentidos.

Desafios físicos que levam à apropriação do espaço e de si mesmo dentro dele. Alimentação orgânica e integral para que o metabolismo da criança atue a seu favor. Muitas brincadeiras e muito movimento.

Quando a criança tem suas necessidades táteis, vitais, de movimento e de equilíbrio plenamente atendidas, ela consegue estar em si, atenta, segura e autoconfiante, abrindo-se à aprendizagem, a qual se dará em outros âmbitos, não apenas no cognitivo.

Alma

Diversas línguas, tons de cores e musicais, texturas... Possibilidades infinitas!

Na expressão artística a criança vivencia a sua individualidade e a do outro, tendo a oportunidade de exercitar a tolerância e a empatia, pois percebe: somos todos diferentes, isso é inerente ao Ser Humano. Nessa percepção, sente-se em comunhão com toda a humanidade, entendendo: somos todos iguais.

Na esfera da arte a alma humana movimenta-se entre o pertencimento e a exclusividade, a união e a individualidade, a parte e o todo.

Espírito

O Ser Humano produz culturas e para sentir-se como tal precisa apropriar-se delas. No currículo o aluno vai vivenciar, de acordo com seu estágio de desenvolvimento, os processos que a humanidade viveu coletivamente.

A criança respira entre os estados de Sono, Sonho e Vigília. Dessa forma, as matérias se alternam em épocas, nas quais mergulhamos profundamente e com foco, “sonhamos” com as lindas imagens que isso nos traz e depois deixamos tudo “dormir”. Na outra época em que “acordarmos” tal matéria ela terá sido processada pela criança, trazendo resultados, nos quais nos focaremos, sonharemos e descansaremos... como na incessante e encantadora roda da vida!

 

Informações:

escolacandeia.poa@gmail.com                                                                                            

Telefone: 4061-6416/ Whatsapp: (51) 996-563-591

 

 

Aline Pereira de Barros, Diretora de Comunicação da Associação Divina Semente, co-fundadora da Escola Candeia e mãe; Michele Sebastião de Melos, professora de classe da Escola Candeia e mãe

 

 

 

X