Saúde Integral

21/12/2017 06h30

Operação verão saudável

7 Dicas básicas para aproveitar a estação mais quente do ano!

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
M33 beach 84533 1280

Dicas para você ficar preparado para o verão

Quase todo mundo aguarda ansiosamente pelo verão, momento de tirar férias, ir a praia, tomar banhos de piscina, de mar. A estação dourada tem muitos atrativos, mas precisa ser levada a sério para que possa ser pura curtição. Minimize os contratempos e os riscos do calor seguindo estas dicas do Nosso Bem Estar:
 

1 – HIDRATAÇÃO

Hidratar-se é importante em qualquer época, mas no verão ainda mais – o corpo precisa repor o líquido perdido com a transpiração. Cerca de 2 litros de água ou líquidos não açucarados, por dia costuma ser suficiente.  Esta recomendação é imprescindível para que o verão seja um período agradável, sem dores de cabeça, enjoos, febre e fraqueza da desidratação. Evite beber bebidas alcoólicas e refrescos açucarados, pois o álcool aumenta a perda de água pelo corpo.

2 – EXPOSIÇÃO SOLAR

O sol é nosso amigo, faz super bem a saúde, nos provem vitamina D, mas no horário entre as 10 e as 15 horas é recomendado evita-lo ou caprichar na proteção da pele. Passe o protetor solar 15 minutos antes de sair de casa e repasse de 2 em 2 horas, principalmente se for na praia.

3 – ACESSÓRIOS

O uso de chapéus, bonés, lenços e óculos de sol são indispensáveis porque os cabelos e os olhos precisam ser protegidos, já que o sol, em excesso, faz mal aos fios, ao couro cabeludo e a visão. Por isso, não saia de casa sem eles, principalmente no horário crítico.

Chinelos são fundamentais! Na praia, em vestiários de clubes, em banheiros ou em qualquer outro ambiente público ajudam a prevenir fungos e diminuem as chances de aparição de micoses.

4 - ALIMENTAÇÃO

Mantenha uma alimentação equilibrada, com horários regulares e alimentos saudáveis, ricos em fibras. Coma frutas, verduras e legumes crus ricos em água como alface, chuchu, pepino, rabanete, nabo, tomate, couve-flor, melancia, melão, abacaxi, maçã, cenoura, banana, goiaba e clara de ovo. De preferência aos orgânicos, sempre! É importante fazer as três refeições principais e, algumas horas antes de dormir, fazer um lanche leve.  Cuidado com os lanchinhosdos vendedores ambulantes.

5 - AMBIENTE 

O verão costuma ter temperatura alta e ar úmido. Mas nos dias sem chuva o ar pode ficar muito seco e o uso  constante do ar-condicionado desumidificar o ambiente . Neste caso é indicado usar umidificadores de ar ou espalhar bacias com água e toalhas úmidas no quarto.  Evite também permanecer muito tempo em locais fechados e sem ventilação.

6 - ROUPAS 

No calor, tecidos que absorvem o suor, como o algodão e o linho, são boas opções para lençóis, capas de travesseiros e pijamas, ao contrário da maioria dos materiais sintéticos. Antes de colocar o pijama, tomar um banho com água morna – e não gelado – também ajuda a enfrentar o calor intenso. 

7 - BRINCAR NA ÁGUA É COISA SÉRIA

Os pais não devem permitir que crianças menores de 10 anos entrem no mar ou rio desacompanhadas, e as idas à piscina devem ser igualmente monitoradas. Antes de ir à praia ou ao clube, é essencial que os pais orientem as crianças sobre os riscos envolvidos nos ambientes aquáticos e conversem sobre os cuidados obrigatórios a serem tomados ao entrar na água.

 

As altas temperaturas aquecem o corpo mais do que o normal, então siga estas dicas para minimizar os impactos da estação. Um ótimo verão para todos!

X