Saúde Integral

06/02/2014 10h47

Água é fonte de vida!

Manter uma boa hidratação é um dos hábitos mais importantes no verão

Por Nosso Bem Estar

SONYAE/ ISTOCKPHOTO/ NBE
%c3%a1gua hidrata%c3%a7%c3%a3o

O ideal é tomar pelo menos 8 copos de água todos os dias

Verão, calor, praia... Tudo isso aumenta a temperatura do nosso corpo, que libera o suor para tentar equilibrar as coisas. Mas nesse processo perdemos água e sais minerais que são essenciais para o funcionamento do organismo. É importante repor constantemente, bebendo muito líquido! 

A água é o único líquido que, além de hidratar o organismo, limpa e não possui energia (caloria). Ela é importante para o bom funcionamento de todos os órgãos e é fundamental na respiração, circulação e digestão.

Eliminamos em torno de 2,5l de água por dia pela urina, fezes, respiração e transpiração. Precisamos tomar em média 8 copos de água por dia. Mas será que somente a água hidrata o organismo?

O suco hidrata também, é ótimo em vitaminas e minerais, mas possui o açúcar das frutas. Até mesmo o consumo excessivo de sucos e frutas podem levar ao aumento de peso.

Os chás ajudam sim na hidratação e quase não tem calorias se for consumido sem açúcar, mas existe o efeito nas ervas. Não devemos tomar mais que 3 xícaras de chá, da mesma erva, por dia, a não ser com orientação e acompanhamento de um profissional da área.

Fique atento

Em resumo, podemos sim hidratar o organismo com sucos e chás, mas não podemos esquecer da água. Ela tem que vir em maior quantidade ao longo do dia. E não pense que o refrigerante ou suco artificiais serão bem vindos na hidratação... Devido aos produtos químicos que possuem, eles devem ser evitados ao máximo.

 Os alimentos, principalmente frutas e vegetais, têm um papel importantíssimo na hidratação, pois através da nutrição podemos repor também os sais minerais. No verão fica muito mais gostoso ingerir saladas. Aproveite para melhorar o consumo de frutas e vegetais!

Muitas pessoas dizem que não tomam água por não sentirem sede. Mas esse é um grande erro. Quando sentimos sede significa que já estamos desidratando e o organismo está mandando um sinal para buscar água.

Se você não atender esse sinal o seu corpo aprende a trabalhar com menos água e diminui o seu metabolismo (energia que gastamos para viver). Isso dificulta o funcionamento do organismo e atrapalha quem quer perder peso.

Agora é levar a sua garrafinha de água geladinha e curtir tudo de bom que o verão proporciona! \o/

Fonte: A Nutricionista - www.anutricionista.com

X