Crescimento pessoal

01/03/2017 07h30

Gratidão

Aprenda a cultivar esse sentimento diariamente e seja mais feliz

Por Nosso Bem Estar

Flickr | Wikimedia
Gratidao 1

Gratidão - Sentimento forte e poderoso

As pessoas, erroneamente, costumam focar em suas mágoas, pensamentos negativos, frustrações e desapontamentos. É comum criarem expectativas nos outros e, quando elas não são atendidas, o sentimento é de decepção. E isso faz muito mal.

A gratidão é um sentimento forte, uma energia que tem o poder de curar tudo o que é negativo. Por ela, podemos evoluir e ser mais felizes.

Sem necessidade de reciprocidade

Quando dizemos obrigado a alguém, a própria palavra induz a pensar que essa pessoa está na obrigação de nos retribuir aquele favor, aquela gentileza. Porém, quando somos gratos, não estamos barganhando favores ou gestos positivos das pessoas.

Isso é verdadeiro porque a gratidão é uma forma de perceber o que há de bom no mundo e nas outras pessoas. Por ela, enxergamos o lado bom da vida. O grande benefício de ser grato é que isso acontece de graça, pelo cultivo desse sentimento no dia a dia, transformando-o em ações para si e para os outros. A gratidão gera felicidade e bem-estar.

Gratidão diante do sofrimento

É muito importante que você saiba que a gratidão pode e deve ser um sentimento cultivado também quando estamos passando por situações de sofrimento. É como aquela história de tirar algo positivo de algo ruim.

Se você está envolvido numa batalha, como por exemplo, uma doença na família, aparentemente pode parecer mais difícil querer ser grato pela vida. Porém, a experiência mostra que demonstrar gratidão nos faz entender melhor o sentido de tudo o que passamos em nossa existência.

Então é possível sim ser grato mesmo quando nada está dando certo.  Esse sentimento positivo diante da vida a e das circunstâncias torna as pessoas mais otimistas o que faz com fique mais fácil superar obstáculos.

Como cultivar a gratidão

Se você não sabe como cultivar a gratidão em sua vida, saiba que não é algo difícil de fazer. Na verdade, ela está nas coisas mais simples da vida. Confira uma forma de ser grato:

Relaxe, posicionando-se em um assento confortável, e procure concentrar-se. Então, reviva um momento bom que aconteceu em sua vida. Não importa que esse episódio tenha acontecido há muito tempo. Se ele te fez bem, recorde-o.

Mas faça isso de maneira bem completa: sinta-se novamente naquele lugar; concentre-se nos cheiros do ambiente, nas cores, nas emoções, nos gestos, etc. Viva-o com exatidão em sua mente.

Agora, faça para si essas perguntas:

  • Qual é o sentimento que tenho sobre esse dia?
  • O que me causou tanta felicidade?
  • Sou grato pelo que vivi?
  • Quem me proporcionou alegrias nesse dia?
  • Quem compartilhou comigo esses momentos bons?
  • Como demonstrei gratidão por ter vivido esses instantes?

 

Prática de gratidão

É interessante desenvolver o hábito de praticar a gratidão. Uma forma muito potente de fazer isso é ter uma espécie de diário, um caderno mesmo, e regularmente, ao final do dia, escrever tudo pelo que você é grato naquele dia.

Além de ser grato por algo ou alguém, podemos avançar e fazer algo de bom. Podemos fazer para quem nos proporcionou a alegria, mas também podemos estender a gratidão para o mundo. Não tenha limites para expressar a sua felicidade para os outros.

Dessa forma, o cérebro entende que deve trabalhar para encontrar caminhos que levem à felicidade e ao sucesso. Gestos de gratidão levarão a outros, assim como gentileza gera gentileza. É um círculo virtuoso do bem. Cada gesto de bondade que for ligado a outro movimentará positivamente a energia do universo.

Agradecimentos x pedidos

Quando as pessoas fazem suas orações diárias, normalmente pedem mais do que agradecem. O mesmo acontece quando pedimos algo a alguém que nos auxilia, como uma secretária. É melhor expressar gratidão antes dos pedidos. O agradecimento deve vir sempre antecipado, pois gera aceitação, reconhecimento e orgulho de si mesmo. Siga esses caminhos para cultivar esse sentimento e ser mais feliz.

X