Crescimento pessoal

13/02/2018 06h30

Aplicativos de meditação

Uma opção interessante para praticar a qualquer hora.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Woman 3053492 1280

Os benefícios da meditação são sempre anunciados por aqueles que a praticam diariamente ou com regularidade.

A prática da meditação tem aumentado nos últimos tempos. Um dos principais motivos, da grande procura pela meditação, são os benefícios gerados com a atividade, tais como controle da ansiedade, diminuição do estresse, relaxamento, aumento de foco e concentração, entre outros.

No entanto, nós sabemos que, com a rotina corrida do dia a dia, fica difícil frequentar grupos ou espaços de meditação, não é mesmo? Por isso, muitos praticantes optam pelos aplicativos de meditação - dessa forma, eles conseguem se dedicar à atividade no local e no horário que desejarem.

Quer saber quais são esses aplicativos? Fizemos uma seleção de alguns deles. Confira.

 

1. Calm – Meditate, Sleep e Relax

Esse é um dos principais aplicativos sobre o assunto, porém, possui, apenas, versão em inglês. Como o próprio nome diz, o app tem como objetivo ajudar a meditar, dormir e relaxar.

Ele é indicado para iniciantes e também conta com programas de nível intermediário e avançado. A variedade de programas e trilhas para meditação é uma das vantagens desse aplicativo. As sessões guiadas têm de três a vinte e cinco minutos de duração. Assim, você pode escolher a atividade que melhor se encaixa em sua rotina. Entretanto, para liberar algumas faixas e outros recursos da plataforma, é necessário adquirir a versão paga.

O aplicativo Calm está disponível para Android e iOs. Saiba mais em: www.calm.com

 

2. Head Space

Outro aplicativo bastante conhecido quando se fala em meditação é o Head Space e, assim como o anterior, ele está disponível somente em inglês. Alguns recursos só estão liberados na versão paga. Contudo, a versão gratuita apresenta boas funcionalidades, sendo indicado, especialmente, para quem está iniciando a prática.

O co-fundador do app, Andy Puddicombe, é um ex-monge e criou um programa básico para quem deseja aprender a meditar. Além disso, o aplicativo reúne inúmeras sessões de temas e durações variadas.

O Head Space está disponível para Android e iOs. Saiba mais em: headspace.com

 

3. Medita

Uma das sugestões para quem deseja um aplicativo de meditação em português é o Medita. Ele foi criado por Mirna Grzich, jornalista, terapeuta e especialista em meditação no Brasil.

Um dos diferenciais desse app é que, além dos programas de mindfulness (técnica de atenção plena), meditação de relaxamento, autoconhecimento e outros, ele também conta com orações, mantras e meditações com tradições espirituais, como o budismo e o hinduísmo, por exemplo.  

O Medita está disponível para Android e iOs e conta com módulos gratuitos e pagos. Na versão gratuita há oito meditações liberadas. Saiba mais em: www.meditaapp.com.br

 

4. Smiling Mind

O Smiling Mind, ou Mente Sorridente, tem o objetivo de tornar as pessoas mais felizes e saudáveis pela técnica da meditação, ajudando-as a lidar com a pressão, o estresse e os desafios diários.

O app foi criado por psicólogos australianos e disponibiliza programas para crianças, jovens e adultos. Além disso, são disponibilizadas atividades para serem aplicadas na sala de aula, no local de trabalho e durante a prática de esportes. Ele é bastante 

completo, pois há diversos módulos e sessões dentro de cada uma dessas categorias.

O aplicativo Smiling Mind é gratuito e em inglês, e está disponível para Android e iOs. Saiba mais em: www.smilingmind.com.au

 

5. Medite-se

Esse é mais um aplicativo de meditação em português. Ele foi desenvolvido e é narrado por Tadashi Kadamoto, terapeuta transpessoal.

O app tem sessões para introdução à meditação de forma simples, nas quais o narrador dá instruções sobre a posição correta e fala sobre a importância do hábito da meditação. Além disso, apresenta meditações avançadas, orações e mantras. Também, é possível baixar os áudios para acessá-los offline.

O aplicativo está disponível para Android e iOs. Saiba mais em: www.medite.se

 

6. Stop, Breath and Think

O app tem uma interface fácil de utilizar e é voltado para quem deseja ou precisa meditar em intervalos de curta e média duração. De acordo com os criadores, a ideia é que você tenha cinco minutos para a paz.

A plataforma conta com meditações livres e guiadas. Quem escolhe a opção guiada pode fazer uma avaliação físico-mental para que a plataforma indique a melhor sessão para aquele momento.

O Stop, Breath and Think tem inúmeras meditações gratuitas e uma versão kids. Ele está disponível para Android e iOs e pelo computador. Saiba mais em: stopbreathethink.com

 

7. Insight timer

Esse app disponibiliza milhares de meditações guiadas gratuitas, em diversos idiomas. Além disso, você pode encontrar diversas trilhas para meditação livre e função timer para personalizar a duração da meditação.

O aplicativo funciona como uma rede social de meditadores. Por lá, é possível ter um perfil, adicionar amigos e participar de grupos.

O Insight timer está disponível para Android e iOs. Saiba mais em: insighttimer.com

A meditação parece complicada no início, não é mesmo? Contudo, esse hábito pode trazer inúmeros benefícios para a sua vida, e os aplicativos de meditação são excelentes para te auxiliar nesse processo. Existem uma variedade deles, veja qual atende melhor as suas necessidades e comece hoje mesmo!

 

BOX

EM TEMPO

Apesar das facilidades e comodidades dos aplicativos, sugerimos que em algum momento você faça um bom curso de meditação com um professor capacitado e se possível participe também de grupos regulares de meditação. É uma experiência poderosa e fascinante, que auxilia muito no aprimoramento da prática.

 
X