Bem-estar

24/08/2017 06h30

Adeus Mofo

Saiba como tirar o mofo das roupas no armário, evitando a proliferação dos fungos

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
M33 store 1338629 1280

Como eliminar o mofo

O mofo é uma situação bastante comum, principalmente em ambientes onde não há muita incidência direta de sol. Alguns cuidados evitam a proliferação dos fungos causadores do mofo, como a limpeza e organização das peças.

Quando seu armário já estiver contaminado é indicado o uso de uma máscara de proteção facial e um aspirador de pó para começar. Em seguida, deve-se limpar o armário com um pano umedecido em água e álcool (ou vinagre).

Para evitar a proliferação do fungo, sugere-se que o armário fique aberto por pelo menos vinte minutos, e que seja colocado um recipiente pequeno contendo bicarbonato de sódio, cal ou gesso, em um dos cantos do móvel. Assim, a umidade que porventura houver na madeira será sugada pelo produto. O mesmo resultado se obtém ao colocar um pedaço de giz em cada prateleira.

Saco plástico não!

Se você é daquelas pessoas que embalam roupas e outras peças de tecido em sacos plásticos ou embalagens do tipo, é hora de abandonar esse hábito. Afinal, o invólucro piora a situação de umidade no guarda-roupa. Isso porque as pessoas deixam essas peças por anos embaladas, sem lavá-las, então elas “suam” nos dias quantes e gotejam à noite, quando a temperatura cai. Com o tempo, isso vira mofo.

Para quem realmente não quiser abrir mão da facilidade, as peças devem ser lavadas a cada seis meses, pelo menos, ou então embaladas a vácuo.

Como tirar mofo das roupas

Se a peça for colorida, é preciso deixá-la mergulhada em leite fervente até que a mancha saia. Se for branca, o tecido deve ficar de molho em uma solução feita com água quente e sal.

Outra alternativa é o uso de vinagre, que também combate a proliferação dos fungos no guarda-roupa. Se você não quiser, ou não tiver tempo de deixar sua roupa mergulhada em uma mistura, pode passar na mancha mofada uma escova molhada com vinagre branco, aquele comum, e deixar agindo por quinze minutos. Em seguida, espalhe água para enxaguar e coloque para secar. Pronto!

Receitas

Você gosta de receitas caseiras, tipo sugestão da vovó, para retirar manchas de mofo das peças? Então aqui vão mais algumas:

  • No caso de peças brancas, feitas em algodão, use somente o álcool, e nada mais.
  • Se forem coloridas, mas com o mesmo tecido, lance mão de suco de limão, deixando agir por cinco minutos;
  • Peças de seda ou tecido sintético podem ficar até um dia mergulhadas em leite, conforme já sugerimos, sendo lavadas normalmente em seguida.
  • Se as roupas ainda não estiverem manchadas com mofo, mas se apresentarem com aquele cheiro característico de que passaram muito tempo guardadas, você não precisa lavar a peça, se não puder ou não quiser: basta borrifar vinagre e deixar ao sol, ou em um local bastante ventilado, por algumas horas (quanto mais, melhor).

O melhor remédio é...

O melhor remédio sempre foi  a prevenção. Mas, se você não tomou as precauções recomendadas nesse artigo, e precisa dar um jeito de tirar o mofo das roupas no armário, a solução você já sabe. É hora de abrir seu guarda-roupa e resolver o problema!

X