Beleza

01/08/2017 06h30

Já ouviu falar em HIIT?

Uma modalidade de exercícios voltada para o emagrecimento e o condicionamento físico.

Por Nosso Bem Estar

Freepik
M12

Treinamento de alta intensidade

O nome parece estranho, mas é apenas a abreviação High-intensity interval training ou, em português, treinamento intervalado de alta intensidade. São treinos intensos e de curta duração, nove vezes mais efetivos do que os exercícios aeróbicos tradicionais para queimar gordura.

Preservação de massa magra e perda de peso

Os resultados deste treino se caracterizam pelo emagrecimento e pela preservação de massa magra, com desenvolvimento de músculos. Seus esforços são semelhantes à musculação, já que demandam boa carga e amplitude, com séries e intervalos que visam à recuperação muscular. E mais: também é possível perder flacidez, celulite e gordura localizada por essa modalidade.

Rápido, dinâmico e eficiente

Apesar de ser semelhante à musculação, pelo esforço, muitas pessoas preferem o HIIT porque ficar horas na academia, repetindo as mesmas séries e exercícios, para algumas pessoas, pode ser bastante monótono. Contudo, com o HIT é possível obter as mesmas vantagens sem perder tempo, já que os exercícios costumam ser feitos em pouquíssimos minutos: de quatro a vinte, no máximo. Isso se deve ao fato de que são altamente intensos, como o nome já diz, então não precisam de muito tempo para sua realização.

Aceleração do metabolismo

Um dos motivos para que esse treino faça as pessoas perderem peso é a aceleração do metabolismo por até 48 horas. Quanto mais alta for a intensidade do exercício, maior será a demanda exigida para reparar o corpo nos momentos seguintes. Com isso, o organismo consegue queimar calorias e gorduras mesmo até dois dias depois do treino, pois esse reparo torna esse efeito possível.

Diminuição do apetite

Todavia, o emagrecimento também é possível porque o HIIT diminui o apetite e aumenta a sensibilidade à insulina. Dessa forma, as pessoas tendem a comer menos após os exercícios de alta intensidade. Mesmo que a menor ingestão dure pouco tempo, os benefícios podem ser percebidos.

Melhora do condicionamento físico

As pessoas conseguem melhor resistência e condicionamento físico com a prática regular de treinos de alta intensidade porque eles são tão ou até mais eficazes que os treinos longos, sem provocar os efeitos colaterais conhecidos como overtraining, ou seja, excesso de treino.

Por esse motivo, são ótimos para quem deseja treinar para provas longas, inclusive corridas e maratonas, evitando dores e diminuindo o risco de lesões.

É desafiador

O HIIT também é um exercício desafiador. Isto é, você pode praticar uma modalidade até mesmo enquanto assiste televisão, mas dessa forma sua mente não está totalmente focada na atividade física.

Nos treinos de alta intensidade, isso não é possível. Ou você está cem por cento focado no exercício, ou então é impossível praticá-lo. Ele te desafia a dar o seu máximo, com grande demanda de estímulos. O desafio é exigido até no pós-treino, porque você somente terá empenho para o fôlego, não conseguindo conversar ou fazer outra atividade.

Treino HIIT na prática

Ela é bastante versátil e pode ser feita até na sala de sua casa, começando com exercícios de aquecimento, passando para séries intercaladas com alguns segundos de repouso, e finalizando com um período de relaxamento. Porém, é preciso alertar você: o descanso é ativo, como uma corrida sem sair do lugar, para não haver perda de pique.

É recomendável procurar um profissional de academia ou treinador pessoal para que haja indicação do melhor HIIT para você, de acordo com suas necessidades e objetivos, além de evitar lesões.

Alie o treino a uma alimentação balanceada e os resultados virão em breve.

X