Crescimento pessoal

06/04/2017 06h30

Tudo, tudo vai dar pé

Conheça o que a força do pensamento positivo pode fazer, facilitando o alcance de objetivos e a realização de metas

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Maxpixel
M33 1

Inteligência Emocional

Será que o pensamento positivo ajuda mesmo? Ser otimista pode atrair situações boas? Pode apostar que sim. É fato que livros e filmes de autoajuda são um sucesso. Por quê? Porque pensar de forma otimista torna a vida melhor. E mais: isso colabora com a sua saúde e o seu bem-estar, segundo algumas pesquisas cientificas.

Resultado de pesquisas

O Centro Médico da Universidade de Duke (EUA) fez um estudo com 2.618 pessoas, de ambos os sexos, e concluiu que pensar positivamente pode tornar a vida mais saudável.  O grupo respondeu algumas questões sobre as expectativas de vida e quinze anos depois, quem agiu de forma otimista possuía 24% menos chance de sofrer complicações cardíacas.

Resultado semelhante foi obtido por uma pesquisa feita em Boston, também nos Estados Unidos. Vários homens foram analisados durante doze anos, controlando suas emoções, tanto as negativas quanto as positivas. Dos que possuíam mais autocontrole, apenas 6% sofreram com problemas de coração, enquanto o grupo dos que se abalaram com os fatos teve 14%.

Como exercitar esse poder

Todos nós temos esse poder, ou seja, de ter pensamento positivo frente às situações da vida. É preciso deixar de lado o pessimismo, pois é fato que ele influencia os resultados. Da mesma forma é necessário perder a insegurança, a sensação de incapacidade e o medo de que algo saia errado. A mudança está em suas mãos, acredite.

Entenda que o otimismo é como um músculo, ambos precisam ser exercitados constantemente. Para que isso aconteça, tome decisões. Seja quem controla seus pensamentos e atitudes, não deixando-os ao acaso ou na responsabilidade de outras pessoas.

Seja uma pessoa otimista e se afaste de quem não é, pois as energias negativas podem influenciar um ambiente, assim como o pensamento positivo. Quem é confiante possui alto astral e contagia a alegria no local.

Ao olhar-se no espelho todas as manhãs, acredite que você é especial, mesmo com suas imperfeições. Elogie-se e creia no que você está dizendo.

Que tal mudar alguns aspectos de sua rotina? Se algo não te faz bem, é hora de iniciar novos hábitos! Vá ao trabalho de bicicleta ou a pé, faça caminhadas no parque ao amanhecer ou entardecer, mude seu visual, conheça pessoas, aprenda algo novo, tenha um hobby, enfim, seja proativo e descubra o que te faz feliz, substituindo a atividade em vez de reclamar que algo te incomoda. Com isso, você vai aprender a traçar objetivos e metas para cumprir.

Não tenha medo de questionar. Ao invés de ter pensamento positivo, muitas pessoas aprendem a se acomodar com as situações ruins e não procuram mudar a situação. Se algo não estiver bom, não tenha receio de querer mudar, perguntando-se o que pode ser feito. Ao tomar decisões, acredite que elas renderão frutos.

Modifique sua imagem mental. Olhe ao seu redor. Faça a sua parte, mesmo que seja algo pequeno. Não desanime!

Treinamento para toda a vida

É fácil ter pensamento positivo? Claro que não! Reclamar faz parte da natureza humana: se choveu, se fez frio, se está calor, etc., sempre é motivo para reclamações.

Mas isso não quer dizer que seja algo impossível. É preciso projetar a mente com precisão e força, concentrando-se naquilo que você quer. A concentração é a chave. O sucesso será garantido pela soma dos seus esforços, todos os dias. É um treinamento contínuo.

Pensamento mais ação

Obviamente é preciso ter ação em conjunto com o otimismo para a realização das metas, pois pensamento positivo por si só não faz milagres. Eles precisam estar sempre juntos, pois é na ação que entra o positivismo. É necessário trazer energias boas em todas as atividades, pois de nada adianta você iniciar um curso já sabendo que não conseguirá estudar para aprovação ou que desistirá na primeira dificuldade.

Busca da inteligência emocional

Por todas essas estratégias, é possível desenvolver-se e aumentar sua inteligência emocional. É um trabalho contínuo, que exige dedicação, mas que traz resultados incríveis e aumenta a saúde e o bem-estar. Comece agora mesmo a sua mudança! Se está difícil, procure apoio. Profissionais da área da psicologia e das terapias complementares podem te ajudar.

 

Referência do estudo:

https://www.tecmundo.com.br/ciencia/18673-a-ciencia-explica-o-poder-do-pensamento-positivo.htm

X