Saúde Integral

07/02/2017 09h00

Distância deles!

Os sucos industrializados estão com excesso de açúcar. Cuidado!

Por Nosso Bem Estar

COMUGNERO SILVANA/ADOBE STOCK /NBE
Sucos distancia deles

Excesso de açúcar nos sucos industrializados

Um dos segredos para se alimentar bem e ter uma rotina mais saudável é consumir alimentos não industrializados. Priorize a comida “de verdade”, preparada a partir de ingredientes naturais. Esta é uma das formas mais gostosas de se manter saudável. Afinal, todo mundo sabe que uma comidinha feita em casa, com cuidado e afeto vai ser sempre mais especial do que qualquer prato produzido industrialmente, com poucos, ou nenhum, componentes naturais.

Ao mesmo tempo em que mais pessoas tomam consciência disso, a correria da rotina nos faz buscar alternativas fáceis de manter a saúde. É aí que entram alguns vilões disfarçados, como os sucos industrializados.

O excesso de açúcar nos sucos industrializados

Há hoje no mercado uma infinidade de sucos de frutas que se dizem saudáveis e que possuem algumas vitaminas e, às vezes, alguma porcentagem real de propriedades da fruta. No entanto, a grande maioria deles possui açúcares e conservantes que, quando consumidos em excesso, são altamente prejudiciais à saúde.

É o que provou uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor. O estudo analisou algumas das mais populares marcas de sucos vendidos em supermercados revelando a pobreza nutricional destes produtos. O grande problema é que eles são frequentemente vendidos e divulgados como opções saudáveis.  Muita gente acaba comprando por achar que estão escolhendo uma boa alternativa a refrigerantes e outras bebidas.

O grande problema destes sucos são os conservantes, os corantes, aromatizantes e a alta quantidade de açúcar – que, não raro, é maior do que a de algumas marcas famosas de refrigerantes.  A melhor forma de não cair nessa armadilha é sempre optar por sucos que são, de fato, naturais, feitos com a fruta fresca – ou com polpa – sem açúcar e outros aditivos.

sucos naturais de verdadeSucos naturais de verdade

Os sucos feitos com frutas frescas, além de ser muito mais gostosos, mantêm os nutrientes e vitaminas dos alimentos. O ideal é que sejam consumidos assim que feitos para que as propriedades não se percam.

As receitas de sucos são infinitas e vale usar a criatividade para combinar as suas preferidas. Procure evitar adoçantes, mas se não quiser abrir mão deles, prefira mel e açúcares menos industrializados, como o açúcar mascavo.

Também vale incrementar o suco com outros ingredientes saudáveis, como farelo de aveia (para aumentar a quantidade de fibras), farinha de linhaça, semente de chia, substituir a água por algum chá diurético (como o chá verde ou branco) ou água de coco e incrementar com especiarias como gengibre, que, além de muito saudável, dá um gostinho especial à bebida.

Quer ver mais dicas de saúde e bem-estar? Então acompanhe nosso portal e não perca nenhum artigo!

X