Beleza

08/06/2017 06h30

Termal ou micelar?

Conheça abaixo a diferença entre essas águas e saiba os benefícios que cada uma pode trazer a nós.

Por Nosso Bem Estar

Depositphotos
M33 agua

Nutrição da pele com água termal

Você provavelmente já ouviu falar em água termal. E em água micelar? Se até já escutou, mas não sabe bem o que eles significam, nem suas diferenças e benefícios para a saúde, acompanhe nosso artigo desta semana.

O que é água termal?

Quando utilizada para cuidados da pele, a água termal (oriunda de fontes termais e cheias de minerais) vem em spray. Ela serve para nutrir a pele e aliviar irritações e também pode ser utilizada para proteção da cútis e para potencializar a ação do protetor solar. Quando o condicionador de ar está ligado, a água termal serve para evitar o ressecamento da pele facial.

Ela é indicada para todas as estações, inclusive nos dias de frio extremo, afinal possui diversas substâncias minerais que auxiliam a pele a reter líquido. Por esse motivo, é um excelente calmante, anti-inflamatório e cicatrizante dermatológico.

O que é água micelar?

É uma fórmula que contém diversos compostos de moléculas, com função de limpar a pele como qualquer outro produto de qualidade. Porém, sua vantagem é que ela protege a cútis enquanto faz isso, ao contrário de algumas substâncias, que a agridem.

Isso acontece porque os demaquilantes e tônicos de higienização não possuem micelas, que são pequenas moléculas de limpeza responsáveis por equilibrar o PH da pele e deixá-la limpa e sem oleosidade excessiva, agindo de forma delicada. Ela é excelente pra livrar a pele de impurezas, resíduos de maquiagem e de outros cosméticos.

Sua fórmula especial não contém álcool, parabenos, corantes ou sabão, sendo indicada principalmente para peles delicadas, sensíveis a alergias.

No que as duas diferem?

Como você pôde notar, tanto a água micelar quanto a água termal são ótimas para a pele. Contudo, possuem diferenças.

A água micelar pode ser utilizada como demaquilante, mas essa indicação não pertence à água termal. Ela é mais recomendada como tonificante, podendo ser usada em seguida, para potencializar os cuidados da pele.

No quesito maquiagem, a termal serve para ser utilizada antes, para fixação do primer e deixar a pele mais suave. Já a micelar pode ser utilizada para retirar o cosmético, com a utilização de algodão, sem enxágue.

Benefícios das águas

Apesar de serem diferentes na composição e na indicação, ambos os produtos são compostos por água, líquido essencial para nossas vidas, e possuem inúmeros benefícios com a utilização frequente.

A água micelar é indispensável para peles ressecadas, pois combate essa sensação de forma delicada, sendo recomendada para todos os tipos de cútis, até as mais sensíveis. Por ser bem suave, é indicada inclusive para quem fez peeling ou tratamentos a laser. Isso tudo porque ela é uma mistura de água e óleo, com composição semelhante à nossa pele.

Ela traz muitos benefícios porque possui composição hidratante, que melhora a saúde da pele seca, mas também adstringente, que controla a oleosidade e mantém a pele saudável, sem acne.

Para obtenção dos benefícios, recomenda-se a utilização de água micelar com auxílio de algodão, em movimentos circulares sobre a cútis. Deve-se aplicar o produto duas vezes ao dia, sendo uma pela manhã, antes do protetor solar, e outra à noite, antes de dormir, para limpar a pele e deixar os poros respirarem.

E mais: por sua extrema suavidade, é possível utilizar a micelar inclusive nos olhos e lábios, dispensando o demaquilante, na maioria das vezes, excetuando-se uma maquiagem mais pesada.

Mas a água termal também possui benefícios, afinal, ambas são ótimas. Ela é retirada de rochas e é extremamente rica em zinco, selênio, ferro e manganês. Seu nome se deve ao fato de emergir na superfície com temperatura entre 35 a 58°.

Ela é responsável por tonificar a pele após a retirada de impurezas, ou então para aliviar a cútis do calor ou do ressecamento. Pode ser utilizada em peles sensíveis, ajudando a receber nutrientes e acalmar após tratamentos ou depilação.

Para obtenção dos benefícios, a água termal pode ser utilizada de duas a três vezes ao dia, sendo de preferência após a limpeza facial, que pode acontecer com a água micelar. Afinal, apesar de diferentes, ambas são benéficas e podem ser complementares.

X