Bem-estar

10/02/2014 18h32

Aproveite a melhor idade!

Saiba como exercitar a memória e curtir o que há de bom na maturidade

Por Nosso Bem Estar

ALEKSANDAR NAKIC/ ISTOCKPHOTO/ NBE
Istock 000021605512small

É tempo de fazer aquilo que você sempre quis e não pode

Embora se constate que algumas faculdades intelectuais, como  a aprendizagem e a capacidade de assimilar novos conhecimentos, possam diminuir com a idade, elas não desaparecem por completo. Conservar a curiosidade intelectual, a vontade permanente de encontrar novos interesses, o desejo de se manter ativo e de conservar os seus contatos sociais contribuem bastante para distinguir o "idoso" do "velho", independentemente da idade.

É importante não se deixar marginalizar, infantilizar, subjugar. Uma pessoa idosa é alguém que continua a sua vida. Trata-se da "melhor idade": menos preocupações cotidianas e mais tempo para investir nos sonhos, e realizá-los. O exercício de uma atividade, remunerada ou não, dá ao idoso um sentimento de satisfação.

Exceto em caso de acidente ou doença, a aquisição de conhecimentos e a sua memorização ainda estão ativas. Além disso, graças à sua experiência, os idosos dispõem de um "centro de informações" muito mais extenso do que os jovens. A memória, tal como o corpo, melhora com o exercício.

Memória afiada

Para evitar perdas súbitas de memória, recorra a alguns truques.

- Redija notas e apontamentos. Escreva listas de datas e de acontecimentos que lhe pareçam importantes.

- Para não perder as chaves, os óculos, a caneta, coloque-os sempre no mesmo lugar.

- Para não esquecer um nome, faça uso das semelhanças, das diferenças, dos pormenores significativos. Faça associações com assuntos que facilitem a lembrança: nomes conhecidos, números antigos, cenas e lugares.

- Leia muito, faça palavras cruzadas, quebra-cabeças. Inscreva-se num clube de jogadores de cartas, cultive um outro passatempo.

- Aproveite para estudar coisas que você sempre quis e nunca teve tempo: aquele curso de violão, o inglês, a pintura e tantas outras coisas boas. As prefeituras costumam oferecer atividades e cursos gratuitos para a terceira idade. Informe-se!

- Sobretudo, não se isole, não se aborreça. Pelo contrário, passeie com os netos, convide os amigos, visite exposições, participe de excursões organizadas. Há tanto ainda para aprender! 

Fonte: Livro "Viva em forma o ano todo" (Associação Pro Teste)

X