Bem-estar

23/01/2017 10h00

Repelentes Naturais

É verão e o Aedes Aegypti é uma ameaça à saúde da sua família! Conheça dois tipos de repelentes para mulheres grávidas e crianças

Por Nosso Bem Estar

INNAZAGORULKO/ADOBE STOCK/ NBE
Rep

Os repelentes comuns podem ser extremamente prejudiciais para a saúde de grupos de risco, como crianças com menos de dois anos e mulheres grávidas

Enfrentamos uma época de surtos de doenças variadas - e perigosas - que podem ser transmitidas por mosquitos e pernilongos, como o Aedes Aegypti. Para evitar que você e sua família corram risco, é importantíssimo o uso diário de repelentes corporais, principalmente no final da tarde e noite, sobretudo em regiões de praia e cachoeira, ou muito arborizadas, como parques e fazendas.

Os repelentes comuns podem ser extremamente prejudiciais para a saúde de grupos de risco, como crianças com menos de dois anos e mulheres grávidas. Isso acontece por causa dos altos níveis de DEET, substância que possibilita a longa duração do produto na pele e alta eficácia. Logo, os repelentes que mais duram e protegem contra os insetos, são os com maiores concentrações da substância. Como fazer?

Uma solução é o uso dos antiquíssimos óleos corporais naturais que protegem a pele sem agredir o nosso organismo. Hoje vamos trazer duas receitas que você pode fazer em casa ainda hoje. Confira:

1. Repelente de cravo da índia

O cravo da índia é um ingrediente natural que repele insetos de todos os tipos, incluindo pernilongos e o famigerado Aedes Aegypti. A lista de ingredientes é fácil de ser encontrada e o repelente rende bastante. Veja:

Ingredientes

  • 500ml de álcool líquido
  • 1 pacote de cravo da Índia de 10 gr
  • Óleo corporal
  • 1 vidro de óleo 100ml

Modo de preparo

Coloque o cravo no álcool e deixe curtir por quatro dias, agitando de manhã e à noite. Após esse período, coe o cravo e misture o álcool curtido com um óleo corporal de seu uso diário, de preferência feito de ingredientes naturais, como amêndoas, castanhas, camomila, entre outros.

Como usar

Quando quiser usar o repelente, aplique uma gota em cada membro do corpo e espalhe até cobrir toda a superfície.

2. Repelente de citronela

O óleo de citronela já é um repelente natural bastante conhecido. Muito comum de ser encontrado em velas aromáticas e pulseiras repelentes, o ingrediente também pode ser usado para preparar um excelente repelente natural. Confira:

Ingredientes

  • 4 gotas de essências de citronela
  • 4 gotas de essência de limão
  • 4 gotas de essência de eucalipto
  • 4 gotas de essência de hortelã
  • 1/4 de xícara de óleo de amêndoas
  • Frasco com tampa com borrifador

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes em uma tigela. Após a mistura ficar homogênea, pegue um frasco do tipo spray e coloque o repelente nele.

Como usar

Borrife o repelente nas partes expostas do corpo, evitando os olhos e a boca. Espalhe com as mãos para que cubra toda a superfície da pele.

É importante que, junto aos repelentes naturais, sejam utilizadas outras medidas de proteção, como calças e blusas de manga comprida, mosquiteiros na cama e telas nas janelas. Além disso, já é possível encontrar com facilidade roupas que contenham repelentes em sua composição.

E o mais importante: aos primeiros sintomas que pareçam ser de dengue, procure um médico imediatamente!

Como você tem feito para proteger sua família dos mosquitos?

X