Bem-estar

25/05/2017 06h30

Os 9 erros que minam o sono saudável

Uma qualidade de sono inadequada deixa você cansado, diminui sua resistência e pode até baixar sua fertilidade!

Por Nosso Bem Estar

Depositphotos | Pixabay
M31

Qualidade do sono é qualidade de vida

Mesmo quem não tem problemas para dormir pode, em alguma época da vida, sentir dificuldades para pegar no sono ou relaxar durante a noite. Como consequência de noites mal dormidas, aparecem gripes e resfriados, indisposição e cansaço, baixa fertilidade e pouca energia para as atividades do dia a dia.

Se você anda sentindo dificuldades para descansar, os vilões do seu sono podem estar em pequenos erros que você nem sabe que está cometendo! Confira na matéria de hoje quais são eles e mude sua rotina para conquistar um sono revigorante!

1. Luminosidade

Deixar alguma luz acesa, como o abajur lateral da cama, interfere profundamente na qualidade do seu sono. Nós precisamos da escuridão total para produzir a melatonina, hormônio super importante na manutenção dos ciclos de sono durante a noite.

2. Deixar a TV ligada

A TV consegue trazer dois problemas ao mesmo tempo: luminosidade e ruídos não contínuos. Mesmo dormindo, nosso corpo continua percebendo a luz através das nossas pálpebras e nosso cérebro continua captando os sinais sonoros do ambiente.

3. Deixar a janela aberta

Quem mora em grandes cidades pode ter o mesmo efeito negativo da TV se deixar a janela aberta. As luzes da rua, principalmente em dias encobertos, batem nas nuvens e é refletida de volta para o chão, clareado bastante a noite. O barulho dos carros, caminhões de lixo e outros ruídos noturnos também podem interferir na qualidade do seu sono.

4. Tomar muita cafeína durante o dia

A cafeína é uma substância que pode ficar no corpo por até 12 horas após a sua ingestão. Embora muita gente saiba disso, o que poucos se atentam é ao fato de que a cafeína está presente em uma série de outras bebidas além do café, como refrigerantes, chimarrão, chás e chás gelados. Ela interfere diretamente na nossa capacidade de adormecer e entrar nos estágios mais profundos de sono, por isso, evite consumir bebidas cafeinadas após o final da tarde.

5. Ingestão de álcool em excesso

Muito se engana quem pensa que o consumo de álcool ajuda a dormir. Embora você possa se sentir menos cansado e relaxado após alguns drinks, metabolicamente o sono de quem bebeu não é tão saudável como o de quem foi deitar sóbrio. O motivo? Precisamos de cerca de seis a sete ciclos completos de sono REM para descansarmos e nos sentirmos renovados pela manhã. O álcool no nosso metabolismo reduz esse número de ciclos para um ou dois.

6. Dormir com seu pet na cama

Por menor que ele seja, seu cachorro ou gato movimenta-se bastante durante a noite, interferindo na qualidade do seu sono. Além disso, seu cérebro se mantém alerta, pois sabe que seu bichinho está por perto e você dorme com medo de machucá-lo. Nossos pets também costumam acordar mais cedo do que nós, e a tendência é se mexerem e chamar seus donos para o café da manhã, tirando você mais cedo da cama.

7. Lanches noturnos

Grandes refeições exigem maior esforço no corpo para sua digestão. Evite, portanto, comer grandes quantidades de comida ou fazer refeições pesadas próximo do horário de sono.

Mas o que comer antes de dormir? Carboidratos liberam insulina quando são digeridos, substância importante no metabolismo da serotonina, ingrediente fundamental para uma boa noite de sono. Proteínas, por sua vez, têm o efeito contrário: no final do seu metabolismo, acabam diminuindo a produção de serotonina.

8. Colchão e travesseiros inadequados

Passamos 1/3 do nosso dia deitados e ainda assim insistimos em não investir na melhor cama que nosso corpo merece. E aqui não estamos necessariamente falando da cama mais cara. O colchão ideal é aquele que dá a sustentação correta para o peso do seu corpo. Já o travesseiro perfeito só pode ser indicado após um especialista avaliar a sua altura e a largura dos seus ombros. Existem excelentes produtos no mercado hoje. Pesquise!

9. Posição errada durante a noite

A nossa postura durante o sono é tão importante quando a que adotamos no escritório, na frente do computador. O ideal é nos deitarmos de lado, de forma que a altura do travesseiro deixe que nossa coluna fique totalmente alinhada. Entre os joelhos, o ideal é ter um travesseiro de cabeça ou de corpo, pois ele ajuda a ficarmos retos durante toda a noite. 

Você tem alguma dica para melhorar a qualidade do sono? Compartilhe conosco nos comentários!

X