Beleza

19/01/2018 06h30

Proteja os Lábios!

Eles são mais sensíveis do que você imagina. Descubra como cuidar deles, principalmente no verão.

Por Nosso Bem Estar

Sorrisologia | Boqnews | Shutterstock
M34 a3e52490 d1a6 4f0c a9fe 4a8075b6e1fa

Não esqueça de cuidar dos lábios neste verão

Assim como cuidamos de cabelo, pele e pés precisamos cuidar dos lábios. Eles são muito sensíveis a mudanças de temperatura e acabam ressecando, rachando e até mesmo causando sangramentos ou lesões, que podem ser muito doloridas e desagradáveis.

É preciso atentar não só para mudanças climáticas, mas também ao sol. A alta exposição à luz solar pode gerar até mesmo câncer, comum em áreas rurais, principalmente entre trabalhadores que ficam ao ar livre o dia inteiro. Com esse cuidado em mente, separamos algumas dicas para que você cuide muito bem dos seus lábios.

Proteção o tempo todo

Mesmo que não haja sol, proteja seus lábios, se passar muito tempo na rua. Use um protetor labial de duas a três vezes no dia. Reaplique sempre que forem lavados ou após ingestão de líquidos.

Use um Fator de Proteção Solar (FPS) entre 15 a 30. A prática da aplicação pode evitar o envelhecimento precoce dos seus lábios, o rachar e até mesmo a possível criação de feridas.

Hidrate sempre

Manter-se hidratado é fundamental para proteger os lábios. Se você não toma muita água, note que seus lábios ficam muito secos ao longo do dia, um fator de risco tremendo para rachaduras.

Então, beba muita água – aqueles 2 litros ou mais recomendados – e mantenha os lábios hidratados com um pouco de saliva. Fazendo isso, o protetor pode ser utilizado como coadjuvante para evitar o envelhecimento precoce, apenas.

No entanto, cuidado. Se seus lábios já estiverem rachados, evite a saliva. Pode dar alívio imediato, mas pode piorar a sua situação. Opte somente pelo protetor labial de 4 em 4 horas até a melhora.

Evite comidas muito quentes, salgadas ou apimentadas

Esse tipo de comida tende a gerar algum tipo de queimação irritante em algumas pessoas. Principalmente naquelas que já possuem sintomas de ressecamento, envelhecimento e rachaduras. Se esse não for seu caso, sem problemas.

Cuidado com gripes

Se você respira pela boca, esse é um dos principais motivos do seu problema. Além de piorar o ressecamento labial, esse hábito em longo prazo é capaz de ressecar toda a garganta e moldar sua fisionomia, gerando alterações até mesmo na posição dos dentes em crianças e adolescentes.

Controle a umidade

O clima pode ser muito perigoso, dada a sensibilidade labial. Por isso, em dias muito quentes e secos, ponha uma bacia de água no ambiente ou dê umas pausas perto do seu refrigerador. Já em dias muito frios e úmidos, cubra-se com cobertores e ligue seu aquecedor. Se possível, invista em um controlador de umidade.

Não arranque excessos de pele ressecada

Além de provocar dor e sangramento, é possível que a abertura dessas novas feridas sirva como porta de entrada para novas infecções, desencadeando até mesmo herpes labial.

Procure um cirurgião-dentista

Se ressecamento e rachaduras estão presentes há mais de 15 dias e não apresentam sinais de melhora mesmo com um protetor labial, procure um cirurgião-dentista geral ou, preferencialmente, um especializado em estomatopatologia oral, que podem analisar sinais, sintomas, pedir exames complementares se julgar necessário e chegar a um diagnóstico final rapidamente.

É importante que, nesses casos, a ajuda seja procurada com certa urgência. Em alguns casos as feridas presentes no lábio podem ser indicativas de herpes ou câncer, a depender de como se apresente. Por isso, é muito importante procurar um cirurgião-dentista para que esse tipo de lesão possa ser identificada precocemente e tratada de maneira adequada.

Hidratantes labiais

Na maioria dos casos, o ideal sempre vai ser o protetor solar labial com FPS 30, mas, eles apenas lubrificam e protegem contra os efeitos da luz solar, não hidratam. Para isso, existem outros produtos como:

  • Manteiga de cacau: pode ser encontrada em qualquer farmácia, portanto é mais comum e mais barato.
  • Batom hidratante: comumente as empresas nacionais e internacionais buscam criar um cosmético que atenda não só a estética, mas, os cuidados que os lábios merecem, uma vez que cada vez mais as mulheres passam mais tempo usando seu produto. Assim, acaba tornando-se uma alternativa agradável.
  • Vaselina: muito usada por maquiadores, pode ser uma opção hidratante e protetora contra o sol, embora de consistência um pouco desagradável.
X