Planeta

23/08/2017 06h30

O que fazer com o Óleo?

O óleo de cozinha pode ser prejudicial ao meio ambiente ao ser descartado incorretamente

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
M22 olive oil 507129 1280

Importante saber o que fazer com o óleo após o uso

Quando vamos fritar batatas, por exemplo, geralmente não pensamos no produto onde elas ficarão imersas, mas em sua crocância e sabor. Porém, ao ser lançado no meio-ambiente sem o descarte adequado, ou seja, quando é jogado no ralo da pia ou diretamente no lixo, o óleo vai parar nos rios, córregos e no solo, além de danificar o encanamento da casa no processo.

No solo, ele prejudica o crescimento das plantas e vegetais, e também interfere no fluxo de água e oxigênio. E mais: por não se misturar à água, o óleo de cozinha impermeabiliza a terra, ou seja, não deixa que a água se infiltre. Isso é extremamente prejudicial porque piora o problema de inundações.

Apenas um litro de óleo vegetal pode poluir 10.000 litros de água, mas já surgiram estimativas que aumentaram a poluição hídrica para um milhão de litros. Ou seja, um litro de óleo pode contaminar a quantidade de água bebida por uma pessoa durante quatorze anos, aproximadamente. Por conta disso, o sistema de tratamento de água é encarecido em 45%,.

O descarte incorreto do óleo de cozinha também agrava o efeito estufa, porque libera metano, um gás bastante agressivo.

Formas de reciclagem

Você já pensou em reciclar o óleo utilizado para frituras em sua própria residência? Sabia que é possível? Conheça dois exemplos interessantes abaixo.

1 - Para fazer sabão líquido:  Em dois litros de óleo, adicione dois litros de álcool e meio quilo de soda cáustica em flocos ou escamas. Como este último é um produto corrosivo e tóxico, o manuseio deve ser feito com luvas e, além de um utensílio de madeira para mexer o produto na mistura.

O álcool e a soda são misturados em um balde, com acréscimo de óleo, mexendo aos poucos. Após trinta minutos, junte dois litros de água fervente. Mais tarde, coloque mais vinte litros de água em temperatura ambiente. O sabão está pronto e pode ser acondicionado em recipientes para utilização na limpeza em geral.

2 - Para fazer sabão em barra é necessário um quilo de soda cáustica em flocos, dois litros de água, quatro litros de óleo de cozinha e 5 ml de essência de sua preferência. Se quiser, pode acrescentar elementos decorativos, como flores secas, conchas, ervas aromáticas, etc.

Coloque dois litros de água quente no balde com soda cáustica. Misture com cuidado, para a completa dissolução, depois junte o óleo e mexa por vinte minutos. Agora é a hora de acrescentar o álcool e a essência, além da decoração opcional, misturando até obter uma pasta.

Essa pasta será espalhada em um caixote de madeira forrado com um pano ou então em formas, onde ficará secando por 24 horas. Depois é só cortar o sabão no tamanho desejado.

O descarte adequado

Tanto para utilizar na reciclagem ou apenas para descartar adequadamente, o correto é acondicionar as sobras de óleo de cozinha em garrafas pet limpas e fechadas com tampa.

Leve as garrafas em locais específicos para coleta. São pontos de entrega voluntária, que encaminharão o produto para fins ecológicos como a reciclagem.

Mas lembre-se: o óleo de cozinha de forma alguma poderá ir para o ralo. Os danos ao meio-ambiente são irreparáveis e todos nós pagaremos por isso!

X