Planeta

25/07/2017 06h30

Poupar energia faz bem para a Vida!

Saiba como economizar energia elétrica em casa, evitando o aumento de consumo e colaborando com a sustentabilidade.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
M12

Economia de energia também no inverno

No verão, o alto consumo de energia elétrica se deve especialmente ao uso do ar condicionado. No inverno, o culpado também pode ser o chuveiro ou a torneira de água quente. Conheça dicas para economizar energia elétrica em todas as estações, incluindo sugestões alternativas.

Chuveiro

A duração do banho deve ser de, no máximo, dez minutos. Quando a temperatura permitir, ajuste a chave do aparelho para posições onde o consumo é menor. Outra dica interessante é a manutenção, ou seja, limpe os buracos por onde a água sai, para aumentar a vazão, e troque a resistência queimada, ao invés de fazer remendos.

Geladeira

Se a sua geladeira não possuir degelo automático, faça-o de modo manual na época certa, pois o gelo acumulado aumenta o consumo, já que o motor precisa trabalhar mais. O mesmo acontece quando se colocam roupas para secar nas grades do aparelho.

A borracha da geladeira deve ser trocada quando necessário. Alimentos quentes não devem ser guardados nela. Abra a geladeira o mínimo possível, porque quando o ar escapa, o motor precisa trabalhar mais. Para finalizar as sugestões referentes à geladeira, instale-a em local ventilado, longe do sol e do fogão.

Iluminação

Você irá economizar energia elétrica se atentar-se à iluminação de sua residência. As paredes devem ser pintadas com cores claras, e as lâmpadas devem ser preferencialmente de LED ou fluorescentes. Os lustres também interferem no seu bolso, então devem estar sempre limpos.

Ao sair de um cômodo, apague a luz. Faça o mesmo com todos os aparelhos eletrônicos, como a televisão e o computador. Contudo, se a saída for rápida, vale deixar a lâmpada acesa, porque o ato de acender causa um bom consumo.

Ferro de passar

Juntamente com o chuveiro, ele está entre os vilões da conta de energia elétrica. Para aliviar a culpa do ferro de passar, acumule muitas peças de roupa para passar de uma vez só, pois o aquecimento é o responsável pelo aumento no consumo.

E mais: deixe as peças que necessitam de menos calor por último, para passá-las com o ferro desligado, mas ainda quente.

Dicas gerais

- Para economizar energia elétrica sempre que possível, compre eletrodomésticos que contenham o selo Procel, pois eles são os mais eficientes.

- Ao desligar um aparelho, retire-o da tomada, evitando o modo stand by (quando podem ser ligados pelo controle, e aparece a luz acesa).

- O uso de benjamins deve ser evitado, assim como extensões, porque causam desperdício de energia.

- Assim como para passar as roupas, acumule um montante para lavá-las. Além de economizar energia, você economiza água e colabora com a sustentabilidade.

- Se você é daqueles que só dormem com a televisão ligada, é hora de abandonar esse hábito. Desfrute da opção timer, em seu controle, para programar o aparelho para desligar automaticamente.

Fuga de energia

Você acha que está pagando mais na conta de energia elétrica do que deveria? Você não está louco, isso pode ser fuga de energia. Faça o seguinte: desligue todos os aparelhos da tomada, e todas as luzes. Se o medidor não ficar parado, recomenda-se procurar um eletricista para consertar a fiação.

Fontes alternativas de energia

Você também poderá economizar energia elétrica em casa ao instalar fontes alternativas de energia, que ajudam o seu bolso e o meio-ambiente.

É uma energia limpa e barata, que diminui o impacto ambiental e a poluição, além de ser uma fonte renovável. Hoje, é possível investir em uma casa totalmente ecológica. Conheça as opções:

  • Energia eólica, tendo o vento como fonte de energia. Esse recurso utiliza uma máquina de eixo vertical ou horizontal, que pode ser fabricado no Brasil ou no Exterior;
  • Energia fotovoltaica, que funciona como uma usina solar. A utilização de painéis solares converte a luz em eletricidade. O número de placas (entre 6 e 100) varia de acordo com o consumo médio de energia elétrica naquela residência.

Dê adeus aos vilões

Como você pôde perceber, o chuveiro, a torneira de água quente, a geladeira e o ferro de passar não precisam ser os vilões da conta de energia. Utilizando os eletrodomésticos de forma consciente, é possível desfrutar dos seus benefícios, sem causar prejuízos ao bolso e ao ambiente.

X