Família

04/04/2017 06h30

Mães em ação

Saiba o que fazer para auxiliar outras mães em situações semelhantes a sua e receber dicas valiosas sobre cuidados de filhos

Por Nosso Bem Estar

Pixabay | Flicker
M11 1

Uma ajudinha para o desafio de ser mãe

Você está passando nesse momento de sua vida pelo desafio de ser mãe? Existem algumas situações onde atitudes podem ser tomadas para facilitar a convivência e a rotina de todos. Conheça o que você pode fazer para ajudar as mães do seu convívio.

Não julgue birras

A primeira dica é valiosa. Atire a primeira pedra quem nunca julgou uma birra alheia, quando a criança do próximo criou o maior caos em público. Isso poderá acontecer com o seu filho também, então você ajudará somente ao não fazer julgamentos precipitados. Se quiser ajudar mais essa mãe, dê um sorriso de empatia ou uma palavra de conforto. Evite cara feia!

Apoie mudanças

Você presenciou alguma situação incômoda com outra mãe e seu filho, indignou-se, mas não sabe o que fazer para ajudar? Uma palavra de conforto é excelente, mas será ainda melhor se você participar.

Mesmo que seja algo pequeno, por exemplo, um prego exposto em um brinquedo do playground, tome atitude e aja. Com certeza você gostaria de apoio se fosse algo com você e seu pequeno.

Ofereça ajuda

Uma atitude muito importante, mas por vezes esquecida, é o simples oferecimento de ajuda à mãe de um recém-nascido. Você passou por isso, então sabe o quanto é exaustante se ajustar a nova rotina.

Você pode ajudar a nova mãe em pequenas situações, mas que serão valiosas para ela, como a limpeza da casa, o pagamento de contas, o saque de dinheiro ou fazer compras no supermercado.

Dê colo, comida ou distração

Você também pode auxiliar a mãe de um bebê nos cuidados com ele, para que ela possa realizar algumas atividades. Para ela, pode ser difícil até mesmo tomar um banho ou pentear os cabelos, então você pode dar colo ao bebê, levar papinha a sua boca ou até mesmo distraí-lo por alguns minutos.

Com certeza a mamãe ficará muito grata por seu gesto e o bebê mal perceberá que sua mãe se ausentou por pouco tempo.

Dê a preferência

Se você quiser ajudar a mamãe de alguma forma, mas não a conhece ou tem pouca intimidade com ela, simplesmente dar a preferência é algo digno de gratidão.

Na maioria dos lugares há fila preferencial para portadores de crianças de colo, mas em algumas situações isso não acontece, como na fila do restaurante, do estacionamento, etc. Faça a sua parte, provavelmente ela e seu filho estão cansados e precisam ir para casa com mais urgência do que você.

Criticar mau comportamento

Você é mãe, então sabe que as crianças, por mais educadas que possam ser, farão algo que tirarão você do sério algumas vezes. Então, não critique o mau comportamento do colega de escola do seu filho, pois educar um filho é algo muito desafiador.

Enxergue a situação com olhos de mãe, evitando desentendimentos se for chamada na escola por conta de algum aluno que o ofendeu.

Apoie suas colegas de trabalho

Qual é a mãe que nunca faltou ao trabalho por conta de alguma situação envolvendo seus filhos? Por este motivo, para auxiliar as mães que trabalham com você, não as critique quando elas precisarem se ausentar.

Todas as mamães têm direito ao auxílio-maternidade e a licenças para tratamento de saúde de seus filhos. Não veja isso como uma oportunidade para ela não trabalhar ou para deixar mais serviço para você. Nunca se sabe quando a situação se inverterá.

Ouça e console

Foram sugeridas várias opções para você auxiliar mulheres de sua convivência, conhecidas, amigas ou parentes. A última, mas não menos importante, é: ouça e console.

Às vezes, o que essa mãe está precisando é de alguém que a ouça. E mais: que a console após ouvir tudo o que ela precisa dizer. Desabafar é importante, principalmente com alguém que não vai julgar o que foi dito. Seja essa pessoa que abraça, apoia e não critica, mesmo que não concorde com a situação.

Atitudes para todos

Nossas dicas servem especialmente para mamães ajudando mães, pois ambas passaram pelas mesmas situações, mas todos podem auxiliar no cuidado dos bebês, facilitando essa desafiante tarefa que é zelar pela vida de um pequeno.

X