Bem-estar

07/03/2017 07h30

Os 5 melhores alongamentos para fazer em qualquer lugar

Veja e anote estes alongamentos simples e fáceis que trazem benefícios físicos e também mentais.

Por Nosso Bem Estar

Pixabay
Esticar o corpo 2

Alongar o corpo também ajuda a relaxar a mente

Seja durante o dia, ou depois da prática de exercícios físicos, esticar-se e alongar o corpo é importante por uma série de motivos: ajuda a prevenir lesões, alivia dores, faz os líquidos corporais fluírem melhor, melhora a circulação e aumenta a flexibilidade. Mas além dos benefícios físicos, alongar-se também faz bem para a mente, que fica mais relaxada depois de uma série de alongamentos.

Não é a toa que existem práticas que se consagraram em torno dos alongamentos e foram desenvolvidas como forma de exercitar o corpo e a mente. O Pilates e a Yoga são alguns exemplos. Outro ponto positivo dos alongamentos é que eles são fáceis de praticar, podendo ser feitos em qualquer lugar onde haja espaço e a estrutura mínima necessária para cada um. Veja alguns dos melhores alongamentos para manter a forma física e mental – e que podem ser feitos no conforto da sua casa.

Os melhores alongamentos para fazer em qualquer lugar

Logo depois de acordar, depois de praticar exercícios ou antes de dormir são momentos ideais para alongar-se. Procure segurar cada alongamento por pelo menos 30 segundos e repeti-los em séries intercaladas, se achar necessário.

1 – Com os pés apoiados no chão, incline o corpo para frente até encostar as mãos no chão e formar um triângulo cujos extremos serão seus pés, mãos e quadril. Certifique-se de que seus dedos das mãos estão abertos, que os calcanhares estão apoiados no chão e que suas costas estão retas. Mantenha a cabeça entre os braços sem deixá-la solta. Esta posição ajuda a aliviar dores nas costas e tensões por todo o corpo.

2 – Em pé, deixe os pés juntos e eleve os braços sob a cabeça. Junte as mãos, e aponte os dedos indicadores para cima, elevando-as lentamente, inspirando até chegar à posição máxima. Expire inclinando o corpo para a esquerda, e então respire de forma curta 5 vezes. Em seguida, faça o mesmo no lado direito e repita.

3 – Sente-se no chão com as solas dos pés juntas e os joelhos abertos para os lados. Segure os dois pés com as mãos e, lentamente, curve o corpo para frente até o ponto em que achar confortável. Segure na posição por, pelo menos, 1 minuto.

4 – Deite-se no chão com os joelhos flexionados, pés no chão e mãos ao lado do corpo. Estenda a perna direita para frente e, em seguida, lentamente levante o quadril até fazer uma ponte. Certifique-se de que a postura da coluna se mantenha reta e segure por 30 segundos. Repita o procedimento 3 vezes, intercalando com a outra perna.

5 – Para alongar o pescoço, região em que muita gente sente tensões, basta seguir alguns passos simples. Sente-se em uma cadeira com a postura ereta e em seguida:

  • Abaixe o queixo em direção ao peito. Sinta a flexão e segure por 15 segundos.
  • Incline a cabeça para trás o máximo que conseguir. Segure por 15 segundos.
  • Incline a cabeça para o lado esquerdo. Sinta o músculo alongando e segure por 15 segundos. Repita o mesmo procedimento no outro lado.
  • Ainda sentado, coloque os braços para frente e encaixe as mãos uma em cima da outra. Mantenha os braços erguidos horizontalmente e então abaixe a cabeça, levando o queixo em direção ao peito. Segure por 15 segundos.

 

Logo após realizar os exercícios de alongamento você vai se sentir mais relaxado e pronto para retomar suas atividades do dia a dia. Procure incorporar os alongamentos na rotina para ter uma vida mais saudável e se sentir cada vez melhor consigo mesmo!

Quer ver mais dicas de saúde e bem-estar? Então continue acompanhando nosso Portal e fique por dentro!

X