Bem-estar

28/06/2017 06h30

A defesa é o melhor ataque

Descubra como alguns alimentos podem aumentar sua imunidade, ajudando seu organismo

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Flickr
M21

Mantenha sua imunidade forte

Com a chegada do frio, se a imunidade estiver baixa, o corpo pode ficar vulnerável a doenças. Primeiramente, nunca é demais lembrar que o ideal é que vários tipos de alimentos estejam presentes nas suas refeições, em um prato colorido e equilibrado. Assim, obtêm-se as vitaminas e minerais importantes para a manutenção de nossa saúde.

É fundamental ingerir a quantidade adequada de frutas e verduras por dia, ou seja, três de frutas e duas de vegetais.

Conheça abaixo uma lista de alimentos para melhorar sua imunidade e aproveitar o friozinho sem se preocupar com patologias.

Frutas cítricas

Destaque para kiwi, laranja, acerola e limão, que contém vitamina C e são antioxidantes; por isso, reforçam a resistência do organismo.

Vegetais verde-escuros

Couve, brócolis, espinafre e outros vegetais verde-escuros possuem grande quantidade de ácido fólico. Essa substância é responsável pela formação dos glóbulos brancos, cuja tarefa é fazer a defesa do corpo.

Esse mesmo nutriente também está presente no feijão, no cogumelo do tipo shimeji e no fígado.

Grãos e oleaginosas

O frio é uma época onde adoramos saborear comidas quentes, ricas em gordura. Porém, é possível fazer isso sem prejudicar o peso, além de melhorar a imunidade. Para isso, invista em feijão, lentilha, grão de bico, ervilha, nozes, castanhas e cereais integrais, alimentos fonte de zinco, mineral que combate doenças do sistema imunológico.

O consumo de oleaginosas também pode ser feito por óleos vegetais (milho, canola, trigo) e gérmen de trigo. Esses alimentos são essenciais para idosos, pois, por conta da idade, a imunidade deles diminui.

Alimentos ricos em ômega 3

Quando se fala em ômega 3, normalmente se pensa em peixes, como  salmão e atum. Porém, outro exemplar dessa categoria é o azeite, e a característica dessa substância é proteger as artérias contra inflamações. Isso torna o sistema imunológico mais forte.

Alimentos antioxidantes

As castanhas são fonte de selênio, especialmente a brasileira. O cogumelo do tipo champignon também contém o nutriente, que é responsável por combater os radicais livres e acelerar a cicatrização do organismo.

Gengibre

Conhecido atualmente como alimento termogênico, ou seja, que acelera o metabolismo e auxilia na perda de peso, o gengibre também pode melhorar a nossa imunidade porque é rico em duas vitaminas (C e B6), além de possuir ação bactericida.

Assim, combatem-se e tratam-se inflamações na garganta e se promove o fortalecimento do sistema imunológico.

Pimenta

A pimenta, de todos os tipos, é um ingrediente rico em betacaroteno, substância também presente na cenoura e nos alimentos de cor alaranjada. No organismo, se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo contra infecções.

Iogurtes e leites fermentados

Os probióticos, isto é, que possuem microrganismos, também são responsáveis pelo fortalecimento do sistema imunológico.

Alho

Comida bem preparada geralmente é sinônimo de comida bem temperada, de forma natural. E isso pode ser possível com a utilização de alho, ingrediente fonte de alicina, que ativa o sistema imunológico.

Cebola

Companheira frequente do alho, a cebola também figura em nossas sugestões porque é fonte de quercetina, uma substância que potencializa o sistema imunológico, previne doenças virais e alergias.

Comida de verdade

Como você pôde perceber, a alimentação saudável, que melhora a imunidade, é constituída por comida de verdade, equilibrada e variada, feita com ingredientes naturais.

X