Bem-estar

25/04/2017 06h30

Clima seco x clima úmido - Prepare-se!

Saiba o que fazer para cuidar de sua saúde frente às mudanças climáticas e variações de temperatura que acontecem no outono

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Public Domain Pictures
M12

Passe pelas mudanças do clima

Na primavera e no outono, as mudanças climáticas são bruscas. Pela manha e à noite normalmente o tempo está mais fresco, porém durante o dia as temperaturas costumam aumentar. O clima também muda, estando mais seco ou mais úmido do que o agradável. Que cuidados você pode ter com sua saúde? Confira.

Transição entre as estações

O outono (bem como a primavera) é uma época de transição entre o verão e o inverno. Assim, a mudança brusca de temperatura é um fato e essa instabilidade climática pode provocar baixa imunidade, facilitando a chegada de problemas inflamatórios e alérgicos.

Vírus e bactérias oportunistas

A mudança climática pode derrubar as nossas defesas, então vírus e bactérias oportunistas que já estavam no nosso organismo o atacam e provocam doenças desagradáveis, como, gripes, resfriados, sinusite, rinite, pneumonia etc.

Os idosos e as crianças são mais propensos a sofrer com esse clima, mas todos podem ser vítimas dos microrganismos, então as atitudes abaixo devem ser tomadas - sem restrição de idade.

O que fazer para sentir menos as mudanças climáticas

  • → Evite a permanência em lugares fechados, especialmente se estiverem repletos de gente;
  • → Sempre que possível deixe as janelas abertas, para que o ar possa circular entre os ambientes;
  • → Ao sair no tempo frio, se estiver em um local aquecido, cubra o nariz e a boca com um lenço ou cachecol, para proteger suas mucosas da mudança brusca de temperatura. O choque térmico pode provocar ou piorar alergias, como rinite. Além disso, é recomendável se vestir com casacos ainda dentro dos cômodos quentes, não deixando para se agasalhar somente ao sentir frio;
  • → Quando a temperatura for baixa, procure ligar aquecedores no ambiente. Porém, para umidificar o local, coloque ao lado do aparelho uma bacia contendo água;
  • → As roupas de inverno e também peças como mantas e cobertores devem ser lavadas antes do uso. Assim, evita-se a proliferação de ácaros e outros microrganismos.
  • → Mantenha uma alimentação equilibrada também quando o clima estiver ora seco, ora úmido, porque essa prática evita a queda da imunidade. Ingira com parcimônia os alimentos gordurosos e calóricos, típicos dos dias frios, preferindo pratos que contenham quantidade moderada desses grupos alimentares;
  • → Beba muita água, mesmo que você não sinta sede. Assim o organismo resiste às mudanças climáticas, especialmente em tempo seco. A água pode ser alternada com chás, sucos naturais de frutas e/ou verduras, água de coco e ingestão de frutas suculentas. Não é preciso beber muito por vez, o ideal é que você carregue sempre consigo uma garrafa de líquido e dê pequenos goles ao longo do dia, repondo-a constantemente;
  • → Durma bem. Ter um sono de qualidade por pelo menos oito horas por dia é essencial para repor nossas energias e manter as nossas defesas preparadas. Para tanto, deixe cobertas na cama, aqueça o ambiente, use umidificador e tome atitudes para repousar melhor, evitando a insônia;

 

As mudanças de clima pioram alergias

As pessoas que mais sofrem tanto com o clima seco e como com o excessivamente úmido são os idosos, as crianças e os portadores de alergias. As mudanças climáticas pioram a situação, então as atitudes sugeridas acima visam à minimização e o combate aos sintomas.

Recomenda-se manter o nariz sempre hidratado com soro (cloreto de sódio ou de magnésio), que alivia a sensação de secura. É interessante também aprender a fazer a lavagem do nariz utilizando água morna com uma colheirinha de sal. Existem produtos como a Lota que facilitam esse procedimento.

Lave sempre as mãos

Além de tomar as atitudes recomendadas anteriormente, recomendamos que as mãos sejam lavadas com água corrente e sabonete com frequência, incluindo álcool gel para finalizar a higienização.

A contaminação é evitada com essa precaução, especialmente quando se tocam objetos, apertam as mãos ou compartilham itens. O hábito deve ser um costume diário, independente da estação, especialmente antes das refeições.

Atitudes para a saúde

O clima seco e também o úmido podem causar desconfortos e doenças na população, então adotem os cuidados que mencionamos, pois eles podem garantir a sua saúde, independente da estação. 

X