Saúde Integral

02/08/2017 06h30

Alimento feito em casa

Confira os benefícios do kefir e receitas que farão bem ao seu organismo, promovendo sua saúde e inovando seu cardápio

Por Nosso Bem Estar

Wikimedia | Flickr
M25

Kefir... alimento cultivado em casa

Muitas pessoas têm ouvido falar de kefir, um alimento cultivado em casa, que promete diversos benefícios. Abaixo você conhecerá informações sobre o produto, as vantagens obtidas pelo consumo e receitas para variar o modo de ingestão.

O que é kefir?

É um leite fermentado por microrganismos probióticos, ou seja, bactérias e leveduras que fazem bem ao organismo. Seu valor terapêutico é alto.

Benefícios obtidos pelo consumo

  • → O kefir é excelente para tratar problemas de estômago, pois neutraliza os ácidos em excesso. Com isso, minimiza azia, úlcera, refluxo, etc.
  • → Também resolve sintomas do fígado, prevenindo hepatite e outras doenças, por controlar a produção de bile.
  • → Esse probiótico é excelente para o intestino, aliviando cólicas, doenças do cólon, combatendo diarreia, constipação e inflamações.
  • → Por ser rico em cálcio, o kefir é ótimo para prevenir problemas nos ossos, como osteoporose, osteopenia e reumatismo.
  • → O alimento fermentado também é excelente para quem sofre de doenças respiratórias, como asma, bronquite, rinite, sinusite e tuberculose.
  • → Além disso, esse leite cultivado também é conhecido por aliviar doenças que atacam o sistema imunológico, pois o fortalece. Com isso, candidíase, alergias e patologias oportunistas não têm vez.
  • → Por conter triptofano, o kefir também evita problemas emocionais, como depressão e ansiedade. Isso porque é aumentada a produção de endorfina e serotonina no cérebro, prevenindo os sintomas.
  • → Esse leite fermentado é excelente para manter pele, unhas e cabelos bonitos e saudáveis. Também estimula a circulação, favorecendo o bom funcionamento do coração e mantendo os níveis de pressão arterial regulados. Com isso, o colesterol ruim não tem chance no organismo.
  • → Pela sua fonte de proteínas, os músculos também se beneficiam com o consumo regular de kefir. Afinal, a glicose é mais bem absorvida pelo organismo, facilitando a contração e favorecendo o rendimento físico.

 

Se você estava achando que só faltava esse leite fermentado colaborar com o emagrecimento para ser perfeito, agora não falta mais nada. Por ser pobre em calorias, rico em proteínas, além de promover saciedade, é possível perder peso com kefir, desde que se tenham hábitos saudáveis.

Como fazer kefir de leite?

O consumo mais comum de kefir é feito pela mistura do leite fermentado com frutas, como cream cheese ou como ricota. Vamos ensinar você a preparar as três receitas abaixo.

1 - Após obter seus grãos de kefir, coloque-os em um recipiente de vidro e acrescente leite comum. Cubra a boca do frasco com um guardanapo ou papel toalha e enrole um elástico ao redor para firmar. Como será produzido gás, recomendamos não usar tampa, evitando risco de explosão e sujeira.

Depois de 24 horas de descanso, o leite estará fermentado. Você irá separá-lo dos grãos com o auxílio de uma peneira e uma colher, ambos de plástico. Esse líquido poderá ser batido com frutas e mel ou canela, semelhante a uma vitamina.

2 - Caso você queira fazer cream cheese, utilize esse leite fermentado coado acima. Para uma quantidade considerável, serão necessários pelo menos dois litros de leite, já que ele será dessorado, isto é, separado do soro.

Utilize um recipiente (pode ser um balde de pipoca) e coloque em sua abertura um escorredor coberto com um pano de algodão limpo. Agora derrame todo o leite kefirado e leve à geladeira por pelo menos oito horas. Finalizado o tempo, retire o queijo do pano com o auxílio de uma colher e tempere-o a gosto, de acordo com a sua preferência.

3 - Para fazer queijo de kefir, utilize o cream cheese preparado acima.  O começo da receita é o seguinte: aqueça dois litros de leite em uma panela, acrescentando aos poucos o queijo cremoso quando estiver prestes a ferver.  Quando começar a talhar, coloque em uma peneira coberta com um pano de prato. Deixe escorrer por trinta minutos, para drenar o soro.

Desenforme o queijo em um recipiente, quebrando-o enquanto ainda está morno. Cubra o frasco com uma tampa e leve-o ao refrigerador. Pronto!

Dicas valiosas

- Não descarte os grãos de kefir após as 24 horas. Coloque-os em outro vidro com leite, para ter os benefícios continuamente.

- Se ficar muito ácido, lave os grãos com água mineral.  O ideal é fazer isso quando estiverem viscosos demais.

- Doe uma parte dos seus grãos quando estiverem grandes, você só precisará da quantidade de uma colher (sopa) para um litro de leite. 

X