Beleza

23/05/2017 06h30

Enxergando bem

Você sabia que existem óculos que ficam melhor conforme o formato de seu rosto?

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Pexels
M11

Óculos certo resulta em conforto, saúde e beleza

Algumas pessoas demoram certo tempo para se dar conta de que não estão enxergando tão bem quanto deveriam. Mas depois de perceber que precisam de óculos ou lente de contato, notam o quanto estes auxílios são essenciais para manter a qualidade de vida.

No entanto, na hora de escolher a armação dos óculos podem surgir várias dúvidas tanto relacionadas à estética quanto ao conforto da visão. Veja, no artigo de hoje, um pouco mais sobre os diferentes tipos de óculos e lentes de contato e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Óculos ou lentes de contato: o que é melhor para você?

A primeira questão a considerar ao escolher entre os óculos ou uma lente de contato é o grau do seu problema oftalmológico. Por isso, para saber o que vai funcionar melhor, é preciso consultar o oftalmologista e pedir a opinião profissional sobre o assunto.

Às vezes, os óculos não bastam para quem possui problemas mais graves e, nestes casos, o uso de lentes não é opcional. Em outros, porém, pode-se optar tanto pelos óculos quanto pelas lentes ou, até mesmo, pelos dois. É importante analisar muito bem as opções prezando sempre pela sua qualidade de vida e conforto antes de pensar em questões estéticas.

Os melhores óculos para cada tipo de rosto

Se você definiu por usar óculos, o próximo passo é escolher uma armação. Claro que, aqui, a questão estética é importante, mas também é preciso pensar no conforto da armação quando colocada em seu rosto. Afinal, este é um acessório que vai fazer parte do seu dia a dia e não pode se tornar um inconveniente.

Na hora de escolher a armação dos seus óculos, você pode levar em consideração algumas dicas que dizem respeito ao formato do rosto. Por exemplo:

  • Rosto quadrado: quem possui o rosto neste formato pode suavizar as linhas bem demarcadas com armações arredondadas ou em formato oval, que tirem o foco da parte de baixo do rosto. Os modelos em cores mais discretas e com a parte frontal mais delicada costumam funcionar melhor para quem tem o rosto neste formato.

 

  • Rosto redondo: os rostos no formato arredondado costumam combinar com armações que contrastam com sua forma. Por isso, experimente armações quadradas ou retangulares que não sejam mais largas que o formato do rosto, evitando hastes muito decoradas ou chamativas.

 

  • Rosto oval: muitos consideram o rosto no formato oval o mais versátil, já que combina com diferentes estilos de armação. Porém, a dica é evitar os modelos que imitam o formato do maxilar e que sejam muito grandes ao ponto de limitar a expressão facial.

 

  • Rosto triangular: mais uma vez, a ideia é equilibrar por meio de contrastes. Portanto, se você tem rosto triangular, é provável que fique melhor com modelos de óculos redondos ou o clássico aviador, que possui as laterais bem arredondadas. O modelo gatinho também é outro clássico que costuma cair bem.

 

Vale lembrar que quem precisa de lentes muito pesadas precisa de armações mais firmes, que sustentem o peso delas de forma equilibrada no rosto. Preste atenção neste detalhe!

Como escolher os óculos de sol

Ao escolher um óculos de sol, leve em consideração os mesmos critérios dos de grau. No entanto, alguns cuidados básicos precisam ser tomados, como:

  • Sempre preze pela qualidade das lentes! Não compre óculos cuja origem delas não é conhecida ou que não prometem proteção oftalmológica. Produtos de baixa qualidade podem afetar sua visão no longo prazo e causar sérios problemas na retina.

 

  • Não basta ser bonito, tem que ser confortável: ao experimentar um modelo de óculos, analise se ele aperta atrás das orelhas, se ao sorrir ele toca as maçãs do rosto e a posição em relação às sobrancelhas – eles podem cobri-las, mas deve, acima de tudo, ficar harmônico com elas.

 

  • Decida a importância de ter lentes de grau nos óculos de sol: dependendo do seu problema na visão, você pode optar por modelos de óculos de sol com lente de grau para ficar mais confortável no dia a dia e abrir mão de lentes de contato. Analise se este é um bom investimento para o seu caso!

 

Quer ler mais dicas de saúde e estilo de vida? Então acesse nosso Portal e fique por dentro!

 

X