Saúde Integral

13/12/2017 06h30

Como cumprir com as metas de final de ano?

O tempo prega peças: parece que foi ontem, mas o final de ano está batendo à porta novamente. Por isso, o planejamento para o “adeus ano velho, feliz ano novo” já deve começar a ser feito.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Depositphotos
M22 mat metas 2   sec dez ing 33594 220959

Planos efetivos

Mais do que definir onde vai ser a festa da virada, o cardápio da ceia e a playlist da noite, essa época é ideal para refletir o ano que passou, analisar as conquistas, o que deu ou não deu certo e fazer um balanço geral, tanto profissional quanto pessoal, para traçar novas metas e objetivos para o novo ciclo que vai iniciar.

Muito além das listinhas de resoluções de final de ano, é preciso pensar no que passou para construir um amanhã mais alinhado com as suas expectativas. Abaixo vamos sugerir algumas metas para o ano novo. Acompanhe.

 

 

“Eu tenho mais tempo para minha família e amigos”

Essa é uma das metas que mais figuram entre as famosas listas de final de ano. O que acontece é que, com a correria do dia a dia, acabamos sendo atropelados pela rotina e compromissos – principalmente os profissionais -, e a família e os amigos acabam ficando para segundo, terceiro plano.

Não é incomum percebermos amigos se afastando, familiares reclamando que sentem a nossa falta, e até mesmo nos arrependermos de não ter curtido mais a companhia de quem amamos quando a vida nos prega uma peça.

Por isso, para que você consiga, finalmente, cumprir essa meta de final de ano, é preciso dedicação – porque não é fácil redefinir prioridades. Uma dica é escolher datas específicas, que podem ser semanais ou mensais, por exemplo, e reservá-las para estar perto dos seus.

Por exemplo, se domingo é o dia de reunir a família na casa de alguém para almoço, encare como um compromisso da semana, assim como é sair para o trabalho. Se a ideia é ter um happy hour com os amigos toda quinta-feira, reserve esse tempo, encare-o como um compromisso que, com o passar das semanas, vai se tornar um hábito.  

“Eu me empenho bastante no trabalho”

Quem não sonha com uma promoção no trabalho, um cargo de liderança? Mas para isso, é preciso um conjunto de fatores, e muitos deles depende apenas de nós mesmos.

O problema é que apenas desejar não é o suficiente, e é comum cairmos em uma zona de conforto. O resultado é um só: estagnação profissional.

Por isso, a autocrítica quando o assunto é o não reconhecimento profissional é fundamental: qual a sua parcela de responsabilidade sobre a promoção não alcançada? Sair da zona de conforto é o primeiro passo. Portanto, trace metas para o ano que vai começar, firme um compromisso com a sua vida profissional e faça acontecer.

“Eu me dedico a um trabalho voluntário”

Essa é uma meta que muitos de nós não chegam a colocar na lista de objetivos para o ano seguinte, mas que, constantemente, acaba passando pela cabeça – principalmente quando algo acontece e nos força a “sair da bolha”, como uma reportagem de televisão sobre a carência da educação, uma situação que de violência ou abandono presenciada nas ruas, etc.

Por isso, se você quer se sentir um cidadão mais completo no ano que vai nascer, escolha uma instituição de caridade para ajudar da forma que você puder e estiver disposto: apensar de estar fazendo bem ao próximo, você vai ser recompensado com um bem-estar e alegria ímpares.

“Eu organizo melhor o meu tempo”

Tic tac, tic, tac: o tempo é impiedoso, e quando ele passa, não há nada que possamos fazer para voltar. Por isso, a rotina agitada, os compromissos de trabalho, as horas de sono necessárias, a procrastinação e outros fatores são fatais para quem busca ter uma melhor gestão do tempo no ano que vem por aí.

Uma dica para conseguir vencer o ponteiro do relógio é anotar tudo o que você tem para fazer, diária, semanal e mensalmente. Isso mesmo: como meta para o próximo ano, trace metas a serem cumpridas no dia a dia.

“Eu cuido da minha saúde”

Se o tempo é um desafio para quem quer ter um controle maior sobre as suas atividades no ano que vai começar, a saúde é outro fator que não permite voltar no tempo. Por isso, como meta inadiável, escolha assumir compromissos com o seu bem-estar.

Pratique exercícios físicos, marque consultas médicas que estão sendo adiadas por conta da correria do dia a dia, opte por uma alimentação mais saudável: com esses cuidados, é a sua saúde quem vai lhe agradecer, e você vai ter disposição para correr atrás de todas as outras metas.

Com determinação e foco você vai ter um novo ano ainda mais especial, com a oportunidade de recomeçar e acertar nas suas escolhas do dia a dia.

 

Afirmações : uma ferramenta poderosa!

Uma forma muito eficaz para se atingir metas é criar afirmações. Elas afetam diretamente nossa mente subconsciente e nos ajudam a dar os passos necessários para realizar nossos objetivos. Vejam estes 5 passos:

1 Comece com as palavras, “Eu Sou…” (ou outro verbo)

Estas duas palavras são extremamente poderosas, pois o seu cérebro sabe que você está se referindo a si mesmo. Iniciar suas afirmações com estas duas palavras vai dar ao seu subconsciente clareza e convicção de que tudo o que vem depois delas, é a sua realidade.

2 Escreva no tempo presente.

Quando você faz suas afirmações no tempo presente, você está assegurando que você realmente acredita que está vivendo em sua afirmação, já é real, no momento presente. Você está vivendo isso agora.

3 Mantenha suas afirmações no positivo.

Evite palavras com conotações negativas, como ‘não’, ‘não posso’, ‘não consigo’, ‘medo’, etc. Se você usa afirmações com palavras negativas, sua mente se concentra mais sobre estas palavras, em vez de se concentrar no que você realmente quer.

4 Faça suas afirmações curtas e claras.

Lembre-se que o principal objetivo de uma afirmação é para você ser capaz de imaginar e enraizar sua meta em sua mente. Então, quando a criar de uma afirmação, a faça direta e específica.

5 Torne suas afirmações mais emocionantes.

Ao criar afirmações positivas de auto capacitação que inspiram você, certifique-se de adicionar alguma diversão e palavras emocionantes.

Repita suas afirmações muitas vezes por dia, quantas vezes você puder. Mesmo quando você sentir que não precisa, faça assim mesmo. Lembre-se que a consistência é a chave do sucesso! 

X