Beleza

01/02/2017 17h00

Dicas para um verão saudável

Veja como ter um bronzeado natural de forma saudável, e saiba os melhores horários para exposição ao sol, além de sugestões de alimentos que prolongam a cor.

Por Nosso Bem Estar

WACKERHAUSEN/STOCKPHOTO/NBE
Dicas para um verao saudavel

Alguns cuidados são vitais para uma pele saudável

O verão está a todo vapor e muitas pessoas se expõem ao sol em busca do tão sonhado bronzeado. O que poucos sabem é que nós só ficamos bronzeados porque esta é uma reação do organismo contra os raios ultravioleta.  As células protetoras migram para a superfície da pele, produzindo mais melanina, a substância que escurece a cútis. Interessante, não?

Para que sua pele se mantenha bonita e saudável, conheça nossas dicas.

Horários propícios

Não é porque você deseja bronzear sua pele que poderá descuidar-se da saúde. A precaução de horários continua a mesma, antes das dez horas e depois das dezessete, sempre com aplicação de protetor solar (o bronzeamento não é impedido pelo produto).

A pessoa que se expõe ao sol no período onde os raios ultravioleta estão mais fortes poderá causar danos à cútis, além de sofrer envelhecimento precoce e aumentar as chances de câncer de pele.

Recomendamos que se exponha por pouco tempo aos raios solares (quinze minutos por dia, uma a duas vezes por semana), sempre dentro do horário prescrito e com proteção. A pressa é inimiga do bronzeamento, então não é indicado passar várias horas ao sol de uma vez só.

A prevenção de manchas

Para que seu bronzeamento natural fique uniforme e sem manchas, não faça depilação antes de se expor ao sol. O ato de depilar aumenta a sensibilidade da pele, aumentando também os riscos de alergias.

Recomenda-se que haja uma esfoliação com dois dias de antecedência (quando poderá ser feita a depilação), para retirada das células mortas. Isso favorece o bronzeado e evita o surgimento das manchas.

Atenção: a esfoliação só é válida quando a pele que ainda não foi exposta ao sol. Se houve bronzeamento, mesmo que por pouco tempo, pode haver danos ao tratamento.

Cuidados pós-sol

Para se conseguir um bronzeamento natural, bonito e saudável é necessário todo um cuidado, como você já percebeu. A atenção não acontece só durante o processo, mas deve ser feito também após a exposição solar.

Os cuidados pós-sol previnem o ressecamento da pele, pois o sol não deixa de ser uma espécie de “agressão”, mesmo dentro dos limites informados. Para tanto, recomenda-se tomar banho morno e rápido, sendo que após deve ser passado hidratante com substâncias calmantes.

Todo o corpo deve ser hidratado, especialmente as áreas mais ressecadas naturalmente, como joelhos e cotovelos. Aqui vale também usar óleo de banho, em substituição ao hidratante. Ambos os produtos devem ser passados em forma de massagem.

A hidratação também deve ser feita com água, bebendo-se pelo menos os dois litros diários indicados (de preferência um pouco mais).

O uso de acessórios

O uso de óculos solares é recomendado em todos os dias, mesmo que o dia não esteja ensolarado. E mais: use chapéu ou boné para proteger os olhos, não passe protetor solar nesta região.

Alimentos para prolongar o bronzeado

Se você conquistou um bronzeado natural e uniforme, com certeza vai querer prolongar a cor pelo máximo de tempo possível. Isso é facilitado pelo consumo de frutas e verduras ricas em betacaroteno, nutriente presente na cenoura, no tomate, enfim, nas hortaliças de cor laranja e vermelha.

Recomenda-se a ingestão de três a cinco porções desses alimentos por dia, de preferência consumir uma porção em torno de vinte minutos antes da exposição solar.

E mais: um suco que contém laranja, folhas verdes, beterraba e cenoura, além do benefício citado acima, ainda protege o corpo contra os raios ultravioleta. Além desses alimentos, prefira aqueles que contenham ômega 3, que auxiliam a absorção de betacaroteno: azeite, linhaça, nozes, peixes, abacate.

Substâncias calmantes para um bronzeado saudável

Abaixo seguem substâncias que acalmam a pele agredida pelo sol. Os produtos que as contêm devem ser utilizados mesmo com exposição adequada ao sol, o que garante um bronzeamento natural saudável:

  • Camomila (em cosméticos ou compressas com o chá);
  • Aloe vera;
  • Calamina;
  • Borrifos de água termal;
  • Compressas com iogurte natural;
  • Borrifos de água de coco;
  • Banho de mistura de aveia e água.

Tomando essas precauções, o bronzeamento natural será conquistado com saúde, proporcionando um verão saudável. 

X