Família

14/02/2017 07h30

Volta às aulas com saúde!

Saiba o que colocar na lancheira do seu filho

Por Nosso Bem Estar

Flickr
Volta as aulas 1

Importantes escolhas na volta as aulas

Com o ano letivo de 2017 iniciando, muitas mamães começam a se preocupar sobre a merenda de seus pequenos. Às vezes há tempo para dedicar-se à merenda, mas falta criatividade. Para ambos os casos, nossas dicas de alimentos saborosos e saudáveis que podem ser colocados na lancheira do seu filho podem servir.

Evite os petiscos industrializados

Nem sempre sobra tempo para investir em uma alimentação nutritiva para os pequenos. Por isso, muitas mães apelam para petiscos industrializados, ricos em açúcar e pobres em calorias.

Pra não cair na tentação dos alimentos prontos, é preciso agir com antecedência na preparação do lanche escolar. As lancheiras devem conter, de preferência, proteínas, hortaliças e carboidratos.

Por esse motivo, recomenda-se a escolha de uma lancheira térmica, que aumenta as opções de merenda sem comprometer sua conservação.

Procure incluir esses lanches nutritivos no cardápio diário da família. Se as crianças não virem seus pais alimentando-se de forma saudável, não vão querer ingerir esses itens.

Se você não tiver tempo durante a semana para o preparo da merenda, nossa orientação é preparar no sábado ou no domingo e congelar o lanche já separado em porções.

Os grupos alimentares essenciais

O grupo das proteínas é bem farto de opções, como leite, queijo, iogurte, atum ou frango (no sanduíche, por exemplo).

Frutas, verduras e legumes são alimentos regulares e devem ser consumidas de três a cinco porções diárias. Envie tudo cortado ou picado, para que a criança não tenha de usar faca. A maioria dos pais envia maçã e banana, mas você pode variar e incluir uva, morango, melão, melancia e cenoura baby.

Os carboidratos são fornecedores de energia para o organismo, por isso os pequenos precisam alimentar-se com quantidades deles em seus lanches gostosos e saudáveis. Você pode fazer sanduíches com pão integral ou então enviar biscoitos salgados ou ricos em cereal ou ainda bolos caseiros.

Os sanduíches feitos com embutidos não são recomendados porque esses frios são processados e ricos em conservantes, corantes, sódio e realçadores de sabor. Por isso sugerimos prepará-los com proteínas saudáveis (frango, atum ou queijo).

Ainda temos outras dicas para o sanduíche dos pequenos, que podem conter patês de cenoura, ovos, pepino, ricota, cream cheese ou queijo cottage. Prepare a mistura no processador, embalando os lanches em papel alumínio.

Os bolos caseiros podem ser preparados com farinha integral ou aveia, trocando o açúcar refinado por mascavo. Faça receitas deliciosas com chocolate, limão, cenoura, etc.

Os mix de nozes também são ótimos petiscos para o lanche das crianças, basta que você os coloque em uma embalagem bem fechada (pode ser um pacote plástico). O mesmo vale para as frutas desidratadas.

E os líquidos?

Dê preferência para sucos naturais, feitos em casa, mas com menor potencial de oxidação, já que não serão consumidos imediatamente, como é recomendado. As melhores opções são goiaba, acerola, maracujá e abacaxi.

Apesar de perderem um pouco dos nutrientes, ainda são bem melhores do que os sucos industrializados, então você pode apostar seguramente neles, desde que sejam armazenados em garrafas térmicas e consumidos em três horas após o preparo.

O suco de uva integral também é excelente ou os tipos vendidos em supermercado, desde que sejam feitos de polpa. Você até pode comprar sucos de caixinha se prestar bem atenção aos rótulos e descartar os que contenham açúcar, sódio, corantes e conservantes.

As crianças também podem bebem iogurte, que não perde sua conservação ideal se estiver acondicionado em lancheira térmica e se você tomar uma precaução: congele-o, retirando-o antes de ir para a escola. Até a hora do recreio a bebida estará pronta para consumo e se manterá gelada.

Só quer guloseimas!

Se a sua criança insistir em não levar lanches nutritivos, converse com ele e explique a importância de uma alimentação saudável. Separe os mesmos ingredientes para o seu lanche, pois o exemplo é fundamental.

E negocie com seu filho: a cada dez dias, ele pode levar um doce, por exemplo: duas bolachas sem recheio ou um pão recheado com geleia.

E bom retorno as aulas! Bem alimentado e feliz!

 

X